domingo, 13 de fevereiro de 2011

Por que Pilates faz bem pra você.

Primeira guerra mundial. Em um campo militar alemão na cidade de Lancaster, Inglaterra, um jovem soldado fazia a diferença no tratamento a feridos e doentes, além de dar aulas de ginástica. O jovem era Joseph Pilates, alemão nascido em Monchengladbach, cidade próxima a Dusseldorf em 1880. Pilates sempre gostou de esportes, praticando boxe, esqui e mergulho na adolescencia, mas foi na vivência sofrida da guerra que Pilates desenvolveu as bases para a criação do método que vários anos depois levaria seu nome e hoje faz sucesso no mundo todo, incluindo o Brasil. Pilates sempre foi estudioso de fisiologia, amatomia e filosofia oriental, tentando criar uma ponte entre esses dois mundos. Ele mesmo era um inconformado com as práticas esportivas realizadas, criando posteriormente aparelhos que exercitam vários grupamentos musculares. Na década de 20 Pilates aos 46 anos imigrou para os EUA a convite de um empresário de boxe, mas seu método ficou realmente famoso entre os dançarinos de Nova Yorque, daí ganhando adeptos e professores em vários países.



O método Pilates tem como base o trabalho de fortalecimento muscular e correção postural através de posturas e exercícios realizados lentamente e com grande auxílio da respiração. Pilates considerava a região abdominal, lombar e pélvica com sendo o "centro de força" do corpo humano, tendo todos os outros gestos derivando ou tendo com suporte essa região. O método consiste em exercícios específicos utilizando aparelhos criados por Pilates tais como Reformer, Cadillac, Eletric Chair, Wunda Chair, Full Barrel, Tower dentre outros. Devido a dificuldade inicial de se comercializar aparelhos tão específicos, posteriormente foi criado o Pilates solo, mais acessível às academias e estúdios. A aula de Pilates pode ser feita por quase todas as pessoas, sendo excelente para aqueles que sofrem de algias (dores) lombares, cervicais e aqueles que desejam melhorias no tônus muscular e na postura. Ideal é que o Pilates seja combinado com execícios aeróbios que favorecem a queima das gorduras, tais como caminhadas, corridas , natação, ciclismo etc...
Lembrando sempre que antes de iniciar qualquer programa de exercício físico, consulte um médico e um profissional de Educação Física habilitado, além de verificar a formação dos professores que ministram o método Pilates.

Boas aulas e um abraço .


O professor Rogério Magalhães Penha é especialista em Fisiologia do Exercício.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!