quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As flores do meu jardim

Com a chegada da primavera, minhas plantas que passaram toda a temporada de seca "caidinhas" e meio "capengas", resolveram revelar suas flores e eu não resisti a uma sessão de fotos. Hoje inicio um novo marcador, onde vou colocar a foto e um pouco sobre a planta:

IRIS GERMÂNICA

* Nome Científico: Iris germanica
* Nome Popular: Íris, Íris-barbado, Flor-de-lis
* Família: Iridaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Europa
* Ciclo de Vida: Perene

A Iris germanica é uma das espécies do gênero Iris que mais contribuiu para a formação dos populares híbridos atuais. Suas folhas são longas e laminares, como espadas, e medem cerca de 60 cm de comprimento. Elas são verde-azuladas e ficam dispostas em leque, partindo dos espessos rizomas. Estes rizomas são conhecidos por sua fragrância, quando secos e moídos, o que os torna muito utilizados em perfumaria.


As inflorescências surgem na primavera e verão e são compostas por cerca de duas flores. As flores são típicas do gênero Iris, com três sépalas caídas e três pétalas eretas. Cada sépala apresenta um tufo de pêlos em sua linha média, na parte superior - a barba da íris. Esta barba é geralmente branca com amarelo. As flores são originalmente azuis ou brancas, mas atualmente há centenas de híbridos e variedades das mais diversas cores e combinações em degradeé. Ocorrem ainda variedades com folhas variegadas de branco.


No paisagismo, as íris podem ser utilizadas em maciços e bordaduras, como uma excelente opção perene e de baixa manutenção, com florescimento muito vistoso e nobre. É interessante replantá-las e dividi-las a cada 3 ou 4 anos, ao final do verão, aproveitando-se a ocasião para revolver e adubar o solo. Cuidado: A seiva e outras partes da planta podem ser tóxicos se ingeridos ou em contato com a pele. As íris também podem ser plantadas em vasos e jardineiras.


Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A íris é originária de clima temperado, mas pode ser cultivada em uma ampla variedade climática, florescendo com maior abundância em regiões de temperaturas mais amenas e frias no inverno. Fertilizações anuais na primavera também estimulam a floração da planta. Multiplica-se através da divisão dos rizomas ou touceiras. Ao plantar, deve-se evitar enterrar demasiadamente os rizomas, pois ficam suscetíveis às doenças e produzem menor quantidade de flores.


E então gostaram? essas fotos não são da Internet, foram tiradas no jardim da minha casa e olhe que a primavera está só no começo viu?!

Fonte da informações: jardineiro.net

Um comentário:

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!