sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Comprar na Internet com segurança


Recentemente eu me dei mal em uma compra pela Internet. Comprei uma cristaleira, não entregaram no prazo (nos três prazos que me deram), cancelaram a negociação e um mês depois da compra, a tal cristaleira chegou quebrada e com sinais de deterioração que não apareciam na foto (e viva o Photoshop). Tive e ainda estou tendo a maior dor de cabeça para cancelar tudo.

Depois disso resolvi não comprar mais nada pela Internet, mas você aí do outro lado que quer comprar com segurança, o CAIS- Centro de atendimento a incidentes de segurança lançou algumas dicas.
Abaixo as dicas na íntegra:

De: Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança <cais@cais.rnp.br>
Data: 07/12/2006 12:32H

Assunto:
CAIS Alerta: Dicas para suas compras on-line de final de ano
Prezados,Estamos entrando em um periodo em que o volume de compras pela Internet aumenta consideravelmente: Natal, Amigo Secreto/Oculto e outras confraternizacoes tipicas desta epoca.O CAIS gostaria de alerta-los sobre alguns cuidados que devem ser tomados antes de efetuar compras on-line e para isto elaborou uma lista de dicas de seguranca para compras on-line.


ANTES DA COMPRA

• Phishing - nao visite sites sugeridos em mensagens nao solicitadas (Spam) que voce recebe, este tipo de atitude normalmente o levara' a sites falsos que tem como objetivo coletar seus dados financeiros.Instale barras anti-phishing em seu browser, elas o ajudam a identificar, por exemplo, que o site de um banco brasileiro esta' hospedado em um outro pais. Consulte a secao "Mais informacoes" para saber mais sobre as principais barras de ferramentas, Netcraft Anti-Phishing Toolbar e Microsoft Phishing Filter.

• E-mail - os principais bancos e empresas de comercio eletronico optaram por nao enviar mensagens para seus clientes. Como regra geral, evite abrir estas mensagens e, principalmente, nunca abra os links que elas indicam.

• Proteja seu computador - mantenha seu computador sempre atualizado, se nao souber como fazer isto peca a ajuda de alguem. Vulnerabilidades em software colaboram com os crackers. Instale e mantenha atualizado um anti-virus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam.

• Ensine o Anti-Spam de seu webmail - o envio de mensagens maliciosas por meio de Spam e' uma das principais maneiras de comprometer o seu computador. Marque mensagens que apresentam sinais de Phishing como Spam, desta forma voce e outros usuarios serao alertados.

• Navegador - Instale as versoes mais recentes de navegador (browser). A ultima geracao de browsers (Mozilla Firefox 2.0, Microsoft Internet Explorer 7, entre outros) oferecem protecao adicional contra golpes de Phishing.

• Reputacao - Compre apenas de empresas on-line confiaveis e reconhecidas no mercado. Visite sites como Buscape ( http://www.buscape.com.br/ ) e Bondfaro ( http://www.bondfaro.com.br/ ) para conhecer sites confiaveis - ambos tem um processo de filiacao sujeito a aprovacao, selos de empresa reconhecida, bem como opinioes e avaliacao de consumidores.

• Itens com mais risco - Tenha cuidado especial ao comprar itens muito vendidos (MP3 players, telefones celulares), eles normalmente estao associados a compras mais arriscadas. Desconfie ao se deparar com muitos itens dificeis de serem encontrados em um mesmo site ou com precos muito abaixo dos praticados no mercado.

DURANTE A COMPRA

• Comunicacao Segura - Verifique se o site oferece comunicacao segura entre seu computador e o servidor. O nome tecnico deste protocolo de comunicacao e' SSL ou TLS (Secure Socket Layer/Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pelas presencas do endereco no formato " https://www.example.com/ " (em vez de " http:// "...) e da figura de um cadeado em algum lugar da interface grafica de seu navegador (normalmente no rodape'). O navegador Mozilla Firefox complementa estes indicadores visuais de seguranca trocando a cor de fundo da barra de enderecos (URL) para amarelo.

