quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Na lama e muito mais...

Encontrei um site muito legal. O sedentário hiperativo (isso mesmo) tem posts muito leais, que vão desde um curioso dicionário de marcas, até curiosidades. O link do blog: http://www.sedentario.org/. Escolhi para postar os comentários sobre os jogos de Redneck, onde competições muito toscas acontecem em meio a muita diversão e bom humor (acho que eu estou pirando por achar isso legal...). Confiram:


"Se um tiver a oportunidade de acompanhar uma edição da Redneck Games, aproveite. Este evento, realizado desde 1996 em East Dublin, Geórgia, é uma grande competição de provas toscas e bizarras, onde se destacam disputas como: Agarrar pé de porco com a boca, arremesso de assento de privada, barrigada no poço de lama e peidar com a axila. Diversão garantida.
Redneck (pescoço vermelho) é um termo jocoso para definir o típico caipira americano: Homens caucasianos, de baixa classe social, ignorantes e que ficam com os pescoços vermelhos queimados pelo sol por trabalhar ao ar livre nas áreas rurais americanas.
A Redneck Games foi uma forma muito divertida que esses caipiras encontraram para mostrar que não se importam com estereótipos e sentem orgulho por suas tradições."
VEJA QUE BIZARRO!!!

Errou na tinta? Saiba o que fazer

Achei no blog http://www.mariemadame.com/2009/09/errou-na-tinta-saiba-o-que-fazer/ algumas dicas de como agir ao errar na tintura do cabelo.
"Quantas vezes nos desesperamos pois resolvemos pintar os cabelos em casa mesmo, o salão cheio, aquela festa avisada em cima da hora, enfim, você resolve fazer você mesma de última hora e… dá tudo errado!! Aiiiiiii…o que fazer nessas horas? Saiba o que fazer se após a tintura (feita em casa)……o cabelo ficou muito mais escuro do que o esperado:Esse caso pede uma ação rápida. Lave o cabelo assim que perceber que ficou escuro demais, de preferência com um xampu de limpeza profunda. Para tirar o máximo da cor, recorra também a máscaras hidratantes oleosas, que ajudam a desbotar o cabelo. Se isso não for suficiente, procure um profissional que poderá fazer luzes ou decapagem (processo que retira todos os pigmentos de cor do fio).

Não adianta pintar logo depois que deu errado: para consertar, é preciso desbotar! Se você não quer fazer luzes, continue fazendo esse processo de lavagem e hidratação por duas semanas, para tirar o máximo de pigmento possível, e então procure um profissional para chegar a cor que você quer. …o cabelo loiro ficou muuuuuuuuuuuuuuuuito claro:É o mais fácil de resolver! Você pode passar um tonalizante um tom mais escuro que a tinta que você passou inicialmente. Mas antes, atenção: faça um teste em uma mecha da nuca para ver se o resultado ficará bom (e não cinza, azul, verde…)

Pode passar o tonalizante assim que o cabelo secar, mas, para passar tintura, espere dois dias. Se preferir, vá ao salão para não errar!

…o cabelo ficou muito vermelho:Tinta não clareia tinta, então não adianta já passar uma tintura loira ou castanho-clara para clarear o cabelo. O que você pode fazer é neutralizar a cor: o vermelho-dourado faz isso com o vermelho tom vinho; já para o vermelho acobreado, use um tonalizante acinzentado. Para o vermelho bem vivo, o melhor é ir ao salão, já que a cor que o neutralizaria é o verde e só um profissional vai saber manusear essa cor do jeito correto.
Como o “tonalizante neutralizador” depende do tom que você passou inicialmente, é indispensável fazer o teste em uma mecha da nuca antes de passar.

Se a intenção é voltar para o seu tom natural, passe um tonalizante o mais próximo possível dele."


Fonte : Capricho. Quem deu as informações: Juha Antero, colorista do MG Hair Design

E aí, gostaram??? VEJA COMO QUISER!!!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Hérnia de disco

Fiquei curiosa para saber mais sobre um problema de saúde muito sério. A Hérnia

Fiquei sabendo que existem vários tipos de hérnia, como a hérnia de hiato, a hérnia inguinal, etc. Por hora vou falar sobre a hérnia de disco. Achei no site: http://www.vertebral.com.br/patologias/patologias.asp um monte de informações sobre o assunto, confiram.



NESTE TÓPICO VOCÊ VERÁ:

Hérnia de Disco
Doença Degenerativa do Disco
Espondilolistese
Estenose do Canal Lombar
Síndrome Facetária
Estenose do Canal Cervical
Hérnia de Disco Cervical
Escoliose
Osteoporose
Fibromialgia



HÉRNIA DE DISCO
Herniação quer dizer uma anormalidade do disco intervertebral que ocorre quando a porção interna do mesmo (Núcleo Pulposo) solta-se e sai através da sua porção externa (Ânulo Fibroso). Esta ruptura do ânulo fibroso pode causar dor nas costas no local da herniação. Caso esta protusão do disco comprima a raiz do nervo, a dor pode ser sentida na região do corpo suprida por aquele nervo. Entre cada vértebra da coluna existe um par de nervos espinhais, os quais são ramos da medula espinhal e inervam uma área específica do corpo. Cada parte do corpo que é capaz de sentir frio ou calor, dor ou tato, refere essas informações ao cérebro através de um desses nervos espinhais. Então, a pressão sobre um determinado nervo espinhal, causado por uma hérnia de disco, causará dor na parte do corpo que é suprida por aquele nervo.
São quatro graus específicos da herniação do disco: - Herniação do núcleo; - Protusão discal; - Extrusão discal; - Seqüestro discal.
A maioria dos casos de hérnia de disco ocorre em pessoas entre os 30 e 50 anos de vida, quando o núcleo ainda tem uma característica gelatinosa. As hérnias de disco são mais comuns na porção inferior da coluna lombar – L4L5 e L5S1, embora possam acometer qualquer outro segmento da coluna.

HÉRNIA DE DISCO

Sintomas:
Usualmente a dor experimentada pelo paciente é uma pontada, cortante. Em alguns casos existe uma história de dor lombar prévia, agora descendo desde as costas até a perna afetada. Esta dor é tipicamente descrita como profunda e em pontada, e piora ao colocar o membro atingido para baixo.
Diagnóstico:
Um paciente com hérnia de disco irá normalmente apresentar uma limitação da inclinação anterior da coluna, e poderá necessitar inclinar o corpo para um dos lados ao tentar inclinar-se adiante. Podem andar com um tipo de marcha antálgica (contra a dor), tirando um pouco a carga sobre o membro doloroso. O teste de Lasègue (levantar o membro totalmente esticado) é positivo, indicando tensão na raiz nervosa.

TESTE LASÈGUE



A evidência mais indicativa da compressão da raiz nervosa por uma hérnia de disco é encontrada durante o exame neurológico realizado pelo seu médico: podem ocorrer perdas significativas da força e da sensibilidade de áreas específicas do corpo. Não existem testes laboratoriais que possam detectar uma hérnia de disco. Uma eletroneuromiografia (ENMG) pode determinar qual nervo estaria funcionando inadequadamente durante um pinçamento. A Ressonância Magnética (RNM) é o exame de escolha para o diagnóstico de hérnia de disco, embora uma Tomografia Computadorizada possa ser útil.

