quarta-feira, 6 de março de 2013

Recuperação pós-cesárea

Para nós que passamos por essa provação e saímos da experiência com um lindo bebezinho, aí vão algumas dicas do pós operatório e dos dias que se seguem depois da cesariana. Ahhhh, tirei do site incrível Baby Center

Como vou me sentir logo depois da cesariana?

Depois de você passar pela cesariana, você vai se sentir como todas as mães: encantada com aquele bebezinho, e surpresa com todas as mudanças por que está passando o seu corpo.

Ainda na sala de recuperação, imediatamente após a cesariana, você pode sentir frio, tremedeira e coceira, efeitos colaterais da anestesia e dos medicamentos usados durante o parto. Você pode pedir cobertores e avisar da coceira, porque os médicos podem dar remédios para aliviar o incômodo.

Quando você for para o quarto, vai permanecer na cama ainda por algumas horas, e terá um sangramento constante pela vagina.

Conforme o efeito da anestesia vai passando, você poderá sentir dor para tossir, espirrar e dar risada. Nessa hora, colocar um travesseiro sobre o corte pode ajudar.

Os médicos costumam recomendar que a mulher não fale muito logo depois do parto, para não acumular muitos gases, que fazem a barriga inchar (e você vai se sentir grávida de novo!).

Quando vou poder me levantar da cama?

Nas primeiras horas após a cesariana, a sensação que dá é de que você nunca mais vai conseguir andar. Mas mais ou menos umas dez horas depois do parto a enfermeira vai tirar você da cama na marra para tomar um bom banho (com ajuda, pois você vai precisar)!

É duro, chega a dar tontura, mas a movimentação é necessária para a circulação e para ajudar na recuperação de um modo geral, e você vai se sentir bem melhor depois do banho. Há mulheres que não sentem tanta dor nessa hora.

A partir daí, você provavelmente ainda vai precisar de ajuda para se levantar da cama para ir ao banheiro. Nas primeiras horas, pode ser que você sinta dificuldade para fazer xixi. É um efeito colateral da morfina.

Você precisará de ajuda de alguém que entregue o bebê para você. Mas você poderá amamentar normalmente e ficar sentada numa poltrona.

Logo você estará andando pelos corredores da maternidade para admirar os enfeites nas portas dos quartos vizinhos e comparar os outros bebês do berçário com o seu. As caminhadas na maternidade também ajudam a eliminar os gases.

Leve calcinhas grandes e confortáveis para a maternidade, talvez as de grávida mesmo, e saiba de antemão que por algum tempo vai ter de usar absorventes femininos, de preferência do tipo noturno, já que haverá sangramento vaginal (a mesma coisa ocorre após o parto normal).

O anestesista que fez o parto provavelmente vai deixar prescrito no hospital algum analgésico que considere adequado para você. Não se acanhe em perguntar à enfermagem se não há mais algum remédio que você possa tomar, se você estiver sentindo muita dor.

Normalmente os médicos prescrevem uma dose de medicamentos que considerem suficiente, mas já deixam determinado que outro reforço analgésico você pode receber, já que cada pessoa sente quantidades diferentes de dor na mesma situação.

Quanto tempo vou ter de ficar internada?

Normalmente mulheres que passam por uma cesariana ficam internadas por três dias. Os médicos preferem só dar alta à mulher depois que ela tiver conseguido fazer cocô. Se você ainda não tiver conseguido, os médicos vão receitar algum tipo de laxante.

E em casa, o que vou poder fazer? Vou precisar de ajuda?

Quando tiver alta da maternidade, depois da cesariana, você provavelmente conseguirá andar por períodos curtos, e talvez já consiga se levantar sozinha. Você não vai precisar ficar deitada na cama o dia todo.

Mas é preciso descansar o máximo de tempo possível, porque longos períodos de pé podem fazer seu corte arder. Você também não poderá carregar nada mais pesado que o próprio bebê.

