quarta-feira, 6 de abril de 2011

Decoração: Cheiro de mato


Nem planejava postar hoje, estou numa correria doida um bilhão de coisas do trabalho e de casa pra fazer, mas assim que vi essas idéias pra casa no blog cheiro de mato da Casa e Jardim, não resisiti!!!!!!!
entãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao lá vai:

Balanço para vasos 

 
Adorei esta ideia que foi publicada na revista francesa Marie Claire Idées: uma simples tábua de madeira com furos para abrigar vasos de barro pode ficar suspensa, amarrada ao tronco de uma árvore, como na foto, ou pendurada no teto de uma varanda ou cantinho perdido da casa. Para fazer os buracos, você precisa de uma furadeira e uma pequena serra. Meça o diâmetro externo do vaso, logo abaixo da faixa que contorna sua boca e deixe os furos na tábua com a mesma medida. Encaixe-os para checar se deu certo, depois é só plantar as espécies – e curtir a sua instalação.


Cápsulas verdejantes



Para quem adora uma ideia fácil, recebi estas fotos da paisagista Paula Galbi. Segundo me contou, ela começou a plantar suculentas e cactos em cápsulas de Nespresso há dois anos. Para implantá-las, usou uma mistura de terra, pó de café, areia e adubo e fez um substrato drenante a partir de uma peneira de café – bem no improviso. As cápsulas ficaram um bom tempo em observação até que a Paula tivesse certeza de que tanto as espécies feitas  pela brotação das folhas, como as mudas retiradas da planta mãe iriam sobreviver. Um dia, bem no meio de um trabalho, ela teve a ideia de fazer uma mesa com as cápsulas. O resultado está aqui, pronto para inspirar vocês!

Uma jardineira nada convencional ilustra esta ideia que tirei da revista Do It Yourself. Os ancinhos e pás que não servem mais para a jardinagem foram usados para marcar a área restrita às forrações neste jardim. Pela mistura de espécies, ele não esconde o perfil caseiro. Possivelmente o morador plantou mudas doadas por vizinhos, amigos…enfim, construiu o seu cantinho com memórias – assim como uma casa deve ser!

Os paisagistas têm procurado incluir plantas além da área comumente reservada a elas. Entre as possibilidades, destaco os muros de casas e paredes de apartamentos. Assim como os painéis verdes, treliças e vasos tomam o plano vertical em busca de diferentes efeitos. O paisagista Alexandre Furcolin exemplifica muito bem o que cito acima com esta parede pontuada por vasos – aliás, que não abrigam exclusivamente plantas, mas pontos de iluminação com focos de luz sobre o banco. Ótima solução para jardins de todos os tamanhos, inclusive de varandas.

A brisa mais fria indica a mudança de estação. Aparentemente, o verão se despediu do hemisfério sul ontem, mas desde o início da semana passada o clima já havia se transformado em São Paulo. Se o verão é marcado pelas chuvas constantes e sol em demasia – o que faz com que as plantas cresçam, se desenvolvam e floresçam -, o outono é caracterizado pela redução de água e de sol - consequentemente, traz a queda das folhas, uma preparação lenta para a dormência comum no inverno. Justamente por este motivo, nesta estação diminuem as adubações, as podas e manutenções. Vale apenas retirar as folhas secas e amareladas. A tulipa da foto, tirada do blog 79 ideas, indica que a partir de agora fica mais fácil ter um vasinho com esta espécie – que gosta de frio – em casa. Só não se esqueçam de regá-la com gelo. Isso mesmo: coloque dois ou três cubinhos de gelo e deixe-os derreter lentamente sobre a terra. Isso vai fazer com que ela dure mais.

Mesinha de colo
O assunto principal deste blog continua o mesmo: flores, plantas, árvores e afins. Justamente nesta última categoria devo incluir esta fofura irresistível para um café da manhã na cama. A mesinha de colo Flo, criada pela designer russa Kate Pashinova, substitui a tradicional bandeja de colo. A principal diferença: um de seus pés é, de fato, um vasinho para colocar água e montar um arranjo de flores bem gracioso. O melhor é que o contemplado com o café surpresa não terá medo de derrubar o vaso de flor sobre a cama!

Depois de vidros, bandejas


O reaproveitamento de caixas tetra pak, vidros e latas para dispor flores não é nenhuma novidade para nós que gostamos do assunto. Mas a maneira de apresentar estes “vasos”, ou seja, como reuni-los de forma que fiquem interessantes, isso sim ainda rende discussões. Eu, muitas vezes, já juntei vidros de tamanhos e até cores diferentes sobre a mesa, sem nenhum outro artifício. Mas fiquei com vontade de experimentar colocá-los sobre uma bandeja como mostram estas duas ideias que tirei do blog inglês Selina Lake. As bandejas de zinco também não precisam ser necessariamente bandejas. Podem ser formas de bolo ou caixas de zinco. O importante é que criem contraste com a reunião de flores e vasos.

Curtiram o blog? O endereço é http://colunas.casaejardim.globo.com/cheirodemato/. Te vejo lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!