quarta-feira, 2 de junho de 2010

Porque construir casas de madeira?


Desde o dia em que visitei a casa (que hoje é minha) com a corretora de imóveis, fiquei muito curiosa para saber mais sobre casas de madeira.

Pesquisei sobre a durabilidade, as condições térmicas, a conservação e a resistência de um tipo de moradia que já foi unanimidade, mas que caiu em desuso por causa da alvenaria.

Vi que casas de madeira oferecem as condições térmicas ideais, coisa que as casas de alvenaria nunca vão conseguir. Depois que me mudei pude constatar isso na prática. O interior da casa se tornou nosso refúgio (se do lado de fora estiver muito quente, dentro de casa está geladinho e se no exterior da casa estiver muito frio, lá dentro está bem quentinho).

Para furar é mais complicado, antes de nos mudar ficava com medo de não poder colocar um quadro na parede sem ficar esperando que ele fosse cair a qualquer momento, mas na prática, ao tentar fazer a furação para instalar o suporte da TV, a furadeira não aguentou a densidade da madeira e queimou, com direito a bastante fumaça...

Sobre a durabilidade não há o que se questionar, as casas de madeira são infinitamente mais duradouras do que as de alvenaria e na Europa há registros de casas com mais de 600 anos e a manutenção é mais fácil e menos frequente do que as casas convencionais. Enquanto as casas comuns pedem reformas extensas de tempos em tempos, as casas de madeiras requerem apenas a troca do verniz, geralmente uma vez a cada 10 anos, além da verificação de telhas, calhas e rufos, coisa que é comum em qualquer tipo de construção.

Encontrei um artigo publicado por uma empresa que constroi casas de madeira que explica um pouco mais sobre o assunto, o site é http://www.homeprojetos.com.br/cases.htm

- Muitos fazem essa pergunta por que, dado o grande predomínio das construções de alvenaria no nosso País, ficam com dúvida sobre se a casa de madeira tem realmente vantagens sobre a sua alternativa. Existem países, como os Estados Unidos, onde acontece o contrário, ou seja, as casas de madeira são as esmagadoras maiorias entre as residências daquela nação. E devemos considerar que eles nem dispõem de madeiras como aquelas que nós usamos.

Algumas qualidades que favorecem a casa de madeira: a) Excelentes condições de habitabilidade b) Rapidez na construção; c) Racionalidade da obra e ausência de desperdício de materiais; d) Praticidade de acabamento; e) Facilidade de manutenção; f) Facilidade na execução de alterações futuras; g) Possibilidade de desmontagem e mudança, com pouquíssimas perdas de material; h) Durabilidade de gerações; i) Baixo custo de conservação; j) Conforto térmico; k) Beleza e nobreza do material.
A outra mais comum pergunta é :
Posso fazer meu próprio projeto?
- Certamente! Além dos projetos padrão, sugeridos pelas empresas que constroem esse tipo de casas, o cliente pode , alem de efetuar mudanças nesses projetos padrão disponíveis, objetivando adequá-los às suas necessidades específicas, pode ainda trazer seus próprios desenhos e idéias.
Qualquer casa de um ou dois pavimentos, pode ser construída, bastando para isso consultar-nos para que um orçamento, sem compromisso.

Seguem abaixo outras questões acerca de construção de casas de madeira, tais quais :

Quanto dura uma casa de madeira?
- Casas feitas de cerne de madeiras duras, duram tanto ou mais que uma de alvenaria, exigindo apenas a manutenção, que se restringe à renovação do verniz ou da pintura, quando estes se apresentarem desgastados, a verificação de tempos em tempos das condições das telhas, calhas e rufos, coisas que, de resto, são comuns em qualquer tipo de construção. Com alguns poucos cuidados a casa de madeira dura gerações, sempre preservando o conforto e a beleza da madeira nobre.

Uma casa de madeira é segura?
- As paredes de madeira são tão resistentes quanto às de outros materiais.