Tratamento:

O tratamento na grande maioria dos pacientes com hérnia de disco normalmente não inclui cirurgia. Oitenta e cinco por cento dos pacientes irão melhorar com o tratamento conservador, mesmo em longos períodos de segmento. O primeiro elemento para o controle da dor é restringir a atividade física. A posição assentada costuma ser pior tolerada pelo paciente, porque é a posição de maior pressão sobre a coluna lombar e a raiz envolvida. O uso correto de medicamentos é uma importante parte do tratamento. Estes incluem os antiinflamatórios e analgésicos. Infiltrações dirigidas ao nervo doente podem ser de grande valor. O tratamento cirúrgico é reservado para os pacientes nos quais as opções de tratamento conservador não surtiram efeito por pelo menos 6 semanas, ou se algum déficit neurológico progressivo existir, ou se ainda o quadro for de extrema dor, ou, por fim, se o paciente perder o controle urinário e intestinal asssociado a alguns outros sintomas específicos (Síndrome da Cauda Eqüina). A cirurgia clássica é a Microdiscectomia, podendo a mesma ser aberta ou endoscópica (minimamente invasiva). Algumas técnicas percutâneas (Nucleoplastia, Discectomia percutânea, etc), podem ser empregadas em casos muito selecionados de hérnias de disco, não sendo úteis na maioria dos casos. (vide tratamento cirúrgico).


DOENÇA DEGENERATIVA DO DISCO

A Doença Degenerativa do Disco (DDD) ocorre em várias pessoas como um processo natural de envelhecimento. É frequentemente referida como artrite ou artrose na coluna. Embora muito freqüente na maioria das vezes a DDD não causa sintomas ou dor. Os sintomas são usualmente de uma dor profunda na parte inferior das costas (lombar), podendo ser irradiada para as nádegas e parte proximal das coxas. A dor é pior com a atividade ou ao permanecer longos períodos de pé ou sentado. A dor pela manhã ao acordar é referida como rigidez ou endurecimento da coluna. As causas são usualmente devido às alterações normais dos discos intervertebrais (amortecedores entre as vértebras), que ocorrem com todas as pessoas com o envelhecimento. Pode ocasionalmente ser causada por trauma ou carregamento repetido de peso. Tabagismo, obesidade e fatores genéticos também podem acelerar a degeneração discal.

A DDD causa alguma crise de dor na maioria das pessoas em alguma fase de suas vidas. Os sintomas frequentemente se resolvem espontaneamente. Ocasionalmente o uso de medicamentos e outras formas de tratamento conservador (fisioterapia) podem ser necessários. A cirurgia é reservada a um pequeno número de casos em que as pessoas não melhoram após um longo período de tratamento conservador e têm a sua qualidade de vida muito deteriorada.



ESPONDILOLISTESE

A espondilolistese é definida como o escorregamento de um corpo vertebral sobre o outro. Esta deformidade vertebral ocorre desde em crianças e adolescentes até em indivíduos adultos.Em casos extremos a deformidade pode ser visível. Normalmente os sintomas são de dor lombar leve a moderada. Caso o escorregamento comprima uma raiz nervosa, a dor poderá ser sentida na perna (dor ciática).A causa mais comum ocorre em adultos acima dos 45 anos devido a alterações de artrose em pequenas articulações da coluna chamadas facetas articulares. Em adolescentes pode ser o resultado de uma lesão no istmo da vértebra, um tipo de “fratura” por estresse, freqüentemente associada a trauma em hiperextensão (ex: ginástica olímpica).

ESTENOSE DO CANAL LOMBAR

A estenose lombar é o estreitamento do canal dentro da coluna por onde passam os nervos que irão para as pernas, causada por alterações de desgaste que fazem com que ocorram uma hipertrofia (crescimento) das estruturas ósseas e ligamentares. Não causam sintomas durante o repouso ou quando sentado. Com o caminhar é sentida uma sensação de peso nas costas e nas pernas, muitas vezes impedindo a pessoa de continuar caminhando.
As alterações degenerativas na coluna lombar (“bicos de papagaio”, protusões discais e cistos, diminuem o espaço disponível para os nervos. Os nervos tem o seu suprimento sanguíneo diminuído, o que leva aos sintomas nas pernas.

SÍNDROME FACETÁRIA

Esta é uma causa comum de dor na coluna. As facetas articulares são as articulações entre as vértebras da coluna. Elas são como qualquer outra articulação do corpo, como, por exemplo, o joelho ou o ombro, e são capazes permitir os movimentos de dobrar e torcer realizados pela coluna. As facetas articulares podem inflamar-se secundariamente à artrite ou a qualquer lesão, causando dor e rigidez. Quando na coluna cervical típicamente causam dor nesta região, bem como dores de cabeça e dificuldade para realizar a rotação da cabeça.
A dor lombar frequentemente é causada pela syndrome facetária. A dor sentida nas costas pode também ser sentida nas nádegas e nas coxas, mas usualmente não vão abaixo dos joelhos. A inflamação das facetas lombares pode causar rigidez e dificuldade para permanecer de pé ereto e levantar-se de uma cadeira.
Uma prova diagnóstica após a avaliação médica é a infiltração de anestésicos e antiinflamatórios nas facetas acometidas. O alívio da dor costuma ser dramático e imediato após este procedimento.
Para casos crônicos de Síndrome Facetária uma alternativa é um procedimento chamado de Rizotomia por Radiofreqüência. Existem nervos somente sensitivos que carreiam os impulosos dolorosos até o cérebro. Esses impulsos são bloqueados através da radiofreqüência. O alívio da dor usualmente dura de 6 meses a 2 anos.

Estenose de Canal Cervical

A dor no pescoço é usualmente descrita como rigidez ou endurecimento. Em casos mais graves pode se desenvolver dor e fraqueza nos braços e perda da habilidade das mãos, como para abotoar uma camisa. As pessoas normalmente sentem dormência e sensação de peso nos braços e nas mãos.
A causa mais freqüente são alterações artríticas da coluna cervical. Esporões ósseos empurram a medula e os nervos. Ocasionalmente uma volumosa hérnia de disco pode comprimir a medula.


HÉRNIA DE DISCO CERVICAL

As hérnias de disco cervicais são bem menos comuns que as lombares pelos seguintes motivos: menos material discal nos discos cervicais e, menores forças sobre a coluna cervical.
Quando ocorrem podem comprimir os nervos que inervam os braços, causando uma cervicobraquialgia. Frequentemente alguns esporões ósseos estão associados à hérnia de disco, e ocorre então a formação de um complexo chamado “disco-osteofitário” que leva à radiculopatia (dor no braço). Em alguns casos uma grande hérnia central pode comprimir a medula, levando a um quadro mais grave chamado de mileopatia.
O tratamento conservador tem resultado satisfatório em mais de 85% dos casos de radiculopatia cervical. Este inclui o uso de medicamentos antiinflamatórios, repouso, bloqueios nervosos e fisioterapia no momento adequado. O tratamento cirúrgico é reservado para os casos resistentes ao tratamento conservador e naqueles casos de mielopatia.

ESCOLIOSE

Escoliose não é uma doença, e sim, um termo descritivo. Todas as colunas têm curvas. Alguma curvatura no pescoço, tronco superior, tronco inferior é completamente normal. Os humanos necessitam destas curvaturas para ajudar a manutenção do corpo ereto com o balanço próprio e alinhamento sobre os quadris. Contudo, existem algumas curvaturas laterais na coluna que não são normais, as quais denominamos escoliose.

