quarta-feira, 20 de maio de 2009

20 de Maio. Lembrar para aprender

Um fato inegável e vergonhoso para a humanidade e que alguns (desculpem praguejar) imbecis tentam negar, foi o holocausto.
Exatamente neste dia, 20 de maio de 1940, foi inaugurado o maior campo nazista de concentração durante a II Guerra Mundial, o campo de Auschwitz, onde milhares de judeus morreram carbonizados em fornos coletivos acreditando ser apenas banhos de água morna.
Desculpem falar de um assunto tão triste, mas hoje é um dia para manter acesa na memória esses tristes fatos, para que possam ser repassados às futuras gerações e até mesmo a nós, reforçando o sentimento de humanidade e universalidade dos direitos da pessoa humana.
Cada um de nós, independente de posição social, raça, credo, cor ou orientação religiosa, deve reforçar a solidariedade para com o próximo e perpetuar a cultura do amor ao próximo.

Lamento se a lembrança é chocante, mas de nada adianta esconder os olhos dessa tragédia e afastar esses acontecimentos do pensamento. Em tempos de barbárie em que a vida humana não parece valer muita coisa, um acontecimento assim nos traz a aterradora constatação de que todos temos algo em comum... estamos atrelados a uma força maior que une a todos: somos filhos do mesmo Pai e independente da forma como resolvemos segui-lo, devemos tratar nossos irmãos com a mesma compaixão que desejamos ser tratados, que tenhamos para com eles as atitudes que gostaríamos que tivessem para conosco e talvez assim, barbaridades como aquelas de Auschwitz nunca mais voltem acontecer e até me arrisco a dizer que as pequenas barbaridades do cotidiano noticiário também poderão fazer parte de um passado onde sequer alcançamos o merecimento de sermos chamados ANIMAIS.

Hoje os abraços são fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!