sexta-feira, 13 de março de 2009

Puberdade

Porque a cada vez mais crescem os casos de gravidez na adolescência? porque vemos tantas meninas com uma infância perdida arrastando barrigas enormes, que após o nascimento não terão nenhuma condição de vida?
Essas meninas não poderão estudar e se quiserem trabalhar(e vão precisar) , terão que deixar seus filhos na casa de conhecidos ou na rua jogados à mercê de todo o tipo de perigos...
Nessa semana levei minha filha ao médico endocrinologista, pois estava achando o desenvolvimento dela avançado demais para uma criança de 8 anos.
O médico me perguntou o que se passava e rapidamente lhe informei as mudanças pelas quais minha garotinha estava passando e após examiná-la, o médico me encarou e perguntou se por acaso ela estava sofrendo estimulação em casa.
Como graças à Deus fui professora e estudei um pouco de Psicologia, pude responder essa pergunta com muita propriedade e disse que não, que ela não estava sendo precocemente estimulada, mas sim que estava desfrutando de uma infância plena. Por fim ele passou uma série de exames e o resultado só vou saber quando ficarem prontos.
Quando voltava pra casa refleti sobre a pergunta daquele médico e pensei em quantas famílias expõe suas crianças aos absurdos colocados pela mídia, sem contudo saber o quanto isso as afetará.

Já presenciei pais incentivando meninas pequenas a "dançar na boca da garrafa", a imitar a "Jade" da novela, a copiar os modelitos sensuais do folhetim diário e tantas outras coisas impossíveis de contabilizar.
A minha resposta ao especialista, com toda segurança foi não, que eu incentivo e saboreio a fase da infância das minhas filhas. Vasculho o email, fiscalizo o conteúdo da revista infanto-juvenil para saber do conteúdo antes de entregar em suas mãos, compro DVDs de Barbies, Pequena Sereia, Branca de Neve, Cinderela, etc. Compro fantasia de Princesas e muitas revistinhas em quadrinhos.
Muitos pais, ao explicitarem conteúdos impróprios para seus filhos pequenos, não se dão conta de que estão na verdade, antecipando fases que ainda tardariam a chegar e assim terminam por jogar seus filhos em uma realidade grosseira que só fará mal a eles.
Meninas que engravidam antes da hora e perdem a juventude, crianças que desenvolvem formas e contornos de mulher/homem antes do tempo (se cresce mais cedo, cai mais cedo também), o que acaba perpetuando a cultura do "pouco estudo e muitos filhos" nas classes menos esclarecidas.
A música da Xuxa só para Baixinhos pode até parecer chata, mas é só até aí que ela pode chegar, o Pica Pau da concorrente pode até estar batido, mas a emissora A não passa conteúdo próprio para crianças nesse horário.
Lembre-se também: Seu filho reproduz, não o que você fala, mas o que você faz...

No site http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm , há uma matéria sobre adolescência precoce, entre outros assuntos. Abaixo vou colar o que extraí de lá, para que vocês vejam como se prevenir contra uma grande dor de cabeça futura.

O que é puberdade?!

A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, é neste período que o corpo torna-se maduro e os “adolescentes” ficam capacitados para gerar filhos. Ela não deve ser confundida com sinônimo de adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.
Quais são as mudanças?!
Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas. O início da puberdade é variável de pessoa para pessoa, para o sexo feminino é entre os nove e treze anos de idade e para o sexo masculino entre 10 e 14 anos. Este processo pode ser observado nos diferentes setores dos organismos, alguns mais evidentes do que em outros, como o aumento do peso, da altura e da maturação sexual.

Puberdade atrasada!!

A puberdade atrasada é a ausência de qualquer característica sexual em meninas com mais de 13 anos de idade e meninos com mais de 14 anos. Nestes casos alguns especialistas aconselham procurar um profissional adequado para acompanhar os casos.

Puberdade precoce!!

É quando as características pertencentes às meninas ocorrem antes dos oito anos de idade e nos meninos antes dos nove anos.

Período de Puberdade Masculina
A puberdade nos meninos começa por volta dos 11 ou 12 anos e é caracterizado por um período de intensas mudanças, como o crescimento dos pêlos e pênis e o aumento no tamanho dos testículos.Nesta fase ocorre a primeira ejaculação, sendo que esta pode ocorrer durante o sono ou até mesmo resultante da masturbação, acontecem também a ereção espontânea, sem que o pênis seja estimulado ou mesmo tocado. As principais características das mudanças são: - surgimento de pêlos no púbis, nas axilas e no peito; - aumento dos testículos e do pênis; - crescimento da barba; - voz grossa; - ombros mais largos; - aumento da massa muscular; - início da produção de espermatozóides; - aumento de peso e estatura.

Período de Puberdade Feminina
A puberdade nas meninas começa por volta dos 9 ou 10 anos e é caracterizada pela primeira menstruação, no desenvolvimento dos órgãos genitais e da mamas. A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos, podendo acontecer antes, pois depende de fatores genéticos, raciais, nutricionais e outros. As principais características são: - alargamento dos ossos da bacia; - início do ciclo menstrual; - surgimento de pêlos no púbis e nas axilas; - depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; - desenvolvimento das mamas. A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes, em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.


Espero que essas informações sirvam para alertar dos perigos que a estimulação precoce, ou até mesmo da supressão, o que resulta na puberdade tardia, podem trazer.

Como podem ver, todo extremo é perigoso.

Abraços!!
Imagens colhidas do Google imagens

6 comentários:

  1. Achei educativo e de atitude cidadão, mas gostaria que as foto, ilustrações e reportagens tiveessem a opção maximilizadar funcionando, para melhor compreensão do conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muinto para o mau trabalho minha professora falou que meu trabalho foi o melho e ganhei um passeiopara porto seguro vou ficar uma semana obrigada pela as informaçaoes

    ResponderExcluir
  4. Faltou as imagens com melhor resoluçao e maiores, mas o texto é ótimo, simples e dissertativo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Parabems eu adorei!!!!
    Ha nao liga nao eles queriam fotos era pra se masturba

    ResponderExcluir
  6. acho interesante e bom para quem tem duvidas

    ResponderExcluir

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!