A escoliose afeta aproximadamente 2% das mulheres e 0,5% dos homens na população geral. Existem várias causas de escoliose, incluindo as deformidades congênitas, condições genéticas, problemas ditos neuromusculares e de discrepância de membros. Contudo, a maioria dos casos de escoliose (acima de 85%) são idiopáticas, ou seja, não tem uma causa aparentemente definida e acometem pessoas completamente normais.

A escoliose idiopática é dividida em 4 categorias baseadas na idade do paciente ao diagnóstico: (1) infantil: crianças até os 3 anos de idade; (2) juvenil: 3-9 anos; adolescente: 10 aos 18 anos e; (4) adulto: acima dos 18 anos de idade. A maior parte (80%) acomete adolescentes no início da puberdade.

Pessoas com história familiar de escoliose estão em risco maior de desenvolver escoliose. A detecção precoce é essencial.

Sintomas:

Existem vários sinais de alerta diferentes para determinar se uma pessoa tem ou não escoliose. Caso você note um ou mais desses sinais, uma consulta médica deve ser agendada.

· Ombros em alturas diferentes – uma “pá das costas” (escápula) está mais proeminente que a outra.
· A cabeça não está centrada sobre a pelve
· Aparência de um quadril proeminente
· Caixas torácicas em diferentes alturas
· Quadris desnivelados
· Alterações de pele sobre a coluna ( tofos pilosos, alterações de cor e textura da pele)
Um exame inicial é chamado teste de Adams, e pode ser realizado pelo Pediatra ou mesmo pelo professor de educação física. Para este teste, a criança é solicitada a inclinar-se cerca de 90 graus adiante. O examinador pode então facilmente observar qualquer angulação ou assimetria do tronco, bem como qualquer curvatura espinhal.

Uma vez suspeitado, o paciente deverá ser submetido a uma avaliação radiográfica para a confirmação diagnóstica. A curva é então mensurada pelo método de Cobb, e relatada em termos de graus. Genericamente falando, as curvas são consideradas significativas quando maiores que 25 ou 30 graus. Curvas acima dos 45 ou 50 graus são consideradas graves e frequentemente necessitam de tratamento agressivo.


Opções de Tratamento:

A partir do momento em que é determinado que um paciente tem escoliose, existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração ao se discutir as opções de tratamento:

· Maturidade esquelética: o paciente ainda está em crescimento?
· Graus e extensão da curvatura: quão grave é a curva e como ela afeta a vida do paciente?
· Localização da curva: segundo a Sociedade de Pesquisa em Escoliose (SRS – Scoliosis Research Society), as curvas torácicas tem uma chance de progressão superior ás curvas lombares e toracolombares
· Potencial de crescimento da curva: pacientes que tem grandes curvas antes do estirão de crescimento da adolescência são mais propensos á progressão da mesma.

Após esta complexa avaliação das variáveis envolvidas, as opções de tratamento serão discutidas. Existem 3 opções de tratamento: Observação, uso de colete ortopédico ou cirurgia.

A observação é apropriada para as curvaturas pequenas, aquelas com pouco risco de progressão e aquelas em que a história natural é favorável pelo final do crescimento do esqueleto. Essas decisões são baseadas na história natural esperada para determinada curva. Por exemplo, se a sua criança tiver o diagnóstico de uma escoliose entre os 25 e 35 graus após a parada do crescimento ósseo (garotos acima dos 17 anos e moças após os 15), então uma observação apenas será apropriada. Estatisticamente essas curvas oferecem um baixo risco de progressão e muito provavelmente não trarão problemas na vida adulta. Exames radiográficos anuais no princípio, e a cada 5 anos na idade adulta mostrarão o caráter não progressivo da deformidade.

Os coletes ortopédicos são usados para prevenir o crescimento das deformidades vertebrais em crianças com curvas entre os 25 e 35 graus. Se a criança já possui uma curva desta magnitude e ainda apresenta um potencial de crescimento remanescente substancial, então o colete é uma opção viável. É importante notar,contudo, que o colete tem como objetivo prevenir o avanço da deformidade, e não ser utilizado para corrigir uma curva existente ou fazê-la simplesmente desaparecer. Existem diferentes tipos de colete. O colete de Milwaukee é o mais comum por ser usado no tratamento das curvas torácicas. Outro colete inclui o TLSO ( abaixo dos braços), que serve para o tratamento de curvas lombares e taracolombares. Os coletes para fazerem efeito devem ser utilizados o maior tempo possível e durante o período determinado pelo médico. Os estudos demonstram que os coletes devidamente indicados conseguem prevenir a evolução das curvas em 80 % dos casos. Embora algumas semanas de adaptação sejam normalmente necessárias, vários estudos demonstram que as crianças podem ter uma vida normal com o colete. Podem participar de atividades atléticas e de se relacionar normalmente.


COLETE DE MILWAUKEE
Tratamento cirúrgico:

Cirurgia é uma opção utilizada para os casos de curvas importantes ( acima dos 40 graus na criança em crescimento e acima dos 50 naqueles que já finalizaram o crescimento). Os objetivos da cirurgia são para a progressão da curva e diminuir a deformidade vertebral.
Até há poucas décadas atrás os pacientes submetidos à cirurgia para escoliose eram submetidos a procedimentos muito extensos, tratados com gessos no pós-operatório por vários meses e com uma recuperação muito lenta. Desde aquela época, alguns pioneiros da cirurgia da coluna como Paul Harrington, Yves Paul Cotrel e Jean Dubousset, fizeram várias inovações que melhoraram a técnica utilizada bem como os instrumentos utilizados, para uma melhoria significativa nessas cirurgias de escoliose.
São várias as técnicas possíveis para o tratamento da escoliose, mas a mais comumente utilizada é a instrumentação com artrodese posteriores. Esta cirurgia é realizada com o paciente de bruços e os instrumentos chamados de Cotrel/Dubousset são utilizados (parafusos ou ganchos e hastes). É necessária a colocação de uma generosa quantidade de enxerto ósseo junto à artrodese (decorticação das articulações necessária para a fusão óssea). A correção é realizada através de manobras realizadas nesses intrumentais sobre a coluna deformada. A cirurgia usualmente demora algumas horas e o paciente permanece internado em média por 4 dias. Não há necessidade do uso de colete ou gesso no pós-operatório. A maioria dos pacientes está apto a retornar à escola em 2 a 4 semanas de pós-operatório, e às atividades esportivas em 6 meses.

Em deformidades muito graves ou em crianças muito novas pode ser necessária uma cirurgia por via anterior (pela parte da frente do tórax), antes da cirurgia posterior. Essas crianças devem ficar uma semana internadas entre uma cirurgia e a outra, por via posterior.

Os potenciais riscos e expectativas de cada caso específico devem ser discutidas com o seu médico antes do procedimento.