Construções em madeira têm custo reduzido quando comparados as de alvenaria?
- Com certeza. Se considerarmos uma casa de alvenaria com a mesma qualidade de acabamento, seguramente a alternativa em madeira será mais competitiva. Tanto pela rapidez da montagem, quanto pela facilidade do acabamento, indubitavelmente os custos envolvidos são significativamente menores no caso da construção em madeira. Não há desperdício de material, já que o kit de madeira incorpora todos os componentes estruturais da casa (paredes, pilares, prumadas, vigas, caibros, ripas), além dos batentes, janelas, portas, forro, tabeiras, rodapé, estrutura para suporte da caixa d’água interna ou externa, e outros itens de acabamento. Opcionalmente ainda podem ser inclusos no kit assoalho, deck, parapeitos e subcobertura. O cliente só terá que providenciar a fundação de alvenaria, as telhas, pisos e os dispositivos elétricos e hidráulicos, além da pintura e vidros, mas para isso conta também com uma detalhada relação desses materiais complementares para facilitar o orçamento e aquisição dos mesmos. No final, tudo resulta em obra racional, limpa e rápida, o que se traduz em economia adicional, além daquela resultante do próprio preço do kit, o que nos deixa afirmar que, seguramente a alternativa em madeira, também em termos de custo, será mais competitiva.

Nesse outro site (http://woodsecondchance.blogspot.com/2010/03/viver-numa-casa-de-madeira.html tem mais informações, confiram:

Viver numa casa de madeira

Na maioria das vezes, quando se ouve falar em casa em madeira, associam o termo a um material que se degrada e não apresenta a resistência e acolhimento desejado numa casa. No entanto, este pensamento tem sido errado, na maior parte das vezes pela falta de informação geral. A tecnologia e investigação no sector das madeiras, levou a métodos e descobertas surpreendentes, que permitem que este material possua propriedades e duração desejada para quase todo o tipo de construções. Senão vejamos. Uma casa em madeira é muito mais saudável e acolhedora que qualquer outra erigida em betão. Sendo um material orgânico e natural, absorve e expulsa a humidade, regularizando a atmosfera. Os produtos utilizados no seu interior, como o óleo de linhaça, são 100% naturais, contribuindo para a saúde dos moradores.



O isolamento térmico da madeira é seis vezes maior ao do tijolo, 15 vezes superior ao do betão, 400 vezes superior ao aço e 1770 vezes superior ao alumínio. Assim, é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco no Verão, com poupanças de energia que podem ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria ou pedra. Uma parede de madeira com 17 cm de espessura equivale a uma outra em cimento com 40 cm.


Por outro lado, as propriedades acústicas da madeira são amplamente reconhecidas: absorve uma parte importante da energia das ondas sonoras que recebe, com a consequente redução da poluição acústica. A casa em madeira é uma casa silenciosa e reduz o stress dos seus habitantes. Estas casas contribuem para a prevenção de doenças reumáticas e das vias respiratórias, pois estabilizam a humidade e purificam o ar. Sendo cálida e relaxante, a madeira também ajuda a evitar as chamadas doenças dos países desenvolvidos, como o stresse, a depressão ou a agressividade.


Por ser um isolante térmico natural, a temperatura no interior da habitação é estável, independentemente das condições exteriores. A capacidade de absorção de calor é significativamente, menor que a do cimento e tijolo. A madeira 'respira', absorvendo ou devolvendo humidade ao interior da habitação, mantendo os seus níveis em valores saudáveis, sem infiltrações nem paredes húmidas. Na realidade, a madeira é um dos melhores isolantes naturais que existem. Tanto assim, que é utilizada no revestimento interno de caixas de distribuição eléctrica, em cabos de panelas e em deques de piscinas.



Perguntas mais frequentes

Porquê casa de madeira?

