terça-feira, 26 de maio de 2009

Poluição sonora

Olha, bem que dizem por aí que a vida consiste em passar 9 meses tentando sair do útero materno e o resto da vida tentando entrar nele novamente...

Um exemplo prático de poluição sonora posso dar nesse exato momento:
A)Agora são 21:31 e tem algumas pessoas orando em voz alta na igreja que fica em frente ao meu prédio. ( Nada contra as efusivas manifestações de fé, mas acho sinceramente que nosso Pai que está no céu não é surdo), pra não falar no horário adiantado.
B) Nesse exato momento ouço o barulho de um avião passando, sirene dos Bombeiros e um monte de adolescentes batendo papo para fugir do culto ruidoso.
C) Um vizinho insuportável está botando o prédio abaixo para consertar (às 21:35 da noite!!!) a sua porta, martelando, batendo, quebrando parede, e tudo mais que faça bastante barulho!!!!!

Quem aguenta tanta poluição sonora???

Um site do IBAMA: http://www.ibama.gov.br/silencio/home.htm fala sobre um programa de redução de ruídos.
Vou colar as partes mais interessantes do programa e se alguém quiser ler na íntegra é só clicar no link.


"O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA - SILÊNCIO foi instituído pela Resolução CONAMA nº 2, de 8/3/90 considerando a necessidade de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população.

A coordenação do programa SILÊNCIO compete ao IBAMA.
Compete aos Estados e Municípios o estabelecimento e implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o estabelecido no Programa SILÊNCIO.

Objetivos do Programa
  • Promover cursos técnicos para capacitar pessoal e controlar os problemas de poluição sonora nos órgãos de meio ambiente estaduais e municipais em todo o país;
  • Divulgar, junto à população, matéria educativa e conscientizadora dos efeitos prejudiciais causados pelo excesso de ruídos;
  • Incentivar a fabricação e uso de máquinas, motores, equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído quando de sua utilização na indústria, veículos em geral, construção civil, utilidades domésticas, etc;
  • Incentivar a capacitação de recursos humanos e apoio técnico e logístico dentro da Polícia Civil e Militar para receber denúncias e tomar providências de combate à poluição sonora urbana em todo Território Nacional;
  • Estabelecer convênios, contratos e atividades afins com órgãos e entidades que, direta ou indiretamente, possam contribuir para o desenvolvimento do Programa SILÊNCIO.

O que é poluição sonora?

É o conjunto de todos os ruídos provenientes de uma ou mais fontes sonoras, manifestadas ao mesmo tempo num ambiente qualquer.
Os principais efeitos negativos são:
· distúrbios do sono
· estresse
· perda da capacidade auditiva
· surdez
· dores de cabeça
· alergias
· distúrbios digestivos
· falta de concentração
· aumento do batimento cardíaco


Níveis de Ruídos Permitidos

A Resolução CONAMA nº 1, de 8/3/90, estabelece que a emissão de ruídos em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, não devem ser superiores aos considerados aceitáveis pela Norma NBR 10.151 – “Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas Visando o Conforto da Comunidade”, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Essa Resolução estabelece também que a execução dos projetos de construção ou de reformas de edificações para atividades heterogêneas, o nível de som produzido por uma delas não poderá ultrapassar os níveis estabelecidos pela NBR 10.152 – “Níveis de Ruído para Conforto Acústico”, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

SELO RUÍDO

Procedimento de Autorização e Uso
Um dos objetivos do Programa SILÊNCIO é o de “incentivar a fabricação e uso de máquinas, motores, equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído quando de sua utilização na indústria, veículo em geral, construção civil, utilidades domésticas, etc.”. Visando alcançá-lo, em 7.12.94, foi estabelecido a Resolução CONAMA no 20/94, instituindo a obrigatoriedade do uso do SELO RUÍDO em eletrodomésticos produzidos e importados e que gerem ruído no seu funcionamento."

Outras informações poderão ser obtidas por meio do seguinte endereço:
DIRETORIA DE QUALIDADE AMBIENTAL
PROGRAMA SILÊNCIO
SCEN Av. L4 Norte Trecho 2, Ed. Sede Bl. C 1º andar
CEP 70818-900 – Brasília/DF
(: 55 61 3316-1272
2: 55 61 3316-1275
e-mail: programasilencio.sede@ibama.gov.br

A proposta é interessante e se vier pra melhorar, bem vindo seja.

Abraços silenciosos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!