terça-feira, 23 de março de 2010

Diário de uma mudança- O cartório

Mais um capítulo dessa novela chata de financiamento é o tal cartório que além de cobrar 1000 lascas (R$ 1000,00) pelas custas, pode mandar a escritura de volta até por um errinho de português.
Essa história de financiamento de imóvel no Brasil é a maior palhaçada, primeiro eles pedem uma montanha de documentos, com taxa de 30 Reais pra analisar e depois de 7 dias úteis eles dão o veredito. Após a aprovação, é exigido o pagamento da avaliação do imóvel que gira em torno de mais 250 lascas, então o valor do financiamento imobiliário é estabelecido de acordo com o que o engenheiro da Caixa determina e esse processo pode levar até uma semana.
O próximo capítulo é retirar a certidão de ônus do imóvel (mais 30 Reais) e os documentos do vendedor, que precisam estar em dia. Uma dessas certidões é paga e custa mais 30 lascas!
Depois disso, o vendedor e o proponente comprador precisam abrir uma conta na agência onde o processo está correndo e o infeliz do comprador precisa optar por um pacotes de produtos bancários pra fazer jus a um pequeno desconto na parcela mensal.
O próximo passo é pagar as taxas (mais ou menos 1% do imóvel). Depois disso é preciso esperar cerca de 21 dias úteis, um mês corrido, só pra redigir o contrato.
A novela não acaba aí, depois disso, é preciso assinar o contrato no cartório (mais 770 Reais) com o vendedor, pagar o tal ITBI, que corresponde a 2% do valor do imóvel, sem direito a dividir, tem que ser a vista, na bucha e esperar que ele retorne para a agência de origem (sei lá pra quê) e "reretorne" para o cartório onde foi assinado para que possa ser levado (por nós) para o cartório notarial da comarca de onde o imóvel reside, para que seja lavrada a escritura (mais 1000 Reais!!!).
E é nesse bendito episódio que estamos, esperando os 10 dias para que o tal cartório lavre a escritura ou que a rejeite, e nesse caso teria que voltar para o 1º cartório, para ser novamente analisado, mas se passar, vamos ter que levar na Caixa para a liberação do dinheiro para o vendedor, e sem o dim dim ele não libera o cafofo!!!
Eu posso apenas dizer que tudo isso é mais do que burocracia, é mais do que protocolo besta, é humilhação, é um disparate total, isso deveria ser simplificado e alguém precisa fazer algo a respeito dessa palhaçada!!!!
Estou esgotada e parece não querer acabar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!