Dado o grande predomínio das construções de alvenaria no nosso País, muitas pessoas ficam com dúvida sobre se a casa de madeira tem realmente vantagens. Existem países onde acontece o contrário, ou seja, as casas de madeira são a esmagadora maioria, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Noruega, Suécia, Finlândia e outros países do norte da Europa. Na Norte da Europa mais de 80% das vivendas são construídas em madeira.

a) Muito boas condições de habitabilidade
b) Rapidez na construção;
c) Facilidade de manutenção;
d) Facilidade de modificações e alterações no futuro;
e) Duração de várias gerações (quando feita a manutenção adequada);
f) Baixo custo de conservação;
g) Conforto térmico;
h) Beleza e harmonia, e agradável ao tacto;


A casa de madeira é mais cara que a de alvenaria?
Se considerarmos uma casa de alvenaria com a mesma qualidade de acabamento e condições de habitabilidade, seguramente a alternativa em madeira será uma melhor opção.
Tanto pela rapidez da construção, como pela facilidade do acabamento, passando por diversos custos, os custos envolvidos poderão ser menores no caso da construção em madeira. Praticamente não existem desperdícios de materiais.

Construir a vivenda em madeira é um bom investimento?
O que determina o valor de um imóvel é a sua localização, qualidade do acabamento, conservação, aspecto geral, funcionalidade e enquadramento no meio ambiente. Nesse aspecto, uma residência em madeira de boa qualidade tem mais condições que uma construção em alvenaria, uma vez que responde com vantagem aos factores e condições de mercado.

Demora muito para construir uma casa de madeira?
Normalmente, demora entre 30 a 200 dias, dependendo dos diversos factores, entre os quais a área da construção.


Nota: Existem inumeras reclamações em construções deste género. Em quase todos os casos os proprietários apontam o dedo ao material madeira. É de notar que nem sempre a culpa deve ser atribuida ao material. Alguns construtores ou fabricantes de casa de madeira revelam-se, numa tentativa de diminuição de custos, maus profissionais. Relativamente a alguns casos, a madeira aplicada não se encontra no estado seco, ideal para a montagem, evitando deformações pós construção. Noutros caso verifica-se um método de construção com falhas ou defeitos, que à primeira vista parecem inofensivos para a estrutura, verificando-se posteriormente quebras ou desniveis, relativamente ao inicial, possivelmente devido à falta de certificação da madeira utilizada. Estes são apenas alguns exemplos que deve ter em conta aquando a aquisição de uma estrutura constituida essencialmente com este material.

Para mais informações confirme as informações com diversos fornecedores destes serviços ou especialistas na área.

Gostaram?? Eu estou amando morar em uma casa de madeira e se me perguntassem se desejo voltar a morar entre o concreto, a resposta seria: DE JEITO NENHUM!!!!!!!!!

46 comentários:

  1. Oi Monica, gostaria muito de entrar em contato com vc. Tenho 45 anos e estou pesquisando sobre casas de madeira. Seu blog me animou bastante. Gostaria que se fosse possível conversar mais com vc por email. meu email é msteladvc@hotmail.com. A dúvida sobre alvenaria ou madeira é grande, mas a segunda me atrai bastante, até pq acho que n tenho muito o dom de ficar fiscalizando e mandando em pedreiros, a segunda opção me agrada mais por ser rápido tb. Queria muito poder falar mais com vc. Sou esposa de militar do exercito e moro na Asa Norte. Pretendo começar a construir ainda este ano. Grande abraço. Stela

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      Realmente, esse engenheiro da Brasil casas é um grande comediante, para nao dizer retardado. Eu tambem comprei minha casa na brasil casas, vendedores muito atenciosos e educados porém, depois do primeiro cheque a coisa muda, esse engenheiro, um tal de Rodrigo (um dos sócios inclusive) não tem a mínima condição de acompanhar uma obra, e outra, cuidado com as alterações no projeto, pois eles não aceitam nada. Jogam todos os problemas da obra para que o proprietario resolva, ou seja, qual a finalidade de se contratar uma empresa para administrar a empreitada? realmente lastimável! o pior, agora estou preso a um contrato e terei que ir até o fim. Arrependimento! Concordo plenamente com você, "NÃO COMPREM CASAS COM A BRASIL CASAS". Depois de assinar o contrato, a coisa muda.
      Fernando

      Excluir
    2. É aquela velha história: Brasil o país das gambiarras.