OSTEOPOROSE:

A Osteoporose é uma doença na qual os ossos deterioram-se e tornam-se fracos, frágeis e facilmente quebráveis. A densidade mineral óssea (BMD) está reduzida, ocorrendo uma redução na concentração de cálcio. A Osteoporose é frequentemente indolor até que um osso se quebre. De fato, uma fratura pode ser o primeiro sintoma da osteoporose. Esta condição é mais frequentemente vista na população idosa, mas pode ocorrer em indivíduos mais jovens também.
Qualquer osso pode ser acometido pela osteoporose, mas as fraturas na coluna são as mais freqüentes e podem ser um sério problema. Essas fraturas vertebrais podem causar dor nas costas, perda de altura e deformidade espinhal. Outras fraturas sérias causadas pela osteroporose são as de quadril, com sério risco de incapacidade.
Uma perda mineral óssea mais branda é chamada de osteopenia. A Osteopenia é usualmente a precursora da osteoporose.
As vértebras são formadas principalmente por osso do tipo trabecular, mais propenso à osteoporose. A medida que várias vértebras se acunham por fraturas osteoporóticas , a parte superior da coluna se torna mais curva (hipercifose), causando perda de altura e uma “corcunda”. Tudo isso resulta em dificuldade para andar e manter o equilíbrio, o que pode representar um aumento no risco de quedas e de outras fraturas como as de quadril.

O que causa a osteoporose?
O osso não é um tecido morto. O osso está vivo e em constante de reabsorção e deposição de osso novo, mesmo na vida adulta. Na osteoporose, este balanço de deposição e reabsorção ósseas é negativo.
Várias são causas de osteoporose, sendo algumas hereditárias. Pessoas muito pequenas e consequentemente com ossos mais finos estão em risco especial. Pessoas que têm uma dieta pobre em cálcio e outros minerais também. Os exercícios são importantes para a manutenção da massa óssea, e os sedentários tendem a ter mais osteoporose. Tabagismo, consumo excessivo de álcool e dietas para emagrecimento crônicas também colocam as pessoas em risco especial para a perda mineral óssea.
Mulheres brancas e asiáticas têm uma maior chance de serem acometidas pela osteoporose que mulheres negras e hispânicas. Embora mais comum em mulheres, a osteoporose também pode acometer os homens.

Algumas condições médicas podem causar osteoporose:

· Problemas intestinais que interferem com a absorção do cálcio e da vitamina D, problemas renais que causam uma perda do cálcio
· Problemas endócrinos como na tireóide e na doença de Cushing
· Alcoolismo
· Alguns medicamentos notadamente aqueles de longo tempo de uso como os corticosteróides
Nas mulheres, a perda mineral óssea é acelerada durante a menopausa. As mulheres podem perder massa óssea a um ritmo de 4 a 8 % ao ano após a parada da produção de estrogênios pelos ovários.

Diagnóstico e Tratamento:

Um diagnóstico de osteoporose é feito através de uma medida da densidade mineral óssea, chamado densitometria óssea (DEXA). Através desta medida tem-se o valor comparado a de um adulto jovem e a de outras pessoas na mesma faixa etária, determinando tratar-se de osteopenia ou osteoporose.
Uma boa dieta e exercícios são os primeiros passos para diminuir a perda da massa óssea. Suplementos de Cálcio, vitamina D e outros minerais também podem ser necessários.

Algumas mulheres que têm indicação dada pelo ginecologista devem considerar o tratamento de reposição hormonal. Infelizmente aquelas que têm um risco aumentado para câncer de mama e doenças cardiovasculares não devem se submeter ao tratamento.
Os bifosfonados são medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, por diminuirem a ação das células que reabsorvem osso (osteoclastos). Exemplos incluem o Alendronato (Fosamax®), risendronato (Actonel®), ibandrnato (Boniva®). Eles podem conter o avanço e até reverter parcialmente a perda óssea. Alguns de seus efeitos indesejáveis incluem a irritação do esôfago e estômago. Você deve tomar estes medicamentos e manter-se de pé após o uso por pelo menos 30 minutos para reduzir a irritação.

Algumas fraturas da coluna causadas por osteoporose podem eventualmente ser tratadas com cirurgia. A vertebroplastia e a cifoplastia são procedimentos minimamente invasivos utilizados no tratamento cirúrgico dessas fraturas. Ambas utilizam cimento ósseo ortopédico para fortalecer o interior da vértebra fraturada, introduzido através de cânulas especiais. Usualmente nem mesmo necessitam de pontos na pele para o procedimento.
O melhor tratamento para a osteoporose é a prevenção. Nunca é cedo para começar! Para uma boa saúde óssea, o Instituto de Medicina recomenda uma ingestão diária de cálcio de:

800 mg/dia para crianças entre 3 e 8 anos
1,300 mg/dia para crianças e adolescents entre 9 e 17 anos
1,000 a 1,500 mg/dia para adultos.

A melhor fonte de cálcio são os alimentos derivados do leite e os vegetais verdes. Alguns derivados do leite também são fortalecidos com vitamina D. Tomar um pouco de sol antes das 10h da manhã e após às 4 h da tarde também ajuda o organismo a sintetizar a vitamina D.
Os exercícios também são importantes na prevenção da osteoporose. Os melhores exercícios para o fortalecimento ósseo são aqueles contra o peso corporal, como as caminhadas, musculação e aeróbica de baixo impacto.
O seu médico é a fonte segura de informação sobre a sua saúde. Converse com ele antes de iniciar uma suplementação dietética ou um programa de exercícios.


Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição em que ocorre uma disfunção muscular e de seu envoltório (fáscia), também conhecida como distúrbio miofascial. A patofisiologia da fibromialgia não é ainda claramente entendida. É sabido que se trata de uma desordem crônica, o que quer dizer que não existe uma “cura “ para a fibromialgia. Contudo, o tratamento envolve um esforço combinado para o alívio dos sintomas.
O correto diagnóstico, melhor realizado por um reumatologista; a educação e conhecimento do paciente sobre a sua condição; a melhoria do período de repouso e sono do paciente e o condicionamento aeróbico são as bases do tratamento desta condição.
Além dos itens mencionados acima, o uso de medicamentos pode trazer alívio para os pacientes com fibromialgia. Relaxantes musculares e algumas classes de medicamentos utilizados no tratamento da dor crônica como os antidepressivos, são frequentemente utilizados para o suporte do tratamento.

VEJA COMO ANDA A SUA SAÚDE!!!

sábado, 26 de setembro de 2009

Idéias geniais

Pesquisando em sites de decoração, achei idéias sensacionais para quartos de crianças e adolescentes. Minhas filhas enlouqueceram e já fizeram suas encomendas para quando tiverem quartos novos na casa que estamos querendo comprar. Coloque as "crianças" na frente do PC e escolham seus favoritos.




Vi no Cacareco.
Não são legais???
VEJA DE QUAIS VOCÊ MAIS GOSTOU!!!

O que eu estou lendo

Olha aí o que eu estou lendo agora. Consegui a versão eBook e estou gostando. A seguir a sinopse:
O livro aborda a questão recorrente da Existência do mal através da história de Mack Allen Phillips, um homem que vive sob o peso da experiência de ter sua filha Missy, de seis anos, raptada durante um acampamento de fim de semana. A menina nunca foi encontrada, mas sinais de que ela teria sido assassinada são achados em uma cabana perdida nas montanhas.
Vivendo desde então sob a "Grande Tristeza", Mack, quatro anos depois do episódio, recebe um misterioso bilhete supostamente escrito por Deus, convidando-o para uma visita a essa mesma cabana. Ali, Mack terá um encontro inusitado com Deus, de quem tentará obter resposta para a inevitável pergunta: "Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar nosso sofrimento?"

A Cabana
Autor: William P. Young
País: Estados Unidos
Tradutor: Alves Calado
Lançamento: maio de2007
Páginas: 256

Fonte : Wikipédia

VEJA E LEIA!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Novos caminhos, velhos viajantes


Oi meus queridos amigos, como disse antes, toda a minha rotina de trabalho foi modificada.

