sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Especialidades do Dentista

Não há cristão que nunca tenha se enrolado com a especialidade do dentista e para ajudar quem ainda estiver em dúvida, aí vai a lista completa (retirei do site www.procureseudentista.com.br)


Conheça as especialidades

CLÍNICO GERAL

O clínico geral é o profissional que está apto a executar todos os tipos de tratamento odontológico. Todo cirurgião dentista sai da faculdade como clinico geral; depois ele fará opção por cursos de especialidades como: endodontia, ortodontia, implantodontia, etc.

ENDODONTIA

É a área da odontologia onde as pessoas conhecem como "canal". O terrível canal que é rodeado de mitos. Quando uma cárie chega à polpa, onde localiza-se os vasos e nervos. Por isso a sensação dolorosa. O tratamento do canal nada mais é que a retirada dos vasos e nervos que estão infectados, fazemos uma completa limpeza dos condutos (canais) com instrumentos adequados, e colocamos um material odontológico fechando assim esses condutos, chamamos esse fechamento de obturação.

DENTÍSTICA RESTAURADORA

Dentística Restauradora é a área da odontologia que engloba as restaurações. Trata-se da reconstrução do dente. Utilizamos materiais como resina e amálgama. A resina é da cor do dente e o amálgama é da cor de prata. Utilizamos também vários outros materiais.

ORTODONTIA E ORTOPEDIA DOS MAXILARES

Ortodontia é a área da odontologia onde acontece a movimentação de algumas unidades dentárias por uso de brackets, peças metálicas que são colados nos dentes, e dessa forma ajudam na fixação de fios que puxam os dentes para locais adequados, a depender do planejamento do dentista. Já a Ortopedia dos Maxilares consiste na obtenção de espaço através do uso de aparelhos móveis que vão fazer com que haja crescimento ósseo na maxila ou mandíbula. A depender do tipo de caso, pode ser usado somente a ortodontia, ou ortopedia, ou mesmo os dois em conjunto. Variando de paciente a paciente.

PRÓTESE

Consiste na área em que restituímos algumas unidades dentárias perdidas. Existem as próteses totais, que são as dentaduras. As parciais, às quais estão incluídas, as de grampo, as próteses adesivas, as próteses fixas (Unitárias - perda de uma unidade dentária e as pontes - quando há perda de mais de um dente).

CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

Nos referimos a área que trata das deformidades que comprometem toda região bucal e da face, e que faz as seguintes cirurgias: -extração de dentes -colocação de implantes -correções ortognáticas ou deformidades dentofaciais -correções pós trauma (casos de acidentes de toda natureza) -e, alguns casos de tumores benignos e malignos .

PERIODONTIA

Área que estuda problemas relacionados com a gengiva. Dentre os problemas que mais acometem as pessoas temos a gengivite, que é a inflamação da gengiva. Ela perde sua coloração rósea, ficando meio avermelhada e sangrando com uma simples escovação. E a periodontite, que consiste já num avanço da gengivite.

ODONTOPEDIATRIA

Área da odontologia que consiste no tratamento da cavidade oral das crianças. Faz-se um tratamento clinico geral direcionado às crianças. Uma das áreas mais importantes da odontologia, já que é desde o inicio do nascimento que devemos abordar o tratamento dentário para que o dentista não se torne um "bicho papão". Para que dessa forma também, o tratamento odontológico não seja taxado de traumatizante. Devemos levar as crianças ao dentista desde a erupção dos primeiros dentinhos, para se ter certeza que tudo corre dentro das normalidades. E para que também a mãe seja orientada a ajudar a sua criança na higienização da cavidade bucal.

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Radiologia odontológica é uma parte da odontologia que estuda os dentes e estruturas adjacentes através da utilização dos raios-x

ODONTOGERIATRIA

Odontogeriatria é uma parte da odontologia que cuida dos problemas bucais dos idosos.

Um comentário:

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!