      Excluir
    3. Fernando
      Por acaso encontrei este blog, muito bom diga-se de passagem. Passei por uma situação identica com a brasil casas recentemente. É tão frustrante, tantos problemas, total descaso. Não dá pra medir o prejuízo. Não recomendo ninguem fazer negocio com esta empresa

      Excluir
  3. Querida Mônica, adorei o seu post!
    Eu e meu marido acabamos de comprar um terreno num local de mata em Nova Friburgo, região serrana do Rio de janeiro - RJ e para maiores informações, lá é friooo pra caramba.
    Por este motivo que escolhemos a casa de madeira. No início eu relutei, porque alguns amigos me convenceram da durabilidade, etc. Mas também porque trabalho com adesivos de parede para decoração e então pensava que eu, não poderia ter um trabalho meu na sala? Só que até para isto eu já arrumei uma solução, usar painéis em mdf em alguns lugares para decorar, além de combinar com a casa por ter textura de madeira.
    Depois que li o seu post, percebi que tínhamos idéias equivocadas sobre casas de madeira. Que agora já estou completamente decidida.
    Também irei me certificar da origem das madeiras e como saber sobre a construtora. Não quero ter nenhuma experiência ruim.
    Depois volto aqui para dizer mais sobre mim também. Obrigada pelas informações Adorei mesmo. Foi útil para mim.
    Beijos
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. oi monica, sou diego de porto alegre e adorei teu comentario sobre casas de madeira, estou decidido... casa é de madeira, brigadoo ajudou muito bjo...

    ResponderExcluir
  5. Olá Monica, sou de Portugal e devo de dizer que o seu relato ajudou bastante a decidir. Vou instalar uma casa de madeira! OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  6. Estou investindo em um restaurante e bar noturno praticamente no centro de minha cidade em uma propriedade da nossa família o terreno tem 8000m2 e pretendo executar o restaurante, varanda e deck todo em madeira para podermos apreciar a vista e as árvores de mais de 30 anos que nos cercam .... você me ajudou a definir o material da casa perfeito

    ResponderExcluir
  7. oi Monica!
    eu estava pesquisando na net sobre casas de madeira e gostei mto do seu artigo. So tenho uma duvida, caso vc saiba...por acaso, a sua casa de madeira exala odor forte de madeira? Pq eu me lembro de ter ido em uma casa de madeira, um pouco antiga, cujo o cheiro era mto forte e tenho essa preocupaçao. Obrigada. Se puder responder no meu email, eu agradeço.
    liloca6@yahoo.com
    Obrigada, Elisa

    ResponderExcluir
  8. Ana Carolina Rijo Iacanga26 de novembro de 2010 às 19:31

    Olá Mônica...Já li e re-li seu blog ...amo casas de madeira e gostria de te perguntar se vc sabe de alguma construtora no interior de São Paulo,não consigo achar nenhuma na internet.Se vc puder,responda para meu e-mail :ana.carolina__@hotmail.com ...Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  9. ola, Monica, gostaria de saber se casas de madeira deixam algum odor, principalmente depois que chove, pois tenho asma e sinusite, mas sou apaixonada por elas... Se possivel responder por e-mail paulapveloso@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. sou um fabricante de casas de madeira em Rondonia,fiquei tao apaixonado por casas de madeira depois q construi a minha casa rm minha fazenda q resolvi comprar a fábrica.
    meu wibesite:www.casasdebrasil.com.br
    tenho a casa a 8 anos e nunca precisaei fazer nada com ela.fica no interior de minas gerais,chove faz frio,faz calor e é uma delicia viver nela.meu nome Joaquim Freire

    ResponderExcluir
  11. desculpe-me meu e-mail freire_joaquim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Monica,
    Boa tarde,
    Poderia me dizer se por acaso tem a planta para a casa de madeira Alexandra Rustic?
    A 2a foto.
    Obrigado
    Tony

