quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quartos de bebê

Ainda no clima da novidade, abaixo tem um monte de idéias para quem quer montar um quartinho original para o baby. Catei no site http://www.portaldecoracao.com.br
Texto Fernanda Strazzacappa | Fotos Alexandre Dotta | Adaptação Ana Paula de Araujo
Foi-se o tempo em que todo quarto de bebê seguia uma decoração clássica, com cores neutras e estilo definido. Atualmente, diversidade é a palavra de ordem. Há quem prefira os mais tradicionais com base em tons pastel e bordados; os que se rendem aos adesivos, móveis coloridos e tons mais vibrantes; e ainda os que optam pela combinação dos dois padrões, aliando modernidade e tradição.

Com tantas opções, muitas mães de primeira viagem sentem-se perdidas, sem saber por onde começar. Para ajudá-la a definir suas preferências, elegemos seis projetos inspiradores e cheios de estilo. Prepare-se para uma deliciosa viagem a esse mundo repleto de ternura. Boa sorte!

Retrô nada, ele é jovem

Um espaço masculino, com aura retrô e lembranças da infância. A partir do tema de brinquedos antigos, a decoração explora clássicos imortais, como soldadinhos de chumbo e cavalinhos de pau.



As pitadas de modernidade ficam por conta do mobiliário laqueado em tons vibrantes com detalhes levemente desgastados. “A proposta foi trabalhar a ambientação a partir do composé de estilos e materiais, que acrescentam um ar vintage ao ambiente, aliando contemporaneidade e tradição”, explica a empresária Cristina Santos, da Ri-Pô-Pi.

Meio lambri e papel de parede deixam o espaço ainda mais aconchegante. Poltrona de camurça azul-marinho com capitonê e almofadas são coordenadas ao enxoval. A mesa lateral azul e a prateleira laqueada de vermelho levantam o astral do ambiente, seguindo as tendências internacionais da decoração.

Projeto e execução: Ri-Pô-Pi.

Sonho de menina

Que menina nunca quis ser uma fada? Ou, pelo menos, fez um pedido especial à sua fada madrinha? O fato é que o tema permeia o imaginário de muitas garotas que desejam viver um sonho encantado. Por isso, a ideia de decorar o quarto de bebê com fadinhas seduz a maioria das mães que buscam uma proposta leve para fazer da chegada da pequenina um momento mágico.

Os elementos principais da decoração são justamente as mocinhas que aparecem nos quadros, na cama de babá, nos enfeites e no enxoval de Toile de Jouy. Trabalhado a partir do composé lilás e branco, com detalhes em verde-pistache, o espaço exala delicadeza e cria um clima de fantasia. As almofadas combinam diferentes padronagens de tecido, richelieu e aplicações de bordado. O berço provençal entalhado à mão acrescenta ares de realeza ao espaço. A cama de babá, do mesmo modelo, pode ser aproveitada quando a pequena sair do berço, mantendo a proposta da decoração.

Projeto e execução: Dip en Dap.

Colorido infinito

Uma proposta única, irreverente e cheia de personalidade. Criado com o objetivo de fugir do convencional e, ao mesmo tempo, manter a suavidade e o romantismo, o espaço tira partido de móveis patinados com uma profusão de cores, passando do amarelo ao lilás.

O diferencial é o estilo rústico e a atmosfera campestre, criada principalmente pela pintura aquarelada de graciosos passarinhos. “As pessoas ainda têm um certo medo de ousar e acabam fazendo sempre tudo igual.

"Mas o bom de quebrar regras é o resultado sempre gratificante. Com este projeto, provamos que é possível criar um quarto delicado e feminino, sem ter de recorrer às mesmas cores, estampas e aos mesmos materiais”, ressalta a artista plástica Fabíola Dal Pra.

Projeto: Fabiola Dal Pra; execução: Atelie Colorir; pintura da parede, móbile, puxadores da cômoda, kit de higiene: Ateliê Colorir; berço, cômoda, cadeira de amamentar e tapete: Carol Martini; kit de berço, bichos de tecido, manta, cortina: Atelier Panacéia; luminárias: Renata Sandoval; mesa lateral: Depósito Santa Fé.

