quarta-feira, 3 de junho de 2009

Propriedades e nutrientes das frutas

Tive a idéia de procurar as propriedades das frutas depois que tentei em vão convencer o meu pequeno furacão bebê a tomar um suco de carambola. Encontrei uma relação de propriedades no portal: http://www.portalverde.com.br/alimentacao/beneficios/propriedades_frutas.htm

A seguir o conteúdo de uma das páginas:

"As Propriedades Terapêuticas das Frutas
Ao decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza.
Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes,outras emolientes, etc. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais, etc. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminase os indispensáveis sais.
O poder medicinal das frutas é caracterizado para cada espécie. Assim, apresentamos a seguir um resumo das constatações experimentais:
ABACATE - É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases,digestivo, laxativo.
ABACAXI - Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
ABIU - Combate as afecções das vias respiratórias.
AMEIXA - É purgativa, depurativa.
AMÊNDOA - É boa contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.
ARAÇA - É calmante.
AZEITONA - A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa.
BANANA - Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.
CAMBUCÁ - É bom para o estômago.
CAQUI - É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
CASTANHA - É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças.
CEREJA - É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
COCO - É calmante, combate a febre, combate os vermese útil nas inflamações intestinais.
FIGO - Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras,e aliviar as dores e cura feridas.
FRUTA-DO-CONDE - É estimulante do apetite.
JENIPAPO - É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.
GOIABA - Combate a diarréia e os tumores.
GRUMIXAMA - É estimulante do apetite, reanimadora.
JABUTICABA - É estimulante do apetite, reanimadora.
LARANJA - Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva,antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual,quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose,etc.
LIMA - É acalinizante e combate a falta da vitamina C.
LIMÃO -O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente,curam feridas e combate o vômito.Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos(cólera, disenteria, tifo, etc.).
MAÇÃ - Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias.Alimento para o cérebro.
MAMÃO - É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos,atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dorese cura feridas, refrescante.
MANGA -É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante,tem a propriedade de fazer suar, digestiva.
MANGABA - É digestiva.
MARACUJÁ - É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuaras inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.
MARMELO - É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.
MELANCIA - É calmante, diurética, refrigerante.
MELÃO - É calmante e diurético.
MORANGO - É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre,elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.
NOZ - É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.
PÊRA - É diurética e baixa a pressão.
PÊSSEGO - É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
PITANGA - É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre,mesmo nas maleitas rebeldes.
ROMÃ - As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).
SAPOTI - É refrigerante.
TAMARINDO - É laxante e até purgativo.
UVA - É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa,diurética,laxante, tônica para o sistema nervoso."
No link: www.seagri.ce.gov.br/siga/frutas_na_alimentacao.pdf há preciosas informações sobre nutrientes das frutas mais comuns no Brasil. Vale a pena conferir. o link não está atribuído a nenhum autor específico, mas sim a vários sites da Net.

No site: http://www.sosobesidade.hpg.ig.com.br/tabela-frutas.html tem uma tabela incrível com os nutrientes das frutas. Quem ler vai mudar a forma de se alimentar com toda certeza. No site há também tabela para outros grupos de alimentos, além de artigos de saúde e prevenção de doenças. Esse já foi para os "Meus Favoritos".
Só para dar um exemplo, em 137g de carambola tem 33 kcal, 0.54 Protídios, 7.83 Glicídios, 0.35 de Lipídios totais e 2.7 de fibras. Além disso ela é rica em Cálcio, em Ferro, Vitamina C, Sódio, Potássio, Magnésio em em muitos outros nutrientes. Depois de mostrar a ela todos os benefícios ela...nem ligou, mas a minha filha maior aderiu à Carambola e virou fã, só hoje devorou quatro de uma só vez.

Descobri um site que traz em detalhes todos os nutrientes de cada fruta por ordem alfabética. Para quem tem filho tinhoso para comer ou para quem se interessa por saber o que coloca na boca o link abaixo é uma mina de ouro.

Abraços!!

5 comentários:

  1. maravilhosa contribuição para o conhecimento que todo o mundo precisa. Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, apenas um toque sobre a carambola, já foi provado que comer carambola demais faz mal aos rins

    ResponderExcluir
  3. aee gostei muito !! parabéns !

    ResponderExcluir

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!