    ResponderExcluir
  13. Olá Monica...
    Amei seu artigo... adoro casas de madeira e nesse ano iniciarei a construção da minha casa que com certeza será de madeira...
    Eu tinha algumas dúvidas a respeito da durabilidade das casas de madeira, li muitos artigos a respeito mais me sinto mais segura agora após ler o seu artigo a respeito...
    Parabéns...
    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  14. Oi Mônica, moro em Florianópolis e acabei de construir minha casa de alvenaria,ficou linda mais não realizei meu sonho que era ter uma casa de madeira, não fiz pq as próprias construtoras tiraram de minha cabeça, dizendo que eu teria muita manutenção...mais ainda tenho espaço no terreno e penso em fazer qq coisa em madeira só para me realizar,vc tem a planta desta casa, ou mqis fotos que possa enviar para meu e-mail? valeriarjsc_@hotmail.com. Muito obrigada, e felicidades na sua casa ,ela é linda!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Monica...
    Tb gostaria de saber a respeito do odor. Fui em uma casa de madeira e lembro dela ter um cheiro muito forte... Cheiro horrivel... Estou pesquisando sobre casas de madeira pois quero construir uma.. Acjho lindo, mas como nao é muito comum aki no brasil a gente fica em duvida ne? Moro em diamantina e aki o tempo muda muito. Tem epoca que faz muito frio e epoca que faz muito calor. A minha preocupaçao é em epoca de chuva por causa da umidade. Acontece de ficar um mes chovendo direto. Tenho receio de mofo. Aguardo resposta em meu email ascafutto@gmail.com Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Mônica
    Meu nome é Flávia, Estou procurando desesperadamente informações sobre a desmontagem de casas de madeira minha mãe tem uma e queremos mudar, moramos em Bagé RS.Você tem algum artigo sobre o assunto e alguns contatos?
    Um abraço.Meu e-mail é fbdias2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Inicialmente, parabenizo pelo belo trabalho tanto da construção quanto da descrição e detalhamento no seu blog. Deus abençoe sua família e seu empreendimento.

    Bom, assim como você ha alguns anos teve um sonho em construir seu pequeno paraízo, aqui estou eu a sonhar, e se Deus permitir tão breve estarei conquistando mais esta vitória. Moro em apartamento com minha mãe em Belo Horizonte e gostaria de morar com minha futura esposa em uma casa, porem os lotes aqui são caros, e tenho achado algumas opções interessantes em condomínio fechado a 20km daqui, não tendo muitas dificuldades pra deslocamentos. Se depois quiser dar uma acessada, http://www.aldeiadacachoeiradaspedras.com.br/ . A construtora que estou olhando é essa, http://www.casabonitamadeiras.com.br/ , porem eles não possuem plantas de 2 pavimentos, estou definindo entre uma de 1 pavimento de 119 m2 (75 mil R$) e outra de 160 m2(103 mil R$). Gostaria de tirar algumas dúvidas com você. Por favor não assuste com excesso de perguntas. Vamos lá. No primeiro ano segundo os contrutores de casa de madeira dizem que ela faz um assentamento, daí costuma aparecer algumas falhas na estrutura na altura do teto com a parede, ocorreu isso com vc? Pelo seu projeto ser de 2 pavimentos, não gera ruídos quando alguém caminha na parte superior para quem esta na parte inferior? Desculpe a indescrição, qual foi o valor de custo de material de madeira + mão de obra + material de alvenaria? A madeira que vc utilizou foi Agrape ou eucalipto? no aguardo, alexandre.bovespa@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,Mônica,amei sua casa! Sabe, acalento o desejo de ir um dia aos Estados Unidos só pra ver de perto, por fora e por dentro, estas MARAVILHAS. Pretendo adquirir minha casa própria e, confesso, está carézima. Resolvi procurar por casas de madeira e me deparei com seu blog. Muito interessante e em um comentário,comparei preços de constr.alven/constr.madeira, achei mto.bom. Pretendo me informar mais. Pode me enviar por email a Construtora que te assistiu e quem te forneceu material e onde tem profissionais para tal? Obrigada, valeu!!!! Denise/MG
    denisemalta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. OI MÔNICA,
    PARABÉNS PELO SEU POST, E PELO DIA DAS MÂES. ADOREI A SUA CASA, E MEU SONHO É CONSTRUIR UMA. MORO NO INTERIOR DA CIDADE DO RJ CAPITAL DO ESTADO. EM UMA BACIA CERCADA DE MORROS, MUITO BONITO O LOCAL. QUERIA QUE INFORMASSE O EMAIL OU ENDEREÇO DA CONSTRUTORA, QUE REALIZOU SEU SONHO E QUE DESEJO QUE REALIZE O MEU. MEU EMAIL:marisebotelho57@uol.com.br
    DESDE JÁ,GRATA PELA INFORMAÇÃO.
    ABRAÇOS, MARISE

    ResponderExcluir
  20. em quanto fica uma casa baixa de madeira,com varanda e dois quartos?