Apesar de tudo, meu compromisso com esse espaço e por consequência com vocês, é inabalável.


deste momento em diante, vou colocar artigos e atualizar minhas colunas no meu horário de almoço e assim vocês internautas terão sempre novidades fresquinhas no blog.

Hoje, 23 de Setembro comemora-se o 6º ano de criação do Estatuto do idoso, criado em 2003 para salvaguardar os direitos dos indivíduos com mais de 60 anos.


A seguir, um apanhado geral do estatuto:


O Estatuto do Idoso

Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.

Veja os principais pontos do estatuto:

Saúde
O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.
Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.
O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.

Transportes Coletivos
Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.
Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.
Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

Violência e Abandono
Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.
Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.
Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.
Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Entidades de Atendimento ao Idoso
O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso.
A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.
A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.
Lazer, Cultura e Esporte
Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.

Trabalho
É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.
O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.
Habitação
É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.

VEJA E RESPEITE OS DIREITOS DOS IDOSOS!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

10 ALIMENTOS PARA VIVER MAIS

Já diz o ditado: "Você é o que você come" e sendo assim, vou descrever as características de alguns alimentos que acompanhados de uma alimentação saudável e de exercícios físicos, podem melhorar a qualidade de vida. Aproveitem essas informações, são preciosas!!


10 ALIMENTOS PARA VIVER MAIS

Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios.

AVEIA
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios. Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).

CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).

MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata.Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.

PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata.Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO

A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acumulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.
fONTE: Cláudio Meletti
VEJAM A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO!!!

domingo, 20 de setembro de 2009

A Pedofilia e a Internet: cuidado dos pais

A pedofilia já foi motivo de vergonha para muitas famílias, que temendo um escândalo, se escondiam no silêncio, mas graças à Deus esse crime hediondo está sendo devidamente punido e até nossos "ocupadíssimos" governantes já vêem o problema com a seriedade que ele merece.

Um site preocupado com esse assunto, disponibilizou algumas dicas e até uma cartilha para que os pais possam se informar e evitar que crianças fiquem expostas aos perigos da Internet.

O safernet.org funciona como uma central nacional de denúncias de crimes cibernéticos. O endereço do espaço é:http://www.safernet.org.br/

A seguir, algumas dicas oferecidas no site

"Seus filhos passam horas e horas na Internet e vocês não entendem o que tanto fazem on-line?

Estão preocupados com os amigos virtuais de seus filhos?

Não sabem o que fazer para protegê-los quando estão on-line?


Tenha certeza de que PROIBIR NÃO EDUCA e não previne de nada. As tecnologias mais avançadas para proteger crianças e adolescentes em qualquer espaço continuam sendo diálogo e orientação.
Se não sabe usar o computador nem navegar na Internet, aproveite para aprender junto com seus filhos. Verá que será muito interessante receber lições de tecnologia, entender o que eles fazem, com quem conversam e o que divulgam na Internet. E VOCÊ TERÁ OPORTUNIDADE PARA ENSINÁ-LOS A TOMAR CUIDADO.

Coloque-se sempre à disposição para que peçam ajuda quando se sentirem ameaçados ou receberem conteúdos impróprios on-line.
No lugar das velhas dicas para não receber doces nem carona de estranhos, hoje os pais precisam alertar os filhos para não divulgarem dados pessoais na Internet, não aceitarem convites para se encontrarem com amigos virtuais e nem receberem arquivos de estranhos.
Espionar e gravar tudo o que seus filhos fazem não são boas saídas, pois você fere a privacidade e pode fragilizar a confiança. Pense bem: você grava as conversas dos filhos na quadra de futebol ou na casa de bonecas? Por que faria isto na Internet?
Programas de filtro de conteúdo podem ajudar, mas o diálogo aberto sobre como, quando e com quem usar a Internet continua sendo responsabilidade dos pais. Os Programas podem funcionar bem em casa, mas e na Lan House? E na casa do colega?
Ensine que não podemos acreditar em tudo, nem em todos. Como em todos lugares, há pessoas mal intencionadas e mentirosas.
Mantenha sempre diálogo aberto com seus filhos. Assim eles poderão incorporar as dicas de segurança como proteção e não apenas como mais uma regra imposta. Quando entenderem que é para o bem deles, estarão protegidos em todos os lugares.
Sempre que testemunhar algo que viole os Direitos Humanos ou ameace seus filhos denuncie e procure as autoridades. Se tiver dúvidas, envie e-mail para prevencao@safernet.org.br
Confira mais dicas na Cartilha, que apresenta noções básicas de proteção. Conheça também os termos mais comuns sobre Direitos Humanos na Internet no Glossário."

Não é útil??? Eu já salvei o site nos meus favoritos e vou ler e reler sempre que tiver dúvidas.

O espaço também oferece dicas para as crianças, jovens, educadores e lan houses e infocentros.

Recomendo!!!
VEJAM, FILTREM E EXPURGUEM A PEDOFILIA DA INTERNET

sábado, 19 de setembro de 2009

Socorro, estou de mudança!!!

Mudança de emprego, assim que vender esse apartamento, mudança pra um outro lugar, mudança na rotina...mudanças.

Nesse clima de mudança revirei a minha sala: vendi uma uma estante home theater para colocar a minha TV na parede. Foi um sufoco colocar um monstro de 42 polegadas em duas pequenas peças de metal, deu até vontade de colocar um colchão abaixo dela, tamanho foi o medo de cair.

Agora que terminamos a instalação da TV, faltam chegar o "nicho" que vai abrigar o DVD, o receiver do home theater e o vídeo cassete (é velho mais é meu), também falta chegar a minha cristaleira, que saiu por um preço muito bom.
Outra loucura vai ser adequar a minha nova rotina de trabalho com a rotina do meu marido e a assistência às minhas meninas. Já arranjei 33,3333333%, mas faltam alguns detalhes, o problema é que não tenho com quem contar e vou precisar contratar alguém em tempo recorde.

Pra terminar o dia, vou colocar uma música que eu adoro e que minha filha dançou e cantarolou pela sala a manhã inteira.
É a música Mulheres Gostam, da Marina Elali. Curtam o clipe no you tube, a barra de exibição está no final do blog.
Mulheres Gostam

Marina Elali
Composição: Alexandre Leão e Manuca Almeida

Mulheres gostam de flores
Mulheres gostam de shampoo
Mulheres gostam de espelho
Mulheres gostam de corpo nú...


Mulheres gostam de homens
Mulheres gostam de gastar
Mulheres gastam o tempo
Não gostam de ver
O tempo passar...


Algumas gostam de mulheres
Algumas choram demais
Mulheres amam os filhos
Mulheres amam os pais...


Mulheres gostam de meias
Mulheres gostam de batom
Mulheres gostam de homens
Que não perguntam se foi bom...


Mulheres perdem a hora
Mulheres pedem pra olhar
Mulheres vão juntas ao banheiro
Mulheres ainda querem casar...


Algumas gostam de mulheres
Algumas choram demais
Mulheres amam os filhos
Mulheres amam os pais...


Mulheres gostam de meias
Mulheres gostam de batom
Mulheres gostam de homens
Que não perguntam se foi bom...


Mulheres perdem a hora
Mulheres pedem pra olhar
Mulheres vão juntas ao banheiro
Mulheres ainda querem casar...


