sábado, 29 de dezembro de 2012

Cuidados com o sol

Verão, férias e a inevitável praia/piscina/mangueira/chuveirão, etc não tem como não aparecer. Com esse calor de matar em boa parte do país, fica difícil não escapar do visual "camarão ferventado".

O pessoal daqui de casa está trocando de pele e o pós sol virou artigo disputado por aqui, entãaaaao, pra prevenir as queimaduras e suas consequências, confira as dicas do site http://www.dicasgratisbrasil.com/perigos-do-sol-para-a-pele/

Chega o verão e toda mulher deseja conseguir aquele bronzeado para exibir por aí, causando inveja para as amigas e despertando o interesse dos homens. Mas, quando o sol deixa de ser saudável e se torna prejudicial à saúde? Você conhece esse limite e toma as precauções para que aquele bronzeado incrível não acabe se tornando uma incrível dor de cabeça?


Saiba que em muitos casos pode ocorrer uma verdadeira queimadura em sua pele, você ficará vermelha e descascando e não conseguirá seu bronzeado, apenas uma doença de pele. As consequências de se tomar sol sem os devidos cuidados podem ser extremamente desagradáveis.
Antigamente, quando a camada de ozônio não estava tão destruída, as pessoas não cultivavam o hábito de utilizar protetor solar, o que ocasionava queimaduras e pele descascada. Porém, com a progressiva destruição da camada de ozônio e a consequente diminuição da filtragem dos raios solares, é maior o risco na só de queimaduras, mas também de câncer de pele.
Para cultivar a saúde de sua pele é fundamental o uso de filtros solares com fator mínimo de proteção 15, sendo que varia de acordo com a cor da pele, pois quanto mais clara a pele, mais alto será o fator de proteção necessário. É importante ressaltar que o objetivo do filtro solar não é permitir uma exposição mais prolongada ao sol e nem garantir um bronzeamento. Aplique sempre antes da exposição ao sol e se você entrar em contato com a água, passe o protetor novamente.
Também é essencial o uso de óculos escuros, devendo os mesmos ser adquiridos em óticas e não em qualquer lugar. A aquisição de óculos escuros em óticas é necessária em virtude da importância das lentes conterem realmente filtros de raios ultravioleta, o que não é assegurado pelos óculos oferecidos em bancas de camelôs.

Outra opção de proteção contra os efeitos nocivos do sol é o uso de chapéus e bonés.
Não se exponha ao sol no horário entre as 10 e às 16 horas, horário crítico da incidência de raios ultravioleta que podem causar câncer de pele e demais doenças relacionadas à exposição aos raios solares.
Os danos provocados pela exposição solar abusiva se acumulam no dia a dia, então é necessário que a prevenção seja feita desde a mais tenra infância. Portanto, se tiver filhos, faça-os usarem o protetor solar desde agora, conscientizando-o sempre da importância do uso do mesmo. Se você não foi acostumado a se proteger desde a infância, a hora de começar a se proteger já passou, portanto, deixe de protelar e comece a tomar mais cuidados com a sua pele.
Se não consegue abrir mão do seu bronzeado, experimente o uso de cremes autobronzeadores. Mas, lembre-se: é melhor ficar com seu tom de pele normal e saudável do que com um bronzeado, porém doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!