sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dicas para o dia a dia

Achei umas dicas interessantes que podem significar uma boa economia no fim do mês. Uma dica de próprio punho é a troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ê na conta seguintes observei uma redução de mais de R$ 20,00 na conta e um mês depois a redução foi ainda maior, chegando a R$ 34,00. Vale ou não vale a pena? o gasto inicial pode até intimidar, mas a recompensa vem no bolso. Observem as dicas e procurem aplicar o que der.
Olha essa lâmpada da imagem acima, que barato!!

DICAS INTERESSANTES DE SABER

* Faça sempre uma lista de compras pensando na quantidade de comida realmente consumida pela família. A idéia é comprar sempre o estritamente necessário.
* Os vegetais (frutas, legumes e verduras) são perecíveis e devem ser consumidos com certo imediatismo. Por isso não se acanhe em comprar esses produtos por unidade, um hábito nos países europeus.
* Aproveite, sempre que for possível, as cascas, os talos e as sementes dos vegetais. As folhas e os talos do brócolis dão, por exemplo, para serem aproveitados em sopas. A casca do ovo, por exemplo, rica em cálcio, pode ser misturada à farinha em bolos e pães -basta triturá-la no liquidificador. O vinho azedado, em vez de se dispensado, vai muito bem como vinagre nas saladas.
* Conserve na geladeira os vegetais sempre inteiros. No caso do abacaxi, por exemplo, descasque, mas não retire o miolo. Já a metade que sobrou do abacate deve ser guardada junto com o caroço. Essas são medidas que aumentam o tempo de vida do alimento
* Não guarde a sobra da comida na panela. Guarde-a em recipientes adequados e na geladeira. Isto manterá a aparência da comida para que seja bem reaproveitada.
* Cuidado extra ao comprar alimentos em promoção. Em geral, a data de validade está para ser vencida ou o produto é de baixíssima qualidade, e o comerciante está querendo passar para a frente. Na prática, por causa da curta validade, eles nem chegam a ir para a mesa, são logo descartados.
* Ao servir-se, lembre-se de usar o bom senso. Sirva-se somente da quantidade que irá consumir. A sobra do prato não poderá ser aproveitada.
* Como fartura não é sinal de qualidade, ao preparar um jantar para os amigos, evite exagerar nas proporções.

Folha de São Paulo


As dicas a seguir recolhi no site do Felipex. Endereço: http://www.felipex.com.br/cur_dicas.htm


DENTRO DA COZINHA

"1 - Se o molho ficou muito gorduroso, acrescente 1 pitada de bicarbonato de sódio.
2 - Faça a alface murcha reviver, colocando-a numa vasilha com água e suco de limão. Deixe de molho por 1 hora na geladeira.
3 - A comida ficou salgada demais? Na sopa ou no ensopado, adicione batatas cruas, cortadas. Assim que estiverem cozidas, terão absorvido o excesso de sal.
4 - Os tomates estão maduros e moles demais para a salada? Coloque-os numa vasilha com água fria e salgada. Depois de algum tempo eles voltarão a ficar firmes. Experimente!
5 - Para o queijo não ressecar dentro da geladeira, quando guardado por algum tempo, pincele manteiga ou margarina na parte exposta.
6 - Outra dica boa para retirar o excesso de sal da comida é pingar algumas gotas de limão e deixar ferver um pouco mais. Pode-se também acrescentar 1 colherinha de de açúcar e outra de vinagre.
7 - Torne as gelatinas de morango, framboesa, uva ou cereja mais nutritivas e gostosas, preparando-as com a água de cozimento da beterraba.
8 - Para saber se um ovo é fresco ou não, sem ter que quebrá-lo, é só colocá-lo numa panela com água fria e bem salgada. Se o ovo afundar é fresco; se boiar, já passou da época. Jogue-o fora.
9 - As claras podem ser guardadas congeladas por um período de até 1 ano. Coloque-as num recipiente plástico, congele-as e você poderá usá-las em merengues, bolos de anjo, pudins de claras, etc.
10 - Para fazer omeletes muito mais fofas e leves, é só adicionar uma pitada de maisena antes de bater os ovos.
11 - Para ver se a temperatura do óleo já está no grau desejado, é só colocar um quadradinho de pão na panela. Quando o pão ficar corado e crocante, é sinal de que o óleo estará no ponto ideal para a fritura.
12 - Para bolos, é melhor usar ovos médios do que grandes. Ovos extragrandes fazem com que os bolos abaixem quando frios.
13 - Para conservar os limões frescos, guarde-os numa vasilha com sal.
14 - Se os limões estiverem verdes e com pouco sumo, cubra-os com água. troque a água diariamente. Eles vão amadurecendo e ficando mais suculentos.
15 - Para que as maçãs permaneçam claras mesmo depois de cortadas, mergulhe-as numa vasilha com água fria e suco de limão.
16 - Para que as frutas cristalizadas (ou passas) fiquem bem distribuídas na massa de bolo, polvilhe-as com fermento em pó antes de adicioná-las à massa. Dessa forma, elas não afundarão.
17 - As gemas podem ser guardadas na geladeira por até 3 dias, basta que as cubra com água ou óleo.
18 - Para aumentar o volume do creme chantilly, adicione a ele claras previamente batidas em neve, bem firmes.

FLORES E FOLHAS

1 - Quando for colher folhas de uma planta, não retire todas as folhas de um só galho.
2 - Quando for coletar plantas em local público (mata, cerrado), deixe sempre algumas de cada espécie, para que possam crescer e multiplicar depois. Assim, você estará preservando as espécies.
3 - As cascas devem ser retiradas apenas de plantas adultas e sadias. Recomenda-se retirar pequenos pedaços apenas de um dos lados da planta década vez. Se retirar grandes pedaços, circundando o tronco,poderá provocara morte da planta.
4 - Se você ganhou um vasinho com crisântemos, para que ele dure por mais tempo, coloque uma colherzinha de açúcar na água quando regar.
5 - Quando você for plantar roseiras, se tiver cascas de banana à mão, coloque umas duas, picadinhas, no fundo da cova. São ótimas fontes de potássio.
6 - Caso queira replantar violetas, ou outra flor ou outra planta não muito grande, aproveite seu filtro de papel de café, já usado, como filtro de drenagem no fundo do vaso! Ele não deixa a terra sair e já vem com um pouco de adubo!
7 - Para conservar as flores por muito mais tempo, coloque uma aspirina dentro do jarro. os comprimidos podem ser substituídos por pedrinhas de gelo.
8 - Mantenha suas rosa bem bonitas, colocando açúcar na água e dando um corte em diagonal nos talos. Arranque os espinhos que ficam dentro da água.
9 - Suas flores murcharam? Dê uma reanimada nelas um pedaço do caule e mergulhando as flores por alguns minutinhos em água quente e, logo em seguida, em água fria.
10 - Acabe com o mal cheiro da água no jarro de flores, colocando um pouquinho de sal, uma moeda de cobre ou um pedaço de carvão na água.
11 - Para que o buquê de flores não murche. Aquele lindo buquê que você comprou para presentear alguém, não irá murchar, desde que você o mantenha envolvido num papel celofane dentro da geladeira até a hora que sair."

Espero ter colaborado. Abraços!!!!

Um comentário:

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!