quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fim aos diplomas!!!

Ontem o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes decidiu acabar com a exigência do diploma de jornalismo e afirmou que a organização de outras profissões, com base em exigência de diplomas, também deverá ser discutida na Justiça.

Poderíamos começar pela profissão de médico por exemplo, onde qualquer um poderia fazer cirurgias, receitar remédios, prescrever tratamentos, etc (eu de início receitaria uma lobotomia nele e Cia LTDA).

Poderíamos na sequência acabar com a obrigatoriedade de diploma de Direito, pois qualquer um pode ler a Constituição e defender seus direitos e isso colocaria em risco seu cargo do presidente do supremo. Eu de antemão me candidato, uma vez que faria um trabalho mais ético e justo do que o senhor doutor de poucos.

Uma ótima idéia seria acabar com o diploma de Engenharia, assim até eu poderia planejar, supervisionar e me responsabilizar pela construção de um "arranha céu" e o doaria de papel passado aos responsáveis por esse absurdo, na esperança que ele desabasse e conduzisse todos ao limbo, ou ao inferno, se preferirem.

Ahhhh Poderia também me aventurar a ser Dentista e assim provocaria a maior dor de dentes nesses canalhas do direito.

Poderíamos ainda exterminar a exigência de diploma para Psicólogos, Professores, Veterinários, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Professores de Educação Física, Arquitetos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Publicitários, Contadores, Economistas, Biblioteconomistas, Analistas de sistemas, Analistas de rede, Arquivologistas e dezenas de outras profissões e assim poderíamos meter a colher e executar tarefas que julgássemos ser capazes de executar, transformando o mercado de trabalho em um"bacanal" profissional que ao que tudo indica o senhor presidente parece defender.

Não é por que a Internet é um território livre para as idéias e pensamentos, como aliás a Imprensa em geral também o é, que a profissão de jornalista pode ser exercida por quem não se preparou para tanto.
Durante quatro anos de curso, não vi somente regras de português, mas "quebrei a cabeça" para trabalhar com ferramentas complicadas de edição, de diagramação, em programas cabulosíssimos, estudei ainda dentro do curso de Jornalismo: Administração na Comunicação, Inglês, Marketing, Produção Audiovisual, Telejornalismo, Linguagem Audiovisual, Rádiojornalismo, Webjornalismo e tantas outras matérias que me deixavam acordada por noites.
Alguém que tenha um blog como esse pode até escrever bem, mas isso não o capacita a exercer as muitas facetas da profissão, isso seria um absurdo. Nosso país pobre e desigual precisa de muito e esse burocrata sem o que fazer presta um desserviço como esse para a única esfera que ainda luta pelos interesses dos pequenos? Alguém deveria fazer algo com relação a isso, mas quem??? Estariam todos rendidos nas mãos desses corruptos???

Segundo o site terra.com em sua páginas de notícias do dia 18 de Junho, "Em relação aos jornalistas, Mendes lembrou que a atividade está cada vez mais diversificada, com inúmeros profissionais sem diploma. Citou como exemplo os blogs. 'Certamente essa exigência (do diploma) da profissão já não vinha sendo cumprida nesses múltiplos órgãos da chamada new media (novos meios de comunicação)', disse."

Gostaria de lembrar ao senhor Gilmar Mendes que a liberdade de Imprensa ainda existe e se até nisso ele quiser mexer, vai enfrentar uma legião furiosa e nas fileiras de frente estarão os jornalistas, que mais do que ninguém sabem o que vocês fazem de errado e não se furtam ao dever de contar pra todo mundo.

Caro senhor presidente do supremo, não é por causa dessa manobra medíocre que vamos deixar de falar da sua falta de ética, assim como de todos os outros 7 que tal e qual uma quadrilha, atentaram contra uma profissão honrada e de grande utilidade para o povo.

Se o "bacanal profissional" pegar, vou tentar seguir a carreira de medicina... A idéia da lobotomia ainda está de pé...

Abraços indignados!!!

Imagens retiradas da Net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!