Algumas gostam de mulheres
Algumas choram demais
Mulheres amam os filhos
Mulheres amam os pais...


(2x)Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh!Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!...


Mulheres geram
Mulheres cuidam
Mulheres sabem amar(Sabem amar!)
Mulheres choram
Mulheres dançam
Mulheres querem casar...


Han Han Han!Han! Han!
Han! Han!Han Han Han!

Han! Han! Han Han!...


Agora que coloquei uma música que adoro, vou ver o filme O retorno da Múmia, na Record canal 8.

Muuuuuuito bom!!!!!

VEJAM, ASSISTAM E OUÇAM... AHHH E MUDEM TAMBÉM QUE FAZ BEM!!!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bodas

Ao atingir a marca de 13 mil visitas no blog, tive a idéia de colocar uma curiosidade: Bodas.
Alguém um belo dia resolveu atribuir um símbolo a cada ano de casamento.

01 algodão
02 couro
03 trigo candial
04 cera
05 madeira
06 gipso
07 lã
08 papoula
09 faiança
10 estanho
11 coral
12 seda
13 junquilho
14 chumbo
15 cristal
16 safira
17 rosa
18 turquesa
19 cretone
20 porcelana
21 opala
22 bronze
23 berilo
24 cetim
25 prata
25 prata
26 jade
27 acaju
28 níquel
29 veludo
30 pérola
31 baldana
32 cobre
33 pórfiro
34 âmbar
35 rubi
36 musselina
37 papel
38 mercúrio
39 crepe
40 esmeralda
41 ferro
42 madrepérola
43 flanela
44 topázio
45 prata dourada
46 lavanda
47 cachemira
48 ametista
49 cedro
50 ouro
51 uva
52 lírio
53 caju
54 milho
55 orquídea
56 violeta
57 jasmim
58 dália
59 açucena
60 diamante
61 castanheira
62 alecrim
63 trigo
64 eucalipto
65 jacarandá
66 mármore
67 acácia
68 margarida
69 amor
70 platina
71 zinco
72 aveia
73 manjerona
74 macieira
75 alabastro
76 cipestre
77 alfazema
78 benjoim
79 café
80 carvalho
81 cacau
82 cravo
83 begônia
84 crisântemo
85 girassol
86 hortência
87 nogueira
88 pereira
89 figueira
90 álamo
91 pinheiro
92 salgueiro
93 imbuia
94 palmeira
95 sândalo
96 oliveira
97 abeto
98 pinheiro
99 salgueiro
100 jequitibá
Interessante não?!
OBRIGADO A TODOS PELAS VISITAS E VEJA COMO QUISER...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O que eu estou vendo e ouvindo

Depois da "ralação" do dia de hoje me dividindo entre tantas tarefas, meu amor e eu resolvemos relaxar tomando uma cervejinha e para acompanhar, colocamos o DVD do show do U2 Elevation, gravado em Boston, no estado de Massachusetts, EUA em 2001.

Nesse DVD, que pode ser adquirido nas melhores lojas de CDs e DVDs, tem as músicas mais conhecidas da banda e outras composições do álbum, como a música que deu o nome à turnê Elevation.
Que a banda é genial não precisa dizer e o show comandado pelo vocalista Bono Vox, torna a tarefa de ficar sentado no sofá assistindo quase um desperdício. Por meia dúzia de vezes me levantei para dançar.
VEJA COMO É BOM!!!!

Crônicas de uma mudança

HOJE EU FALEI ATÉ DAR CALO NA MINHA LÍNGUA
Como já havia dito antes, estou pretendendo me mudar para uma casa.
Pois bem, ontem um corretor esteve no meu apartamento (que foi reformado em maio) e do momento em que ele viu como está o meu apê, não parou de vir gente pra ver. Tem visitas agendadas até o final da semana e depois.
Estou de desdobrando para vender meu peixe!
Logo de cara montei uma espécie de operação de guerra. Assim como na polícia federal, apelidei de "operação QSF" (quero ser feliz). A casa está mais parecendo show room de loja de móveis de decoração. Não tem uma poeira, absolutamente nada fora do lugar e assim todos que chegam, olham com cara de admiração.

Todo o meu esforço vai valer a pena, o corretor me garantiu que meu "cafofo" bem decorado vai ser vendido rápido e para não perder tempo, já fui à Caixa Econômica para me informar e buscar a documentação necessária para dar entrada no financiamento. Depois de entrar em um monte de "pulgueiros", caixas de fósforo ou "barcos furados" em forma de moradias, achamos uma casa que além de bonita foi recém reformada e está com um preço bom.

Minha garganta está doendo de tanto falar dos pontos positivos do apartamento, do prédio, do local privilegiado, do comércio incrível, etc, etc.


Deus ajude...


Vou colocar o link da Caixa Econômica, que tem um simulador de financiamento e mais um monte de informações úteis para quem está pensando em negociar um imóvel.

http://www.caixa.gov.br/


VEJA O TRABALHO QUE DÁ VENDER UM IMÓVEL!!!!!


domingo, 13 de setembro de 2009

Partituras e cifras para diversos instrumentos


Hoje trouxe mais um link de um site de partituras gratuitas.


É uma biblioteca, onde o internauta pode salvar ou imprimir a partitura escolhida gratuitamente, não só de violino, mas de diversos instrumentos. Recomendo!
Abraços!!

Uma "praca" pra encerrar o domingo

O domingo está quase acabando e pra encerrar o fim de semana com chave de ouro, vou colocar uma "praca" da coluna Tragédia Anunciada, só pra fechar com chave de ouro.

Olha a discriminação...

VEJAM COMO QUISEREM!!!

Para ver e comer- Especial vinhos

Está aí uma coisa que eu não entendo lhufas: Enogastronomia.
No Brasil até pouco tempo comprar um bom vinho era coisa pra poucos, tudo era muito caro.
Confesso que de vez em quando gosto de apreciar uma comidinha diferente e tomar um vinho legal e sempre que vou chamar amigos pra jantar em casa a pergunta vem: Como harmonizar o prato com o vinho? qual o mais indicado?
Como resolvi instituir a Internet como minha guru, procurei em alguns sites, baixei receitas que levam vinhos e trouxe informações para quem possa se interessar pelo assunto (na hora do sufoco pode ser útil, as visitas agradecem).

Compatibilização entre vinhos e pratos
Enogastronomia

O conhecimento isolado de vinhos e de pratos nem sempre é suficiente para que na prática, num almoço ou jantar, se obtenha a harmonia necessária para que ambos se valorizem. A escolha errada do vinho normalmente compromete um bom prato, pois ambos podem não ser compatíveis. A escolha aleatória dificilmente é a certa e para acertar é necessário o conhecimento de algumas regras básicas. A teoria do "beber o vinho que você gosta com o prato que você gosta" esconde com certeza a falta de experiência de quem a adota. Isto é o equivalente a beber qualquer vinho com qualquer prato. Não há nada mais desagradável que uma combinação infeliz, às vezes até prejudicando vinhos caros e pratos requintados. O conceito de 'peixes com brancos e carnes com tintos' não deve ser aceito rigidamente, pois há casos exatamente contrários. Por outro lado, existem também uma variedade muito grande de tipos e qualidades de vinhos a considerar, como brancos, tintos, rosados, leves, médios, pesados, aromáticos, espumantes, secos e doces. Outras características dos vinhos que afetam a harmonia com pratos são os taninos, a acidez, o álcool e a temperatura.Para eliminar suas dúvidas, o Winexperts criou esta página para esclarecer nosso visitante e aconselhar as melhores parcerias. Além das sugestões periódicas, nossos especialistas estarão à disposição para melhor orienta-lo em casos específicos.