    ResponderExcluir
  21. Olá Mónica! Poderia me facultar os contactos da empresa que realizou a construção de sua casa? Obrigada
    chandra_ayna@yahoo.com

    ResponderExcluir
  22. bom dia Mônica meu nome é simone sou do site www.voupromato.com.br,estou colocando seu blog no site como cortesia,vai entrar uma foto com um link direto no seu blog,achei muito interessante espero que vc goste entre no site para dar uma olhada mande seu email para conversarmos o meu é voupromato@hotmail.com desde ja agradeço tenha um bom dia e fique com Deus

    ResponderExcluir
  23. Olá Mônica...Já li e re-li seu blog ...amo casas de madeira e gostaria de te perguntar se vc sabe de alguma construtora no interior de São Paulo,sou de botucat não consigo achar nenhuma na internet.Se vc puder,responda para meu e-mail maelin.cintra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Mônica,
    Adorei seu texto sobre casas de madeira, e há algum tempo eu e meu namorado estamos pensando em fazer uma. Mas ainda temos algumas dúvidas, gostaríamos de saber se de um cômodo para outro escuta-se barulho. E se em casas de 2 pavimentos na parte de cima quando caminhamos faz barulho ao pisarmos na madeira.
    Muito obrigada desde já.
    Somos do Rio grande do sul, e provavelmente ela vai ser nossa escolhida.
    Um grande abraço.
    mande-me a resposta pelo email:julienpg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Mônica, que maravilha seu blog, seu artigo então... estou decidida a contruir meu sonho, estou noiva e está muito dificil de conquistar minha casa própria, decidi então a conquistar meu sonho adquirindo minha casa de madeira, tenho muitas dúvidas, principalmente com relação a construtoras quais seriam as mais confiáveis e qual seria a melhor madeira, a mais resistente?
    Uma das das dúvidas que vc teve tbm é a minha, qto a pendurar quadros, sou artista plástica e não posso abrir mão dos quadros, fico pensando então, pendurar quadros até é possível mas e se nos deparamos com novas idéias p/ a decoração e precisamos mudar o quadro de lugar, como fazer pra resolver a questão do furinho na parede?

    Vc poderia me escrever, gostaria muito de ver fotos da sua casa, se for possível, não imagino como fica o ambiente por dentro.
    Meu nome é Rosana e meu e-mail é artelinear@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. olá! adorei seu blog,gostaria de saber se vc tem a planta da casa aleaxandra rustic... seu tamanho, e qual a empresa que fez sua casa..se puder por favor me informe, adoro casas de madeira!! meu e-mail é xandapitz@bol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Monica muito útil seus comentários...obrigado e felicidades!!!Wagner Porto Alegre

    ResponderExcluir
  28. OI MONICA, BOA NOITE, ESTOU PRETENDENDO CONSTRUIR UMA CASA DE MADEIRA E A PROPOSTA DA CASAS BRASIL ME PARECEU MUITO BOA, ENTRETANTO VI A RECLAMAÇÃO DA LUCIANA E ME ASSUSTEI E GOSTARIA DE TER A SUA OPINIÃO, MEU E-MAIL É RENATO.AYRES@HELIBRAS.COM.BR. MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato<

      Cuidado com a brasil casas, o fato é verídico! Depois do primeiro cheque e da visita do engenheiro Rodrigo a coisa muda de figura, e muda pra pior.

      Excluir
  29. OI, tudo bem? gostaria de saber qual a melhor empresa para se construir uma casa de madeira??? obrigado lsxavier_sjc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu estou em contato com a Brasil Casas e ví os comentários no seu Blog.
    Que tipo de problemas vce teve com eles?
    Obrigado!
    Antonio
    navajo@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei uma casa com a brasil casas e tive muuuuita dor de cabeça. Se eu tivesse experiencia no assunto não teria feito negócio com eles. Mas aprendi muita coisa, principalmente o que não se deve fazer de jeito nenhum. Se te contar daria um livro. No final, praticamente tive que fazer um acordo pra evitar um prejuizo maior. Quer um conselho: procure uma empresa séria...

