sábado, 24 de dezembro de 2011

Como começou toda a história

Sem mais assuntos para o momento e já atrasada para a fatídica chapinha, vou colocar o trivial "como tudo começou"Ahhhhhh, e amanhã além de ser o aniversário de Jesus, é o meu também, então... lá vai!


Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

 As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

 Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.


A Árvore de Natal e o Presépio


árvore de natal

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

 Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

 Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

 O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.


O Papai Noel : origem e tradição

 Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

 Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

 A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.


A roupa do Papai Noel

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

 Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

 - Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Resposta a email e comentários

Gente, assim que puder vou responder emails e comentários do blog. Envio gráficos (os que tiver), e o que mais me pedirem. Um abraço a todos!!!!!

O que eu estou vendo- Amanhecer parte I

Ai, Jesus, me abana!!!!!

Vi na quinta feira o filme Amanhecer e se existir alguém na terra que não tenha visto (que goste da estória e da saga, claro), eu vou aguçar ainda mais a vontade de ir ao cinema... hoje eu vou ao cinema... não vou aguentar a tentação de assistir de novo!!!!!

Curte todo o serviço!!!!!











 




(The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1 , 2011)
221413 Este filme estreou em: 18 de Novembro de 2011

A alegria de Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson), recém-casados, é interrompida quando uma série de traições e situações adversas ameaça destruir o mundo deles. Após o casamento, Bella e Edward viajam até o Rio de Janeiro para a lua-de-mel, onde finalmente se entregam a suas paixões. Bella logo descobre que está grávida, mas a chegada da filha, Renesmee, coloca em movimento uma perigosa cadeia de eventos.

TRAILER 1   TRAILER 2   TRAILER 3  

CRÍTICA  



CURIOSIDADES
- Do mesmo diretor de Dreamgirls - 
Em Busca de um Sonho.

- Partes das cenas foram filmadas no Rio de Janeiro.

- Primeira parte do capítulo final de A Saga Crepúsculo.
 
FICHA TÉCNICA
Diretor: Bill Condon
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner,
Anna Kendrick, Jessica Stanley, Dakota Fanning,
Ashley Greene, Jackson Rathbone, Michael Sheen,
Maggie Grace, Kellan Lutz, Nikki Reed, Joe Anderson,
Peter Facinelli
Produção: Wyck Godfrey, Stephenie Meyer,
Karen Rosenfelt
Roteiro: Melissa Rosenberg,
baseado no livro de Stephenie Meyer
Fotografia: Guillermo Navarro
Trilha Sonora: Carter Burwell
Duração: 135 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Summit Entertainment
Classificação: 14 anos

Comida de boteco: bolinho de bacalhau

Rendimento: 12 bolinhos

Ingredientes:

- 300g de bacalhau (pré cozido)
- 600g de batata
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de cebola picada
- 2 colheres de sopa de ajinomoto
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de alho poró picado
- 2 colheres de sopa de salsão picado
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de caldo de galinha
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de queijo cheddar

Modo de fazer:

- Misture todos os ingredientes com o bacalhau, exceto o ovo e as batatas (que já devem estar cozidas, espremida e reservadas, formando uma massa homogênea e fria).

- Esta mistura deve ser levada ao triturador até ficar uma pasta.

- Misture esta pasta do bacalhau com as batatas.

- Bata o ovo numa batedeira, e depois misture-o bem com a massa.

- Com todos os ingredientes misturados numa mesma vasilha, é hora de enrolar os bolinhos. Você pode pegar uma porção da massa e enrolar com as próprias mãos no formato e tamanho que desejar.

- Não é necessário congelar ou empanar os bolinhos antes de fritá-los. Leve-os ao óleo quente e retire-os quando estiverem com aspecto dourado. Seus bolinhos de bacalhau estão prontos para serem servidos!


Fotos: Viridiana Brandão

Bar do Justo
Endereço: Rua Alferes Magalhães, 25/29
Bairro: Santana, São Paulo - SP
Tel.: (11) 2979-7195
E-mail: contato@famosobardojusto.com.br