Compatibilização entre vinhos e pratos / Queijos
Ennio Federico

No momento da escolha do queijo para acompanhar vinhos, além da intensidade de sabor deve-se ter em consideração a textura da massa. Caso seja do tipo que adira muito às papilas gustativas, a opção deve recair em um vinho de sabor mais intenso e/ou mais taninoso, uma vez que os taninos coagulam as proteínas. Em situações em que o sabor do queijo é muito intenso, e para que não se sobreponha ao vinho, deve-se servir o queijo com pão, torradas ou bolachas, que atenuará o sabor do queijo. Acidez e sal também devem ser levados em consideração. Alguns exemplos:- Queijos frescos com lactose elevada mas com baixa acidez e sal como a mozzarella, brie, camembert e ricota, tornam os vinhos mais fortes. Eles se harmonizam melhor com vinhos brancos leves de Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e estilos leves de Chardonnay (jovens e sem madeira). - Queijos jovens com elevada acidez e pouco sal, como queijos de cabra, atenuam vinhos com alta acidez como os varietais de Sauvignon Blanc e o Vinho Verde. - Queijos com acidez e sal moderados como o cheddar, o Gruyère e o queijo de cabra maturado, podem ser acompanhados com a maioria dos vinhos, pois seus taninos são atenuados e os sabores de fruta realçados. - Parmesão e queijos azuis como o Roquefort, Gorgonzola e Stilton, ricos em sal e acidez, tornam vinhos tintos leves adstringentes. Estes queijos combinam melhor com vinhos mais pesados e doces, como o Porto (Vintage, LBV ou Tawny) e o Sauternes, ou tintos com teor alcoólico elevado como o Amarone.




O Vinho na cozinha
Enogastronomia

O vinho é uma excelente fonte de prazer para quem toma e companheiro inseparável da gastronomia: acrescenta cor à mesa, na boca melhora o sabor e a finesse dos pratos e durante as refeições estimula a conversação inteligente e o bom humor. Para os cozinheiros, ele é útil da mesma maneira.
Ao longo dos séculos, grandes chefs das mais diferentes culturas utilizam o vinho para ressaltar o sabor de pratos ou para proporcionar sutis aromas numa variedade de molhos. Serve para marinar carnes e aves, ajuda a amolecer a carne em ensopados de longo cozimento e ainda contribui com sabor. O vinho também participa em sopas e ensopados e refresca sobremesas de frutas. Retire-se o vinho das receitas e o ato de cozinhar fica mais triste. O repertório de receitas que utilizam vinhos brancos e tintos - tanto secos quanto doces, espumantes, tranquilos e fortificados - é enorme.
Cozinhar com vinho, entretanto, não é tão simples. Em primeiro lugar, utilizar somente panelas inox ou esmaltadas (alumínio, ferro ou cobre reagem com o ácido do vinho e transmitem um sabor metálico). Não basta também apenas colocar qualquer vinho na panela e pronto. Se não houver tempo para o álcool do vinho evaporar, o resultado é um prato com gosto desagradável; se a quantidade for exagerada, uma receita pode ficar arruinada pela acidez excessiva; se a receita pedir vinho seco e na falta usar um doce ou um tinto na falta do branco, com certeza o resultado não será nada bom. A maioria dos problemas se concentra principalmente em dois fatores: álcool e acidez.
O álcool é fácil de ser eliminado, porém como a acidez e o sabor ficam mais concentrados na sua ausência, é preciso saber controla-los. Para remover o álcool não é necessário ferver, pois sua evaporação ocorre a 78ºC, bem abaixo dos 100ºC da água. O tempo porém depende do processo, dos outros ingredientes presentes na panela e da superfície exposta para o álcool volatilizado escapar.
O vinho pode ser utilizado em qualquer situação: desde os caldos e molhos, até em pratos de sopas, grãos, peixes, aves, carnes, massas e sobremesas. Algumas vezes, o uso do vinho nos alimentos nem mesmo requer seu cozimento: os piemonteses gostam de acrescentar o vinho Moscato d'Asti ou Asti Spumante sobre uma taça de frutas frescas e os toscanos molham cantucci (biscoitos secos) no Vin Santo. Para nosso visitante cozinheiro e gourmet, o Winexperts oferece uma serie de receitas semanais testadas, onde o vinho é sempre um dos ingredientes do prato. Bom apetite!



"FETTUCINI" DE ABOBRINHAS COM VIEIRAS, ERVAS E VINHO BRANCO
Ennio Federico


Ingredientes - (4 pessoas)
-800 g de abobrinhas
-350 g de vieiras, incluindo corais
-2 colheres de sopa de manteiga sem sal
-10 dentes de alho
-3/4 de xícara de azeite de oliva
-1 xícara de vinho Sauvignon Blanc
-1 pitada de açafrão
-3 raminhos de tomilho fresco
-1/4 de colher de chá de estragão seco
-2 tomates médios
-sal e pimenta preta e pimenta branca raladas na hora
Preparo
1.Eliminar as extremidades das abobrinhas e corta-las no sentido do comprimento em fatias bem finas. Empilhar as fatias e cortar em tiras na largura de "fettucini" (aprox. 6mm). Misturar as tiras levemente com sal e reservar no mínimo por 30 minutos.
2.Aquecer o forno para 150ºC. Sem tirar a pele, colocar o dentes de alho numa assadeira e borrifar um pouco de azeite sobre eles. Assa-los por 45 minutos ou até que fiquem macios. Quando estiverem frios, tirar as peles e, com um garfo, amassa-los numa tigela para fazer um purê.
3.Numa panela não reativa, combinar 1/2 xícara de azeite, o vinho, o açafrão e o tomilho. Acrescentar 1/2 colher de chá de sal e outro tanto de pimenta moída na hora. Ferver a mistura até o volume ficar reduzido em 3/4 de xícara, cerca de 10 minutos. Incorporar o purê de alho, corrigir o tempero e reservar.
5.Numa frigideira, aquecer a manteiga sobre fogo moderado. Colocar as vieiras, o estragão e temperar com sal, pimenta branca. Saltear, mexendo ocasionalmente, até ficarem opacas, aproximadamente 1 minuto. Adicionar ao molho reservado.
6.Colocar para ferver 3 litros de água num caldeirão. Enquanto isto, tirar a pele e as sementes dos tomates e corta-los em cubinhos. Quando a água ferver, colocar as tiras de abobrinha e cozinha-las de 2 a 5 minutos, dependendo da espessura ou até que fiquem macias. Escorrer bem e misturar com o molho de alho e vieiras previamente aquecido.
7.Servir em seguida, usando os tomates para decorar. Acompanhamento - vinho Sauvignon Blanc de safra recente.

