terça-feira, 13 de novembro de 2012

Móbiles para todos os gostos!

Estou louca por um móbile, mas não quero aquele "troço" comum, pasteurizado. Quero mesmo é artesanal, "com cara de aconchego" e no banana craft encontrei uma série de móbiles para quarto de bebê, confere aí:
enfeite para quarto de bebê - parede
Como eu estou com móbiles na cabeça – e morrendo de vontade de fazer vários, selecionei algumas ideias para enfeitar quartos de bebês. São todos modelos feitos a mão, para inspirar e deixar todo mundo com vontade de fazer ou comprar alguns também… O da foto acima, para parede, é de Miss Pompon.

móbile de bichinhos - tricô - lã - bebê
Este, de bichinhos de lã feitos de tricô, é de Otras Ventanas.
passarinho - borbnoleta - fuxico - móbile de tecido
fio de estrelas de tecido
fio com figuras de tecido - anos 70
Os de tecido são de Jasna Janekovic e atendem a gostos mais delicados ou mais modernos, tanto em versão de parede quanto de teto.
dream catcher - passarinho
O dream catcher pode enfeitar o berço ou a porta do quarto. Perfeito para espaços bem românticos e para menininhas fofas. O da foto é de Nest Decorating.

Para saber mais:
-Miss Pompon
-Otras Ventanas
-Jasna Janekovic
-Nest Decorating

Outra idéia incrível saiu do site oartesanato.com, anote os materiais!

Adorável móbile de pássaros

móbile-de-pássaros-2
O artesanato de hoje é um adorável móbile de pássaros feito em feltro para o quarto do bebê. Pendure-o em casa se tiver filhos pequenos, ou, do contrário, presenteie-o em algum chá de bebê.
O móbile também pode ser elaborado em outros materiais. No caso, usamos feltro porque é espesso e durável.
Materiais:
  • 2 galhos de árvore pequenos
  • Algumas cores de feltro que combinem com o quarto de seu bebê
  • Cordão ou corda colorida
  • Agulha e linha
  • Enchimento
  • Adesivo quente (pistola de silicone)
  • Gancho
Passo-a-passo:
Em primeiro lugar, você deverá salvar o desenho do molde em seu computador (clique na primeira imagem da galeria abaixo para aumentá-lo), imprimi-lo e cortá-lo.
À continuação, corte diferentes peças de feltro usando seu molde. Para cada pássaro, corte 2 peças do corpo e 4 das asas. Logo, junte-as dando pontadas no contorno, seguindo também o modelo do molde, mas deixando um espaço aberto próximo ao lugar destinado às asas para depois colocar o enchimento.
Encha e feche seu pássaro. Acrescente as asas com uma pontada em formato de “X” (ver molde). Faça quantos pássaros quiser, seguindo o mesmo procedimento. Uma boa dica é utilizar diferentes cores de feltro para deixar seu móbile mais colorido e alegre.
Para pendurar o móbile, ponha um parafuso em seu teto – ou em qualquer outro lugar em que você desejar colocá-lo. A seguir, amarre um fragmento de barbante ou cordão entre o gancho e o primeiro galho. Faça o mesmo entre o segundo galho e o primeiro, de modo que fique como na segunda fotografia abaixo. Agora seu móbile está pronto para colocar os pássaros!
Para isso, pendure uma pequena peça de cordão ou barbante no galho e cole-a no entre as asas do passarinho com uma pistola de silicone. Se você não tiver uma em casa, faça uma pontada no lugar. Adicione quantos pássaros você quiser a diferentes alturas e faça seu móbile único para você e o quarto de seu bebê!
Boa sorte!
  • mobile-de-passaros-4
mobile-de-passaros-1
 Outra idéia retirada do blog 1001 feltros:

Móbile de bichinhos para berço

Um móbile com animais feitos em feltro, para pendurar no berço do neném e combinar com a decoração do quarto, verde e branca.
A mamãe escolheu os bichos e sua cores.
Tenho notado que várias mamães tem preferido decorar o quarto de seus filhos com móbiles artesanais. Um boa opção para quem gosta de personalizar e ser original.