O melhor mesmo é ter algum tipo de ajuda em casa nos primeiros dias. Imagine que você está sozinha, dando de mamar para o bebê, sentada na poltrona, e tenha esquecido de trazer o telefone para perto de você. Se o telefone tocar, você vai ter dificuldade para sair da poltrona com o bebê no peito, porque ainda vai precisar do apoio das mãos para se levantar.

Evite sentar-se em sofás e camas muito baixos.

Procure posições diferentes para amamentar, até achar uma que seja confortável para vocês dois. Ter alguém por perto para entregar o bebê para você em uma posição já favorável ajuda bastante.

Também é muito bom ter alguém em casa que cuide da comida e da roupa, para você se concentrar nos primeiros dias da amamentação e na sua recuperação.

A cada dia que passar vai doer menos para você se levantar da cadeira ou para se virar na cama.

Minha barriga está muito esquisita. Posso usar cinta?

O uso da cinta pós-parto depende da orientação do seu médico. Muitas mulheres se sentem melhor com ela, principalmente para aliviar uma sensação estranha, ao se virar na cama, de que os órgãos do corpo estão meio soltos dentro da cavidade abdominal.

A cinta também dá uma sensação de segurança. Mas existem médicos que são contra seu uso. Não existe nenhuma prova científica de que a cinta colabore na aparência da barriga depois do parto.

Como é a cicatriz da cesariana? Como cuidar do corte?

A grande maioria das cesarianas atuais é feita com um corte na região do baixo ventre, o que significa que a cicatriz se estenderá horizontalmente bem na marca do biquíni, ou até um pouco abaixo. Logo depois do parto, ela vai ter uma aparência bem avermelhada, mas, com o passar das semanas e dos meses, vai gradualmente clareando.

A retirada dos pontos costuma acontecer de uma semana a dez dias depois do parto. É um processo que não dói. Antes disso, você vai poder lavar o corte com água e sabão normalmente durante o banho.

Procure o médico se você observar:
  • Vermelhidão ou sensação de "quentura" no corte
  • Líquido vazando do corte
  • Febre (mesmo que o corte pareça estar cicatrizando bem)


É normal que alguma parte da sua barriga fique meio adormecida. O corte da cesariana afeta alguns nervos. A sensibilidade pode demorar alguns meses para voltar. Em caso de dúvida, converse com o médico.

Aproximadamente um ano ou dois após a cesárea, a cicatriz deve ter um aspecto mais parecido com a cor da pele (dependendo da sua tez) --, até um pouco mais clara, ela praticamente vai sumir. Alguns homeopatas recomendam o uso de arnica nos dias seguintes ao parto para auxiliar na cicatrização, mas não deixe de checar com seu médico antes de passar qualquer coisa.

Quando vou poder voltar à vida normal?

O médico deve recomendar que você evite dirigir por cerca de um mês (embora haja obstetras mais liberais quanto a essa restrição), já que as manobras do corpo provocam dores e uma freada repentina poderia ser bastante dolorida.

Nas primeiras seis semanas após o parto, não levante peso. Se tiver um filho mais velho louco por um colo, procure só segurá-lo quando estiver sentada. Considere o peso do bebê como o máximo permitido para você carregar.

Exercícios físicos mais intensos também devem ser evitados até de seis a oito semanas após o parto, mas logo que se sentir melhor você já pode dar umas voltas a pé.

A vida sexual pode ser retomada quando o médico der o sinal verde, normalmente cerca de 40 dias depois do parto. Mas às vezes a mulher demora para voltar a ter vontade.

Se eu engravidar de novo, vou ter que passar por outra cesariana?

Não necessariamente. Quem teve cesárea consegue ter um parto vaginal na vez seguinte na maioria das vezes. Se a cesariana ocorreu devido a um fator isolado, como, por exemplo, o bebê estar fora da posição ideal ou um estado de pré-eclâmpsia, você tem todas as chances de um parto normal na próxima gestação, se desejar.

Os médicos tendem a ser mais cautelosos no caso de parto normal depois de cesariana por causa de um pequeno risco -- geralmente estimado em menos de 1 por cento -- de que a cicatriz do útero se rompa durante as contrações do trabalho de parto. O risco é maior se a mulher tiver passado por várias cesarianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!