quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Todo dia é dia de começar algo bom

Hoje, depois de sair de uma consulta ao endocrinologista, passei na frente de uma loja que vende peças para montagem de bijous e jóias, comprei um kit para montar dois colares de pérolas sintéticas. Ao chegar em casa, pesquisei na Internet o passo a passo da montagem com uma técnica de fazer um nó especial. O site também vende peças para a montagem e apresenta artigos e aulas sobre técnicas variadas, o endereço é:
http://www.pedramistica.com.br/como-fazer-joias-bijuterias/tecnicasmontagem.asp?idMat=1606&gclid=CMzS6ez56J8CFWEO5Qod8HbMHQ


Criação e Montagem: Colar de Pérolas de rio com Prata 950 - Nível de dificuldade: Médio - Técnica publicada em 30/01/2008


Material: 1 fio de Pérolas de rio bolinha 7mm; linha 10 p/ fiação de pérolas; conduíte em prata 950 CD01; 2 elos em prata 950 EL26; 1 lâmina (gilete, estilete ou faca sem serrilhado); 1 esmalte incolor e 1 tesoura.

Passo 1: Corte aproximadamente 1,60m de linha 10. Com a lâmina, rape as extremidades da linha (dos dois lados) até formar uma ponta.

Passo 2: Passe o esmalte incolor nas pontas da linha e vá torcendo cada uma delas até que endureçam. Passo 3: As pontas devem ficar assim.
Passo 4: Corte 2 pedaços de conduíte com 1cm cada um.
Passo 5: Passe 1 dos pedaços de conduíte pela linha levando-o até o meio dela.
Passo 6: Passe 1 elo e posicione-o no meio do conduíte. Passo 7: Junte as duas pontas da linha e passe 1 conta de pérola. A linha deve estar com os dois lados iguais em tamanho. Passo 8: Empurre a pérola até que o conduíte se feche em volta do elo, prendendo-o.

Passo 9: Separe as duas partes da linha e dê 1 nó bem junto da pérola.
Passo 10: Ajuste o nó para não deixar espaço entre ele e a pérola.
Passo 11: Junte novamente as duas pontas da linha e passe 1 pérola. Antes de continuar, separe 1 conta de pérola para o final. Agora, repita os passos 9 e 10 até a última conta de pérola. Não dê o nó após colocar esta última conta

Passo 12: Este é o segredo para o acabamento perfeito e imperceptível de qualquer trabalho que se faça com nós entre contas. Passe a pérola que separou em uma das pontas da linha.
Passo 13: Passe também o conduíte e o elo na mesma ponta da linha.
Passo 14: Volte com esta ponta e passe-a por dentro da mesma pérola no sentido contrário, como mostrado na foto acima.

Passo 15: Puxe esta mesma linha até que a pérola encoste na outra. Dê 2 nós bem apertados usando as duas pontas da linha entre a penúltima e a última pérola.

Passo 16: Corte com a lâmina os fios que sobraram bem junto ao nó.

Passo 17: Passe esmalte incolor sobre o nó para que endureça e não solte.

Passo 18: Agora é só encaixar o fecho em S.

Passo 19: Veja como o acabamento fica perfeito e o último nó, invisível

Técnica concluída! Veja na modelo, o colar.

Sugestões: Esta técnica pode ser usada com diversos tipos de pérolas. A nó feito com linha 10 entre as contas confere um excelente acabamento ao colar. Procure combinar a linha com a cor das contas que utilizar. Por exemplo: para um colar de contas de Ametista, o ideal seria uma linha da cor roxa. Atenção para a linha a ser usada: ela dever ser bem forte e resistente como a linha 10.


Variações: Use a imaginação e criatividade quando trabalhar com esta técnica. Veja um modelo de colar que pode ser feito mesclando pérolas com outras contas e materiais.


Demonstração: Veja como fica este colar de pérolas e ametista na modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!