No site Vila do artesão vi uma das melhores idéias de móbile, curte aí!
Móbile de passarinhos pendurado no teto do escritório
 

Ter um móbile é muito fácil. Reciclando retalhos de tecido e revistas velhas vamos montar um móbile muito fofo para o quarto das crianças, o escritório ou até para a sua copa.

Como fazer

Ajuste o tamanho, imprima o molde ao lado e recorte em papel grosso. 
Separe folhas de revistas velhas com bastante texto. Eu escolhi folhas de revistas em papel mais encorpado que facilitam o trabalho. Posicione o molde do passarinho sobre o texto, risque e recorte. Para cada passarinho corte dois moldes, um normal e o outro invertido. Prepare folhas de revistas e tesoura
Aplique cola e junte as partes Para deixar o passarinho mais firme vamos juntar dois deles. Para isso pincele cola branca por igual num dos modelos. Use cola sem diluir para não deformar o passarinho.
Junte as partes do passarinho alinhando-as perfeitamente. Lembre que dos dois lados deverão aparecer somente textos, pra dar um resultado mais bacana. Junte as partes do passarinho

Se você estiver usando folhas de revistas daquelas bem finas, é aconselhável colar entre as folhas um papel mais duro para que ele não fique todo torto com o tempo. Aproveite caixas de embalagem para fazer isso, e recicle mais um pouco.

Deixe secar sob livros pesados Para que a colagem fique perfeita, deixe os passarinhos secarem sob um peso, como livros grossos.
Recorte o molde das asas, aqui em roxo, em retalhos de tecido de todas as cores que tiver. Aproveite todas aquelas sobrinhas que você tem guardadas. Para cada passarinho são duas asas, lembre-se. Recorte o molde das asas em tecido
Aplique cola no tecido com pincel Aplique cola branca no tecido com pincel. Passe cola por toda a superfície.
Tomando o molde como base, posicione as asas nas laterais dos passarinhos e cole. Aguarde secar. Cole as asas nos passarinhos
Fure o corpo do passarinho com agulha Fure o corpo do passarinho com agulha de tapeçaria ou uma agulha grossa.
Passe o fio de nylon pelo furo, dê um nó e derreta a pontinha do fio para que não escape. Passe o fio de nylon pelo furo
Amarre o nylon no galho Amarre a outra ponta do nylon no seu suporte. Disponha pelo suporte de forma harmoniosa, todos os passarinhos que preparou.

Dicas:
  • Use outros elementos para compor o seu móbile junto com os passarinhos. Eu usei flores coloridas também recortadas de páginas de revistas. Intercale esses elementos e crie um movimento em seu móbile.
  • Use como suporte o que tiver à mão. Eu escolhi um galho seco de uma poda que fiz no jardim. Passei um cupinicida no galho e um selador que reavivou a cor. Ficou perfeito. Uma dica fácil é usar arames grossos como suporte.
  • Para pendurar seu móbile crie vários pontos de apoio no suporte. Eu usei dois, amarrando os fios de nylon um de cada lado e juntando ambos num único gancho no teto.
Móbile feito com reciclagem de revistas e retalhos de tecidos
O seu móbile pode ter o tamanho que desejar, estude o espaço para onde ele irá e monte com a quantidade de elementos que ficar mais bacana. Eu usei 8 passarinhos e 8 flores dispostos de formas diferentes. Ficou muito gracioso, o toque que faltava no meu atelier.