      Excluir
    2. A proposito, de uma olhada no site do Reclame Aqui:

      http://www.reclameaqui.com.br/4974004/brasil-casas/ma-execucao-obra-e-falta-total-de-etica-e-respeito-ao-consum/

      A história se repete. Só muda o cliente..

      Excluir
  31. Senhores,
    Tambem tive a negativa experiencia de comprar uma casa com a Brasil Casas. Devo relatar que como o cologa acima citou, depois do primeiro pagamento a coisa muda de figura. Esse tal engenheiro Rodrigo Macedo não tem a mínima condição de projetar uma casa nem lidar com o cliente, é muito bom de conversa mas muito ruim de trabalho! Pense duas vezes antes de fechar negócio com a Brasil Casas!

    ResponderExcluir
  32. Mônica, Parabéns pelo seu Post!

    A BRASIL CASAS DE MADEIRA MACIÇA, com mais de 3.000 casas residenciais construída em todo o Brasil, vem em busca constante de melhorias no sistema construtivo e nos processos de atendimento.

    Estamos à disposição, para esclarecimentos, dúvidas ou soluções.

    sac@brasilcasas.com.br

    www.brasilcasas.net.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Monica, que bacana sua materia, poderia me ajudar? Muitos já fizeram as mesmas perguntas que vou lhe fazer, mas como a resposta não está no blog, preciso da sua ajuda.
    Como evitar o cupim ou outros bichinhos de madeira?
    Como evitar mofo, é facil de dar mofo em tempos de chuva?
    E que empresa você recomenda?
    Tem cheiro forte dentro da casa?
    Escuta-se muito o barulho de um comodo para outro?
    Obrigada e aguardo ansiosamente a sua resposta.
    Att. Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, deixei o blog por um tempo e agora estou retomando.
      1. O combate às pragas é normal com inseticidas e venenos caseiros e profissionais, mas saiba que o mito de que os cupins vão invadir o interior da madeira e derrubar a sua casa é falso. A madeira autoclavada torna esse material resistente, cuide dos arredores da casa e ela ficará segura.
      2.Umidade ocorre com todos os lugares fechados, mas na casa de madeira tem uma vantagem de poder limpar como uma superfície impermeabilizada, é fácil, rápido e prático limpar, mas se arejar o ambiente não haverá necessidade disso.
      3.Não posso e nem devo recomendar nenhuma empresa pois isso comprometeria minha isenção.
      4.Cheiro dentro da casa só o que os ocupantes produzem, a madeira perde o cheiro com o tempo.
      5.Ruído: Sim, a espessura da madeira pode permitir que o barulho vaze e recomendo uma espessura maior, pois economizar nesse quesito pode trazer arrependimentos futuros. Espero ter ajudado mesmo com esse imenso atraso

      Excluir
  34. Olá Mônica...

    Muito bom seu blog!!!
    Parabéns>

    Também estou realizando o sonho de uma casa de madeira, projeto a todo vapor, confesso que estou um pouco decepcionando com a qualidade da casa que comprei, por acaso da empresa citada acima, mas com todas essas qualidades que você relacionou creio que trará muitas felicidades. O resto se necessário discutiremos no forum, como esta mencionado no contrato.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  35. Agradeço a Deus pela sua vida! Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  36. Mônica,
    Adquiri uma casa de madeira pela Brasil Casas, e confesso que estou decepcionado com a falta de organização, descaso com o consumidor e baixa qualidade do acabamento da empresa, fica aqui o alerta! Adquiri a casa no filial de São José dos Campos – SP.
    Parabéns pelo seu site, espero que eu consiga ver o lado positivo, apesar da empreiteira não colaborar.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito do seu blog. Seus comentários foram bem esclarecedores e convincentes. Podeira me dizer com que fez sua casa de madeira? Grata. Clarice. Meu email casaavnn@gmail.com

    ResponderExcluir

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!