terça-feira, 5 de maio de 2009

Tireóide

Essa é a mais nova descoberta desta Jornalista que vos fala. Tenho Tireóide, ou melhor, tenho Hipertiroidismo. O nome era vago pra mim até o momento, mais depois da Meganotícia fui atrás de informações e achei o site http://www.policlin.com.br/drpoli/027/
Essa aí é a praga da peça que apresentou o defeito. Infelizmente depois que atingimos uma certa idade começamos a dar manutenção, como carro mesmo.

Abaixo o conteúdo que explica um pouco do que se trata:

Hipertiroidismo

Introdução

Ter Hipertiroidismo significa ter níveis anormalmente altos dos hormônios tiroidianos. Os hormônios tiroidianos são produzidos pela glândula tiróide localizada na porção baixa anterior do pescoço e são responsáveis pela regulação da energia do corpo. Quando os níveis de hormônios tiroidianos estão extraordinariamente altos, o corpo queima energia mais rápido e muitas funções vitais do organismo se aceleram.
Na maioria dos casos, o Hipertiroidismo ocorre devido a um problema na própria glândula tiróide, a qual simplesmente produz quantidades excessivas de hormônios tiroidianos. As razões mais comuns incluem:

1. a Doença de Graves, uma desordem do sistema-imune que rompe a regulação local da tiróide na secreção dos hormônios e;


2. Tumor Tiroidiano Benigno que secreta quantidades aumentadas de hormônios tiroidianos de uma maneira descontrolada.
O Hipertiroidismo a curto prazo também pode ser o resultado de certos tipos de inflamação da tiróide ou infecções tiroidianas viróticas. Muito raramente, o Hipertiroidismo pode ser causado por superprodução do Hormônio estimulante da tiróide (TSH) pela glândula pituitária (dentro do cérebro).
A Doença de Graves, causa mais comum de Hipertiroidismo, afeta mulheres jovens tipicamente entre as idades de 20 a 40 anos (embora aproximadamente 12 por cento dos pacientes sejam homens). Como a doença de Graves é uma desordem hereditária relacionada a fatores genéticos, a doença tiroidiana tende a afetar várias pessoas na mesma família.
Em situações raras, o excesso de hormônio tiroidiano pode vir de uma fonte fora da tiróide, inclusive ovariana (um crescimento de tecido anormal no ovário que secreta hormônio tiroidiano). Também podem ser vistos sintomas de Hipertiroidismo em pessoas que se automedicam com suplementos de tiróide (como os anabolizantes).

Quadro Clínico

O Hipertiroidismo causa os seguintes sintomas: nervosismo, insônia, instabilidade emocional, sudorese, tremores e calafrios, frequência cardíaca aumentada, diarréias frequentes, perda de peso inexplicada (frequentemente apesar do apetite aumentado), sensibilidade incomum para altas temperaturas (sentir calor o tempo todo), fraqueza muscular, falta de ar e palpitações. Em mulheres, os períodos menstruais podem ficar menos frequentes ou podem parar completamente. Pacientes idosos podem sofrer de parada cardíaca ou dor torácica por angina.
O Hipertiroidismo, especialmente quando é devido à doença de Graves, também pode causar exoftalmia. A Exoftalmia é um inchaço dos tecidos atrás dos olhos que produzem uma protusão característica, modificando a aparência. A pessoa fica com os olhos “esbugalhados”.

Diagnóstico

Durante o exame físico completo, o médico apalpará sua tiróide para sentir sinais de aumento ou aparecimento de nódulos anormais. Ele também pode usar um estetoscópio para escutar sinais de fluxo anormal de sangue na área da glândula tiróide. Em outras partes de seu corpo, o médico irá procurar sinais adicionais de Hipertiroidismo, inclusive tremores, perda muscular, pele lisa e úmida, sudorese excessiva, fraqueza, exoftalmia, frequência cardíaca e ritmo aumentados, e outras anormalidades cardíacas.
Seu médico irá suspeitar de hipertiroidismo pela sua história e exame físico. O diagnóstico será baseado em resultados dos exames de sangue para dosar os níveis de hormônios tiroidianos (T3, T4 e TSH) no soro, e a captação de iodo radioativo pela tiróide (RAIU). A Cintilografia também pode ser feita para definir áreas específicas da função tiroidiana aumentada. Em pacientes com sintomas ou sinais físicos que envolvam o coração, um eletrocardiograma (o ECG) e outros exames cardíacos provavelmente serão necessários.

Prevenção

Nenhuma mudança de estilo de vida ou imunizações pode prevenir o hipertiroidismo.

Tratamento

O Hipertiroidismo pode ser tratado com drogas anti-tiroideanas, como o propiltiouracil ou o metimazol para bloquear a produção de hormônios tiroidianos. Os Beta-bloqueadores (propranololâ por ex.) podem ser adicionados às drogas para controlar os sintomas. O tratamento mais comum é com iodo radioativo (para produzir a destruição radioativa da tiróide). A tiroidectomia subtotal (remoção cirúrgica de uma porção da glândula tiróide) é outra opção que foi muito usada, mas agora é rara.

Qual médico procurar?