Clean e delicado

Para atender à proposta de fazer um quarto claro e funcional, foram escolhidos móveis modernos e brancos, com nuances de lilás. “Queria um espaço amplo e gostoso que dialogasse com o restante da casa, seguindo o estilo contemporâneo. Para dar essa sensação, abordamos o tema de flores e borboletas, que exala suavidade”, conta a mãe.



Um dos pontos fortes do ambiente é a marcenaria. Nichos, prateleiras e cômoda são dispostos de modo a aproveitar o espaço e permitir a livre circulação. Para ampliar a área útil da suíte, a porta de correr é camuflada pelo painel de MDF. “Ele esconde a porta do banheiro e dá um toque mais moderno e diferente à decoração. No futuro vou inserir nichos de acrílico para acomodar os bichinhos e as bonecas de Dominique”, ressalta a mãe.

Projeto e execução: Cristiana Castro; enxoval, roupa de cama, kit de higiene, trocador: Ermida Decorações; berço: Per Bambini; nichos, cômoda, prateleira e painel de MDF: GS Marcenaria.

Azul para as mocinhas

Um misto de modernidade e tradição. Criada a partir da poltrona, recoberta de ursos de pelúcia, a proposta com pitadas de ousadia sai dos óbvios tons cor-de-rosa e lilás, tirando partido do azul como protagonista da decoração.



Projetada para gêmeas, a arquiteta Cristina Hamoui combina móveis azuis – tendência exposta nas mais recentes mostras de decoração – ao tradicional berço com baldaquino e dossel, responsáveis pelo romantismo dominante no espaço. No enxoval e na cama da babá, tecido casa com poás, bordados, sianinha e grelô acrescentam um visual ainda mais delicado ao ambiente cercado de encanto.

Projeto e execução: Cristina Hamoui; móveis: Quartos e etc: Bebê; enxoval: Valencien; quadros: Rosaria Cunha.

Livre a voar

Não é de hoje que o tema de passarinhos invade a decoração dos quartos de bebê. Infantil e graciosa, a proposta reúne romantismo e contemporaneidade. O papel de parede estampado com flores miúdas enche o espaço de delicadeza, enquanto o mobiliário de linhas retas e o visual moderno pode ser aproveitado em outros cômodos da casa.



O enxoval branco com aplicações de bordado, base em piquê e nervuras, acrescenta um toque lúdico ao ambiente, proporcionando diferentes texturas e estímulos à pequenina que acaba de nascer.

Projeto e execução: Bicho Papão.

Onde encontrar:
Ateliê Colorir – Tel.: (11) 3031-9971 – www.ateliecolorir.com.br.
Atelier Panacéia – Tel.: (11) 3814-0234 – www.atelierpanaceia.com.br.
Bicho Papão – Tel.: (19) 3294-4547.
Carol Martini – Tel.: (11) 3081-6844 – www.carolmartinionline.com.br.
Christina Hamoui – Tel.: (11) 3071-3164 – www.christinahamoui.com.br.
Cristiana Castro – Tel.: (11) 3846-5809 – www.cristianacastro.com.br.
Depósito Santa Fé – Tel.: (11) 3031-2270 – www.depositosantafe.com.br.
Dip en Dap – Tel.: (11) 3846-8489 – www.dipendap.com.br.
Ermida Decorações – Tel.: (11) 3887-1890 – www.ermidadecoracoes.com.br.
GS Marcenaria – Tel.: (11) 3731-4342.
Per Bambini – Tel.: (11) 3845-0849 – www.perbambini.com.br.
Renata Sandoval – Tel.: (11) 3814-5622 – www.renatasandoval.com.br.
Ri-Pô-Pi – Tel.: (11) 3845-3654 – www.ri-po-pi.com.
Rosaria Cunha –Tel.: (11) 3088-1702.
Valencien – Tel.: (11) 5041-5770 – www.valencien.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!