Vitela Elizabeth
Ennio Federico

Ingredientes - (4 pessoas)
- 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- farinha de trigo
- 12 escalopes de vitela, bem finos
- 2 dentes de alho, amassados
- 4 filés de anchova
- 2 dúzias de azeitonas pretas sem caroço
- 4 tomates grandes, sem pele nem sementes, cortados
- 4 folhas de manjericão fresco
- 1 ramo de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 1/2 xícara de vinho tinto Cabernet Sauvignon
- sal e pimenta a gosto
Preparo
1 - Aquecer a manteiga e o azeite numa frigideira bem grande. Com fogo médio, passar os escalopes na farinha, retirando o excesso. Fritar a carne por 1 minuto de cada lado e reservar.
2 - Com fogo alto, refogar o alho, anchovas e azeitonas por 1-2 minutos, amassando as anchovas com o garfo. Adicionar os tomates, o manjericão e a salsinha, espremendo os tomates com o garfo. Reduzir o fogo. Acrescentar o sal, a pimenta, as alcaparras, o vinho e a vitela.
3 - Deixar ferver em fogo baixo por 5 minutos.
4 - Servir imediatamente ou aquecer para servir mais tarde.
Acompanha arroz. Acompanhamento - o mesmo vinho tinto da panela

Coq au Vin
Ennio Federico

Ingredientes - (6 pessoas)
- 1 galinha ou galo capão cortado em 10 pedaços
- 2 cebolas grandes descascadas e cortadas
- 3 chalotas, descascadas e cortadas
- 2 cenouras grandes, descascadas e cortadas
- 3 dentes grandes de alho sem a pele
- 1 bouquet garni (amarrado de alho-poró, salsinha, tomilho e folha de louro)
- 1.1/2 garrafas de bom vinho tinto seco (tradicionalmente da Borgonha)
- Sal e pimenta preta moída na hora
- 1/4 de xícara de azeite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de cognac
- 1.1/2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 200g de toucinho
- 400g de cogumelos de Paris, sem o caule e descascados
Preparo
1 - colocar a galinha, cebolas, chalotas, cenouras, alho e bouquet garni numa tigela grande e acrescentar o vinho. Usando as mãos, misturar todos os ingredientes, cobrir com filme plástico e refrigerar por 24 horas.
2 - remover a galinha da marinada, reservar a marinada e secar os pedaços em toalhas de papel. Temperar à gosto com sal e pimenta. Aquecer o azeite numa caçarola pesada sobre fogo de médio para alto, acrescentar a galinha em porções sucessivas até dourar todos os lados, cerca de 15 minutos. Remover quando prontas e reservar. Acrescentar a farinha da caçarola e cozinhar, mexendo constantemente, por 2 minutos. Recolocar a galinha na caçarola e despejar o cognac. Remover a caçarola do fogo e cuidadosamente acender o cognac com um fósforo, mantendo a tampa da caçarola próxima para extinguir as chamas se necessário. Retornar a caçarola para o calor, adicionar a marinada e deixar ferver sobre fogo alto, raspando uma vez o fundo da caçarola para remover incrustações. Reduzir o fogo ao mínimo e deixar em fervura lenta, parcialmente coberta, até a galinha amolecer, cerca de 1.1/2 horas.
3 - remover a galinha da caçarola e reservar. Coar o molho, descartar os sólidos e retorna-lo para a caçarola. Colocar o cacau numa pequena tigela e bater com 1/2 xícara do molho coado até que fique uniforme. Colocar essa mistura na caçarola e, sobre fogo médio, reduzir o molho para cerca de 4 xícaras, 15-20 minutos. Reduzir novamente o fogo e recolocar a galinha na caçarola.
4 - enquanto isso, saltear o toucinho numa frigideira sobre fogo médio por uns 10 minutos. Com uma escumadeira, retirar da frigideira e colocar sobre a galinha. Adicionar os cogumelos na mesma frigideira e salter na gordura do toucinho até ficarem dourados, cerca de 10 minutos. Drenar e acrescentar os cogumelos à galinha.
Servir o prato acabado com torrada.Acompanhamento - mais tradicionalmente ainda, o mesmo vinho da panela


Brioche com Cogumelo
Ennio Federico

Ingredientes - (6 pessoas)
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal + adicional
- 700g de cogumelos Paris limpos, aparados e fatiados
- 1 colher de sopa de cebola picada
- 1/2 colher de chá de estragão seco
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1.1/2 colheres de chá de suco de limão
- 1 xícara de creme de leite fresco
- sal e pimenta- salsinha fresca picada
- 1 colher de sopa de maizena misturada com 1 colher de sopa de água fria
- 6 brioches de 10cm, untados com a manteiga adicional
Preparo
1- numa grande frigideira inoxidável ou não-aderente, derreter a manteiga em fogo médio e acrescentar os cogumelos, a cebola e o estragão. Saltear por 3-4 minutos. Em seguida adicionar o vinho, suco de limão e 1/2 xícara do creme de leite. Cozinhar em fogo meio alto para reduzir ligeiramente, cerca de 5 minutos. Colocar a 1/2 xícara restante do creme de leite e sal e pimenta à gosto.
2 - misturar a maizena dissolvida em água e deixar ferver em fogo baixo, 2 a 3 minutos, até engrossar. Manter o molho aquecido.
3 - remover com uma faca os topos dos brioches e retirar a parte macia do centro. Untar internamente com manteiga amolecida, colocar novamente os topos e levar ao forno pré-aquecido a 170º C por 8 minutos.
4 - para servir, colocar os brioches em pratos individuais com os topos colocados ao lado, rechear e rodear externamente os brioches com o molho de cogumelos. Decorar com a salsinha.
Servir como entrada, acompanhado de um vinho branco seco aromático como por exemplo um varietal de Gewurztraminer.



Bolo de chocolate com vinho tinto
Ennio Federico

Ingredientes - (12 pessoas)
Para o bolo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3/4 de xícara de cacau em pó
- 1.1/4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1.3/4 xícaras de manteiga sem sal
- 4 folhas de sálvia fresca, cortadas
- 3/4 de xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1.1/4 xícaras de vinho tinto seco
- açúcar de confeiteiro para pulverizar o bolo para o recheio de vinho
- 1/2 xícara de geleia de uva
- 2 a 3 colheres de sopa de vinho tinto
- 2 assadeiras redondas de 23cm
Preparo
1 - preaqueça o forno para 180ºC. Unte as assadeiras com manteiga derretida, forre com uma folha redonda de papel manteiga e unte novamente. Pulverize as assadeiras com farinha e elimine o excesso.
2 - peneire a farinha com o cacau, o bicarbonato, uma pitada de sal e reserve.
3 - amoleça a manteiga, misture o açúcar e bata até que a mistura fique leve e fofa, cerca de 3 a 5 minutos. Acrescente os ovos, um por vez, depois a baunilha e continue batendo por mais 1 ou 2 minutos. Peneire novamente um terço da farinha já misturada sobre a manteiga e incorpore bem usando uma colher. Acrescentar um terço do vinho e depois o restante da farinha e do vinho, alternadamente, em duas etapas.
4 - espalhe a massa nas assadeiras preparadas e asse por 30 a 35 minutos. Teste o ponto com um espeto de metal. Deixe os bolos esfriarem por uns 10 minutos nas assadeiras e em seguida desenforme sobre uma grelha para esfriarem totalmente.
5 - enquanto isso, prepare o recheio: derreta a geleia com o vinho sobre fogo baixo, mexendo lentamente até combinar. Deixe esfriar.
6 - um pouco antes de servir, sobreponha as duas metades com a geleia entre elas e pulverize o topo com o açúcar de confeiteiro. Este prato deve ser de preferência acompanhado de um vinho Banyuls ou Porto.
VEJAM QUE DELÍCIA DE RECEITAS!