Procure um (a) endocrinologista se você tiver sintomas de Hipertiroidismo, incluindo: sensação constante de ansiedade, tremores ou calafrios dificuldades para dormir, sudorese anormal ou sensibilidade incomum às altas temperaturas, diarréias anormalmente frequentes, palpitações, falta de ar, ou dor torácica, perda de peso (apesar de ter o apetite normal ou aumentado), fraqueza muscular, perdas menstruais irregulares.

Prognóstico

Em pacientes com Hipertiroidismo devido a certos tipos de inflamação tiroidiana ou infecções tiroidianas viróticas, os níveis de hormônios da tiróide voltam ao normal depois de vários meses. Em pacientes com a doença de Graves, embora alguns experimentem remissão espontânea, a maioria requer tratamento.
Em pacientes tratados com 12 a 24 meses de remédios anti-tiroidianos, mais da metade dos pacientes alcançam remissão de sua doença. O Iodo radioativo é um tratamento efetivo e rápido. Embora 40 a 70 por cento dos pacientes desenvolvam hipotireoidismo como efeito colateral após 10 anos de tratamento. O hipotireoidismo é tratado facilmente com uma única pílula ingerida diariamente (para repor os hormônios ausentes).
__________________________________
Publicado por
Informedicals Policlin

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA MÉDICA – HOSPITAL POLICLIN

Contatos
Editor: Dr. Mário César Prudente Leite

Esclarecimento: Antes que alguém pense bobagem, a apresentação da minha doença se deu por fatores hereditários, tendo se apresentado na minha avó e na minha irmã antes de mim e não pelo uso de anabolizantes, coisa que por sinal abomino, bem como pelo uso de outras substâncias mencionadas no artigo ou mesmo por tumores ou coisas do tipo (graças a Deus).

Ahhh, os sintomas de instabilidade emocional, diarréias, sudorese, pele lisa e úmida e perda de peso não se apresentaram em mim. Os primeiros eu dispenso mas o último até que seria de bastante utilidade.

Bom, graças a Deus e ao avanço da medicina, esse troço hoje tem tratamento e o mais importante é se cuidar.


Abraços!!!

5 comentários:

  1. Oi Mônica!!! Muito bom seu blog!! eu tenho acompanhado e está tudo muito bom... Gostei dessa postagem sobre Hipertiroidismo!
    Continue o tratamento e tudo dará certo, fé em Deus!!
    Um bjão pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta matéria, pois é de grande importância sabermos mais esse esta glândula. Gostaria de complementar informações que li no jornal O GLOBO, pois você citou somente sobre o excesso da tireoide. Existe a falta desse hormônio, que também causa sérios problemas. Por falta de conhecimento, às vezes, a pessoa quando apresenta problemas na tireoide, diz que tem "tireoide". Erroneamente, pois, tireoide, todos têm.
    "O que é a tireoide? É uma das maiores glândulas do corpo humano e está localizada na região anterior do pescoço. Ela reage em diferentes órgãos, como coração, cérebro, fígado e rins, e interfere no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação do ciclo menstrual, na fertilidade, no controle do peso, na memória, na concentração, no humor e no estado emocional".

    Já que você abordou sobre hipertireoidismo, segue abaixo informações sobre hipotireoidismo: "a falta do hormônio tireoide causa depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol no sangue".

    Para detectar hiper ou hipo são realizadas dosagens hormonais (TSH, T4 e/ou T3) em coleta de sangue, a qualquer hora do dia.

    É importante estar atento a este tipo de alteração e consultar um médico! Cuide-se!

    ResponderExcluir
  3. oi monica !!bom gostei desse blog pq tudo que estou sentindo encontrei aqui. estou com um caso tipo esse em mim nos primeiro dia estava sentindo muita tonteira passei a noite inteira sem dormi e sentia muita pressao na cabeça e minhas vistas escurecia agora estou com muita falta de ar e por sinal me da muita dor no peito meus musculos treme muito e estou sentindo muita fraqueza e nao consigo dormi e os batimentos cardiacos lentos !!e ai o que vc pode me diser devo proucurar um medico???obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Monica Fiquei muito bem emocionalmente por le seu blog !!pois deduzi que o meu caso possa ter tratamento,fui operada da tiroide do lado direito a mais de 15 anos,logo so tenho aglandula do lado esquero ,que agora está me criando problemas,tenho todos os sintomas descrito no seu blog,fiz ecografia e analises e por conta da anlise estou muito preocupada pois a taxa de tiroglobulina está altíssima,está em 112.0 qd o maximo é de 42,0 e qd. o médico me falou que eu teria que fazer um tratamento hospitalar e radiotivo já achei que estaria com CA,bom, pelo que li no seu blog,entendi que este tratamento é aconselhavel e necessário.estou em Portugal a 10 anos ,logo ñ posso ser acompanhada pelo meu médico do Brasil,mas acredito encontrar um bom médico aqui em Portugal. Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mônica que bom que você está nos mostrando um pouco de como funciona o hipertireoidismo eu tomei tiamazol por um mês mais ou menos e após isso eu parei e agora estou decidida a retornar ao tratamento pois na verdade não tem quase nenhum sintoma da doença mais os conheço e não aguarda senti-los pra depois tratá-los o meu médico é um amor apesar que eu cgeguei muito assustada ele me acalmou muito me passou uma força e fiquei feliz por isso...

    ResponderExcluir

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!