quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O inferno da dor de dente X Canal dentário

Bom dia gente, estive sumida por cauda de uma bendita dor de dente que começou com uma dor de cabeça e quase me deixa louca! 
http://kidagakash.blogs.sapo.pt/arquivo/voltei.gif

Na nossa sessão hipocondria de hoje vou falar de tratamento de canal, um procedimento que pouca gente conhece, mas que muitos realizam pra evitar a perda definitiva do dente. Semana passada tive uma surpresa: Depois do almoço, comecei a sentir uma dor lancinante que ia da cabeça ao queixo e no hospital precisei de uma dose forte de remédios combinados para diminuir a dor.


Depois que fui ao dentista fiquei sabendo que a raiz do meu dente  (por fora ele estava tão bonitinho) estava toda infeccionada e que precisaria fazer um canal com urgência.  

Curiosidade: 

Pelos idos de 1.780, um artista do sul da França esculpiu em marfim uma réplica de um molar humano, com aproximadamente 10 centímetros de altura, que se abre mostrando em sua parte esquerda um verme devorando um homem. Em sua parte direita a dor de dente se equipara aos tormentos do inferno. Collection Deutsches Medizinhistorisches Museum, Ingolstadt.
Achei no site http://www.colgate.com.br a explicação simplificada e sem rodeios do que é esse tratamento, leiam!

O que é Tratamento de Canal?

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.
Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:
  • Dente quebrado
  • Cárie profunda
  • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.
Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.

Como é tratado o canal?
O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:
  • Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
  • Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.
  • Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.
  • A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.
  • Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

Qual a durabilidade de um dente restaurado?
Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.

Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.

Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado.

Polpa do dente danificada por uma cárie profunda. A polpa é removida
e os canais são
limpos antes de serem preenchidos.
A cavidade é preenchida e selada.

 
Bom pessoal, cuidem dos dentes, eles são MUITO importantes!!!!!!!!!

25 comentários:

  1. Gostei muito do seu depoimento estás de parabéns, mas queria saber de vc se tratamento de canal é doloroso, não fiz ainda pq tenho muito medo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. pra quem quer saber se canal doi, bom aki vai a resposta: na hora da instrumentação do canal não doi nada porque ele estara anestesiado, sempre pergunte ao dentista se vai ter anestesia e se ele disser que não, peça pra ele pq é seu direito, o problema é depois que a anestesia acaba rsrsrsr, doi pra caramba precisei me entupir de analgesicos pra suportar a dor, mas o legal é que deve durar só uns 3 dias a dor depois passa,até que mexam nele novamente.

    ResponderExcluir
  3. meu deus vo faze um canal amanha e to morrendo de medo tomara q eu num sinta nda nem na hora e nem depois

    ResponderExcluir
  4. E tomar cuidado para o dentista não aplicar anestesia do paraguai ou perfurar o osso isso dói bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo um canal dentario e doi pra caramba, já estou desesperada com tanta dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mentira!!! Um canal não dói nada, só dói pra gente fraca.
      Canal é a melhor coisa que tem depois fica em casa de repouso só tomando sorvete, se doer quer dizer que você é uma pessoa fraca e não merece nem ter dentes.

      Excluir
  6. Tive que retratar (refazer) um canal que fiz com 14 anos. Nem tomei anestesia, pois como já havia feito o canal, não doeu nada. Fiquei uma hora e vinte minutos com a boca aberta e o dentista conseguiu terminar em uma sessão. Colocou o curativo e o próxomo passo seria a restauração do bloco. Não senti nada o resto do dia, mas no meio da madrugada, comecei a sentir um incômodo. No dia seguinte o dente estava muito sensível, sentia dor próximo as maçãs do rosto, além do rosto ter ficado inchado. Tive que tomar antibiótico por uma semana, no terceiro dia de tratamento a dor sumiu e o inchaço diminuiu quase que por completo. Não foi o fim do mundo, mas é chato pra caramba!

    ResponderExcluir
  7. AFFS TENHO QUE FAZER UM CANAL COM 12 ANOS ACHO QUE VAI DOR MAIS COMO TENHO QEU COLOCAR APARELHO E O JEITO FAZER

    ResponderExcluir
  8. ooks foi útil pra min estive no dentista com um medo danado mas ainda bem que fechei os olhos e só escutei o barulho da caneta trabalhando kkk
    foi hilario que pena que eu ainda vou ter que voltar pra fazer o canal tomara que Naum doa : ele só fiz a limpeza e agora tenho que voltar pra fazer o preenchimento do dentro Naum vai doer né ??

