terça-feira, 16 de outubro de 2012

Gravidez trimestre a trimestre- Principais Sintomas


Estou nessa segunda fase da gestação e garanto que é tudo verdade, por isso importei do site work2baby.blogspot.com.br umas dicas que só irão ajudar:

O post de hoje é dedicado aos principais sintomas característicos de cada trimestre da gravidez (conforme a minha experiência) e algumas dicas sobre como combatê-los ou reduzi-los.


1o trimestre (0 - 12 semanas)

Esta fase é marcada pelos enjôos e mal estar.
Cada pessoa reage de uma maneira... eu tive azia e falta de apetite.
A sensação era de que eu tinha acabado de sair de um rodízio, toda vez que tinha que fazer alguma das refeições. Olhava para os alimentos sem vontade de comer.
Tem gente que é muito sensível a cheiros fortes outras que não sentem nada... em relação a cheiros não senti muito enjoo, só cheiro de gordura embrulhava o estomago.

Nesta etapa o que melhorou bastante o mal estar foi comer coisas azedas, por exemplo, fatias de abacaxi, tomar suco/ sorvete de limão.

Outro ponto positivo foi comer pouca quantidade, várias vezes ao dia (aprox. 6 refeições ao dia).

Foi o momento que mais me policiei e consegui seguir direitinho a dieta da minha nutricionista (carregava uma lancheira térmica com frutas cortadas, barrinhas de cereais e abusava das frutas secas (amêndoas e damasco). Nesta fase não senti vontade de comer doces... como, por exemplo, chocolates e bolos.

Para me cuidar desde o início fiz drenagem linfática, perto do trabalho com a Mari... porém, sem encostar na barriga e nunca virada de costas.

2o trimestre (13 - 24 semanas)




Quando falavam que esta era a melhor fase não acreditava.
Porém, hoje confesso que, realmente, é a melhor de todas...

O mal estar, repentinamente, passou e tudo voltou como era antes... a barriga começou a aparecer e as roupas, principalmente, as calças passam a ficar apertadas.

Comprei 2 calças pretas com ajustes/ elástico + 1 calça jeans e usei muita camisa (as minhas mesmo).

O único desconforto foi a dor na coluna, minimizada pelo início das aulas de hidroginástica e yoga.

Aproveitei o final desta fase para tirar férias e descansar. Foi a melhor coisa!


3o trimestre (25 - 40 semanas)

Este é o trimestre mais longo!

Eu até hoje não entendi direito o porquê as pessoas falam sempre que a gestação dura nove meses... (sendo que a contagem é feita até 40 semanas) tudo bem que alguns meses tem mais de 4 semanas... o que torna tudo mais confuso!

Enfim, li que somente 5% das gestações no Brasil chegam a 40 semanas, a maior parte tem o bb entre a 37 - 39 semanas. A partir de 37 semanas o pulmão há está formado e a criança apta para nascer saudável (termo).

Sinceramente, esta tem sido a fase mais difícil... um pouco pela ansiedade de proximidade do parto e das inseguranças que surgem.

Aliado ao fato dos desconfortos... tudo DÓI! A coluna, a barriga pesada, a sensação de acordar com os braços e mãos formigando...

Nesta fase dá muita fome (principalmente, no início dela). A vontade de consumir doces aumenta... mas tem que controlar para evitar ganho de peso excessivo.

O que tem ajudado muito é ficar sentada na minha bola de pilates com as costas apoiadas na parede. Alivia muito a dor.

Em relação a posição para dormir, a recomendação é usar um travesseiro com latex (tipo da NASA) embaixo da coluna lombar. Os médicos recomendam dormir virada para esquerda... portanto, comprei um travesseiro de corpo para ajudar na posição que, também, foi bastante útil.

Mas mesmo com tudo isso... é complicado acordar diversas vezes para ir ao banheiro e depois ter que se reacomodar.

A parte boa é que os desconfortos irão passar! Assim espero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!