terça-feira, 8 de setembro de 2009

Como comprar um animal legalizado

Interrompam as buscas que eu estou de volta. Ontem cheguei tarde e não pude postar no blog.
Faz um tempo que eu tenho vontade de comprar um papagaio, mas não sabia como, já que esses animais que são vendidos em feiras e rodovias, são frutos de tráfico ilegal e de contrabando de animais.
Para cada animal que é vendido clandestinamente, muitos outros são sacrificados, já que o tráfico submete os animais a condições impróprias. Os bichos são colocados dentro de canos de PVC, dentro de caixas minúsculas, gaiolas abarrotadas de animais e com medo de serem presos, os criminosos escondem esses volumes em lugares quentes e abafados e nesse estado, muitos (a maioria na verdade) morrem.
Aqui no Distrito Federal tem uma organização que cuida do bem estar de animais abandonados e até organiza a adoção de cães e gatos abandonados. Se você quiser conhecer o site, o endereço é http://www.proanima.org.br/. Vale a pena conferir.
Para quem, como eu, quer um bichinho silvestre comprado legalmente, encontrei algumas dicas:
1.Somente compre seu animal em criadouros comerciais devidamente registrados junto ao Ibama IBAMA sobre dúvidas frequentes sobre a fauna
2.Pondere sobre a decisão de ter em casa um animal silvestre. O abandono pode levá-lo a morte.
3.Se informe sobre hábitos e sempre ofereça alimentação adequada, água de boa qualidade, cuidados veterinários e sanitários, abrigo e respeito a individualidade e as características da espécie.
O IBAMA tem uma página com dicas, criadouros, guia para adquirir um animal silvestre, um espaço para denúncias, dicas para transportar esses animais e muito mais. O endereço é http://www.ibama.gov.br/fauna/home.php. Eu já adicionei aos favoritos para ler com cuidado.
Ahhhh, no sábado fui ao circo e observei que não havia nenhum animal. O treinamento dos animais dos circos muitas vezes é feito por meio de castigos físicos, mutilações e até privação de alimento. Não aceite isso.
VEJA E ASSUMA A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DA NATUREZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!