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado gostei muito das dicas.. Parabens pela iniciativa !!! abs Rafa

    ResponderExcluir
  10. Gente tenho tres canais para fazer e não sei mas no que pensar tem umas pessoas que diz que não doi!e outros diz que doi aiiiiiiiii estou morrendo de medo mas fazer oque tenho que fazer vluuuuuu.

    ResponderExcluir
  11. Poxaa que queria uma reposta concretaaa, uns dizem que doi outros dizem que não afff...To morrendo de medo, tenho que fazer um canal que ''medaaa''

    ResponderExcluir
  12. Fiz um canal hoje no dente molar. Estava morrendo de medo, mas ele aplicou a anestesia e nao senti nada de dor, a nao ser uma hora que ele estava para tirar a polpa, mas ele deu anestesia dentro do dente e na mesma hora a pontadinha se foi, mas se for dizer a verdade, eu nao senti nada a nao ser os movimentos do medico raspando o interior do dente, fora isso, mais nada. Mas como alguns dizem sentir dor é devido a ter deixado passar muito tempo p o tratamento, assim deixando a raiz inflamada. Se a raiz n tiver inflamada nao tem como sentir dor. Podem ficar tranqüilos. Aqui em casa minha mãe e meu pai já tinham feito sem dor, agora provo que isso é verdade.

    ResponderExcluir
  13. Uma dentista mexeu no meu dente central direito há uns 30 dias atras, depois disso eu comecei sentir uma sensibilidade horrível em meu dente. semana passada esse dente inflamou e quase morri de dor, minha dentista abriu o dente e saiu muito pus, ela disse que preciso de um canal nesse dente. vou fazer esse bendito canal dia 20/09/2012 estou com muito medo, pois por cima do dente ainda resta um pequeno inchaço e estou usando aparelho. Corro algum risco? Por favor me ajudem....

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  15. Cara comparado a dor de dente é um laraiso o canal , o foda é quem tem fobia qeto nem eu , o dentista vai da uma receita com ucom um medicamento chamado bipro.... Pergunte a ele sibre # é so tomar 12 12 horas. Só dois o primeiro dia com eaae medicamwnto agora tem sem remédio deve doer mesmo .

    ResponderExcluir
  16. Comecei a fazer um canal hoje, fiquei com muito medo, mas deu tudo certo não sentir nada.Depois que anestesia passa fica um pouco de incômodo mas nada que não da pra suportar, agora esperar a proxima sessão, espero que não sinta nada.Se sentir eu conto pessoal.kkkk


    ResponderExcluir
  17. Hoje fiz um canal' sinceramente! Doeu muiiito' uma dooor orrivel'
    porem vai de cada um, no meu caso deichei passa muiito tempo.
    por isso a tamanha dor creio eu.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, foi muito bom para mim ler sobre esta materia e ainda ler todas estas respostas, pois vou dizer porque. Eu fiz um tratamento de canal ao qual terminei em uma semana e eu senti tanta dor que acabei achando que o canal havia dado errado, mas agora já não sinto mais nada. Que bom.

    ResponderExcluir
  19. Na hora do tratamento não doi muito,,mas depois minha amiga,,pensa num trem latejante, desconfortável .
    O negócio é se entupir de remédio. No meu caso de 4 em 4 horas.

    ResponderExcluir
  20. Bom para abrir o dente no caso remover a restauracao ....realmente essa parte é tranquila porem quando o dentista vai administrar a anestesia debtro do dente vc sente uma pressao como seu dente fosse estourar....ex um fio eletrico dando um choque denteo do dente..porem é rapido quando sentir essa dor ja passa no instante..e depois nas semanas ela passa a lima ate terminar de matar o nervo nao esquecendo que colica um remedio para auxiliar na morte do nervo..morreu acabou a dor sorriso novo

    ResponderExcluir
  21. e eu tambem começando a fazer tratamento de canal ja fui pela primeira vez o dentista mexeu muito no meu dente doeu e ainda tou com o dente doendotive que tomar remdio estou com muito medo de volta la mas fazer o que tenho que volta pra acabar logo com isso

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz um canal e foi muito dolorido! Durante e depois dores horríveis, tomei antiinflamatórios!

    ResponderExcluir

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!