• Cartão de credito nao confirma idade - nunca forneca o numero de seu cartao de credito como prova de sua idade. As operadoras afirmam que cartoes nao verificam a idade de alguem, trata-se apenas de uma maneira simples de enganar usuarios desavisados.

• Use seu proprio computador - Compras on-line nao devem ser feitas em qualquer computador, prefira o computador de sua casa ou trabalho. A probabilidade da estacao de trabalho de sua empresa estar atualizada e livre de software malicioso e' maior do que de um computador de uma "Lan House" ou estabelecimento similar.

• Usar ou nao cartao? - Usar o cartao de credito em compras on-line e' tao seguro quanto usa-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto on-line sofrem de fraude durante a compra ou de problemas no armazenamento de seus dados confidenciais.

• Escolha seu melhor cartao - use cartoes de credito especificos para compras on-line, se possivel. Use seu cartao com menor limite de compras, isto minimizara' seu prejuizo em caso de fraude ou armazenamento inadequado dos dados de seu cartao. Se possivel tenha um seguro contra fraudes no seu cartao.

• Nao compre por impulso - Se desconfiar do site e a compra for inevitavel, escolha por pagar com boleto bancario ou SEDEX a cobrar.

• Desconfie de ofertas boas demais, use o bom senso acima de tudo.


APOS A COMPRA

• Logout - efetue "logout" do site de compras, em especial em estacoes compartilhadas por varias pessoas. Se possivel aprenda como limpar "cookies" e outras informacoes confidenciais em seu browser. Firefox 2.0 e Internet Explorer 7 contam com opcoes especificas para este tipo de operacao.

• Extratos - ao utilizar o cartao de credito para a compras on-line, verifique o extrato do cartao.

• Acompanhe a entrega do produto - As entregas normalmente sao feitas por empresas que oferecem "tracking" do seu pedido, ou seja, acompanhamento da entrega do produto mediante o uso de um codigo fornecido pelo vendedor. Este codigo normalmente e' fornecido ao final da transacao de compra.

• Nao apague os registros de sua compra, especialmente mensagens com confirmacao de compra e entrega.
SITES DE LEILAO

• Reputacao - Leia os comentarios que os compradores anteriores tem com relacao ao vendedor. Embora este tipo de indicador seja sujeito a fraude e' uma boa maneira de avaliar o comprador.

• Qualidade do vendedor - Conheca o sistema de qualificacao de vendedores de seu site de leiloes preferido.

• Leia atentamente a descricao do produto, imprima uma copia destas informacoes.

• Nao guarde duvidas - Pergunte sobre o produto no espaco destinado a este fim. Este tipo de recurso normalmente e' aberto a qualquer pessoa que consulte o produto e pode ser util para identificar caracteristicas que nao condizem com a descricao ou mesmo para conhecer compradores insatisfeitos.

• Denuncie o vendedor - Se voce se sentiu lesado por algum vendedor informe a administracao do site e possiveis futuros compradores (por meio de qualificacao) do site o mais breve possivel.


Mais informacoes
Submarino - Compra Segura
MercadoLivre Brasil - Portal de Seguranca
Visa do Brasil - Seguranca na Internet
BuscaPe
Bondfaro
DISI 2006
Internetsegura.org - Dicas de Seguranca
eBay Security Center
Amazon.com - Safety and Security Tips
Visa - Online Shopping Protection
BBBOnline - Online Shopping Tips
Federal Trading Commission - Holiday Shopping Tips
Netcraft Anti-Phishing Toolbar
Microsoft Phishing Filter
Mozilla Firefox 2.0
Internet Explorer 7


O CAIS recomenda a administradores e usuarios que mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as ultimas versoes e correcoes oferecidas pelos fabricantes. O CAIS Alerta tambem e' oferecido no formato RSS/RDF:http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml%3C/P%3E
Atenciosamente,

CENTRO DE ATENDIMENTO A INCIDENTES DE SEGURANCA (CAIS) Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Tel. 019-37873300
Fax. 019-37873301

2 comentários:

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!