Veja outra dica da Vila com móbiles, clique e leia Como fazer um móbile de tecido 
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

Esse ficou chique demais, vale a pena anotar e fazer, tirei do site portaldeartesanato.com.br

Móbile de papel vegetal

Por Tatiana Izquierdo | Fotos: Itaci Batista e Moisés Nascimento | Produção: Ana Rita Castanho | Criação e execução: Alice Yozhiyoka
O jardim ganha mais beleza e modernidade com o móbile feito de papel vegetal 180g. Nesta peça, Alice reutilizou também filtros de café, para dar um toque mais rústico no trabalho final

Móbile de papel vegetal

Materiais utilizados no passo a passo de artesanato com papel:
• Cola branca
• Régua
• Caneta para papel vegetal
• Fio de náilon 0,35 mm
• 3 Filtros de café usados
• Argolas de alumínio coloridas
• 1 folha tamanho A2 de Papel vegetal 180 g
• Tesoura
• Estilete
• Pincel largo para colagem
• Agulhão
• 1 folha de A4 de Papel horlle de 2 mm
• Espátula
• Molde das peças redondas
• 168 no tamanho de 5cm
• 108 no tamanho de 4 cm

Onde encontrar:
Alice Yozhiyoka - Tel.: (11) 2855-1104.


No artesanatofinal.blogspot vi uma proposta igualmente tentadora... o difícil vai ser escolher só um!!!

MÓBILE DE PASSARINHOS

Eu adoro móbile. Já disse isso antes e um dia ainda vou fazer um móbile Calder. Enquanto isso vou treinando com passarinhos. Primeiro o tsuru de papel, e agora esse de tecido. Sabia que um dia todos aqueles retalhos que compro no Saara iam fazer bonito!

PASSO A PASSO:

Material:
Tecidos com diferentes estampas (2 estampas para cada passarinho)
Tesoura
Linha
Agulha de costura
Enchimento de almofada (espuma)
Gravetos
Fio de nylon

1. Corte os tecidos usando o molde. O corpo do passarinho deve ser cortado com o tecido dobrado, duplo.
2. Dobre o avesso pra fora e comece a costurar a base no corpo pela ponta da cauda.
3. Costure as partes juntas com um ponto próximo e firme. Faça ponto por ponto. Você também pode fazer uma costura indo e outra voltando.
4. Quando chegar à ponta da base, dobre o corpo e faça um ponto na altura do peito, que vai permitir passar para o outro lado. Deixe para costurar a parte da cabeça depois.
6. Vire o pássaro pronto para o lado correto (tire do avesso).
7. Preencha com espuma. Como eu comprei espuma comum, cortei antes em pedaços menores para que não deixasse grumos visíveis. Não coloque espuma na cauda. Feche o passarinho.
8. Repita o processo até obter um número suficiente de passarinhos para um móbile.
9. Costure os passarinhos ao graveto. (Eu peguei os ciprestes das flores da semana passada, tirei as folhas e coloquei pra secar.)

Dica: Os tecidos eu compro nas lojas da Av. Passos, no centro do Rio de Janeiro. Saem por R$2,99 o metro do retalho colorido.

Update: Vi esse mesmo molde de passarinho (será que pegaram aqui?) à venda como sachê, com algodão perfumado dentro.
Clique no molde para ampliá-lo.
molde passarinho

Fonte: Spoolsewing
 Abraços e mãos à obra!!!


7 comentários:

  1. oLÁ Mônica! Passando pelo google para buscar mais um molde de passarinhos, me deparei com seu blog entre centenas de ideias adorei a q vc postou, vou seguindo seu blog maravilhoso, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, obrigado por me seguir e é um prazer ajudar. já tentei mudar essa configuração mas está difícil, mas retiro sim!!! Um abraço!!!

      Excluir
  2. Monica querida desculpa falar, mas retire esse item do seu blog VERIFICAÇÂO DE PALAVRAS pq dificulta as pessoas comentarem e muitas desistem, bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog! Estarei te seguindo... beijinhos =D

    ResponderExcluir
  4. Olá Mônica,
    me interessei pelo móbile de bichinhos. gostaria de saber se vc vende e qual é o preço.
    Grata,
    Elaine Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, não, eu não faço para vender, mas posso ensinar a fazer o móbile passo a passo tudo explicadinho. Se quiser me pede pelo email monicamonazzi@yahoo.com.br Abraços!!!

      Excluir

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!