sexta-feira, 29 de julho de 2011

Diário de uma construção- Voltei das "férias"

É, férias de raladores são assim mesmo, só pra sofrer em domicílio. Assim foram os meus dias, de pura correria e stress. Essa semana voltei e não poderia ter enfrentado pedreira pior, a inquilina que alugava meu apartamento decidiu sair de uma hora pra outra (que senso de oportunidade!!!!), minha filha mais velha foi para o hospital com enxaqueca, briguei com a sogra, o pedreiro resolveu investigar o interior da válvula de descarga e quebrou tudo nos deixando completamente sem água e por aí vai, uma semana bem corriqueira, tudo tranquilo...

Bem, você internauta que está a ponto de se (ou me) enforcar com o fio do mouse, calma, não fico mais chorando pitangas e vou para o diário da construção ok???

Parei nas duas primeiras semanas né??? vou colocar mais duas... Deus me ajude...


Semana 3

 Essa é a área onde vai ser a churrasqueira, esse dormente de madeira vai segurar o telhado

 No canto da foto tem a entrada do quarto e do banheiro. Um quarto a mais era essencial nessa casa e um banheiro então nem se fala...

 Esse dia foi incrível, começaram a escavação da piscina, nem acreditei quando a empresa chegou

 Estrutura do telhado. Quis tudo de ferro, sabem como é, filho de peixe, peixinho é...

 YESSSSSS, olha a minha piscina aí gente!!!!!!!! Ela não é linda!!!!! Todo o esforço está valendo a pena!!!!!

 Nessa parte do meio vamos levantar uma torre para colocar a caixa d'água. Não é esteticamente a coisa mais linda do mundo, mas vai servir bem e economizar uma nova estrutura para as caixas... Dois pelo preço de um!

 A piscina já com água (tem que colocar antes de devolver a terra para as laterais). Viram onde ela ficou em relação à construção? Ficou bom???

 Outro ângulo

 Depois dessa parede vai outra laje e as caixas. 500 litros nunca mais!!!!!


Semana 4
 As caixas foram ligadas e ficaram escondidinhas nessa torre. Aquele treco azul (a caixa d'água) aparecendo era o "Ó", a estrutura do telhado já ficou pronta e a borda da piscina já começou a ser feita... Vamos à luta!

 Retiramos umas plantas que ficariam muito perto da piscina e essa coisinha cheia de galhos que ficou é um pé de jabuticaba. Está vivo e vou lutar com ele mais um pouquinho...vai que pega né?

 O mestre de obras desmontando aquela torre HORROROSA de madeira onde ficava a caixa antiga... FESTA!!!!!!

Olha aí o meu pequeno prejuizo. Foto tirada na semana 4 da construção

Bem... deu pra ver a encrenca que eu me meti???? Deveria haver ao menos um artigo na Constituição que alertasse a população quanto aos perigos de se construir alguma coisa. Nada muito grande, tipo "O Ministério da Saúde adverte, construir pode causar infarto fulminante" ou "O Ministério da Saúde adverte, construção pode trazer prejuizos à saúde", coisas do gênero... Affe...
Abraços!!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Decoração- Reaproveitando

Estou nessa onda de fazer o inútil ganhar uma nova função, entãaaaaaaaaaao, garimpei no blog http://interioriartespaco.com.br/blog/ essas idéias incríveis!!!

A idéia é simples: dar um novo uso para aquela peça que provavelmente iria pro lixo!! Achamos algumas idéias bem legais!
Pra começar encontramos este pufe feito com carretel de madeira, geralmente utilizado para transportar fios, que são descartados após seu uso. Bastou uma pintura bem feita e a aplicação de um estofamento com um bonito tecido, para nascer uma bela peça!



Aqui uma sala inteirinha feita com paletes de madeira, que são utilizados no carregamento e transporte de cargas.

Sabe aquele cavalete que sempre vai pro lixo no final da obra? Pois bem, aqui nesta sala ele foi transformado em um lindo aparador.

Um detalhe super charmoso! É só escolher o galho que melhor se encaixe a sua janela, se certificar de que a madeira não está estragada ou com bichos, pintar e pronto! O ideal é utilizar uma cortina como na foto, que seja presa em cima, e utilizar em um local onde o manuseio da mesma não seja tão intenso, pois o efeito é decorativo!

Sabe aquele armário velho que vai ser substituído? Aproveite as gavetas dando um novo uso para elas!

Os caixotes de feira são muito versáteis! Pode-se fazer desde nichos, cachepôs para plantas, mesinhas de canto, (…) é só deixar a imaginação fluir!



Bricolagem: O armário de remédios

Vacilei muito por não ter tirado uma foto desse armário antes de reformar, mas vamos lá.

Pra começar a transformação da nossa área externa, percebemos que era necessário colocar um segundo portão para entrada de carga, pra servir de entrada no caso de futuras festas, etc.

Como a grana está quase sempre curta, recorri ao meu lugar predileto: O ferro velho!!!

Aí está um parque de diversão pra mim, costumo dizer que se você me deixar lá dentro com algum dinheiro para que eu possa garimpar coisas legais, não precisa nem me alimentar.

No dia que comprei o portão, garimpei um tampo de mesa em ferro fundido lindíssimo, um carrinho de limpeza profissional por 15 Reais (!!!) igual a esse daí:

Comprei também as calhas de zinco para o telhado da churrasqueira, 20 tubos de ferro para o canil do meu cachorro, 3 barras grossas de ferro para chumbar o portão, e um armário de remédios, que assim que paguei (10 Reais!) logo me arrependi achando que não tinha conserto.
Tudo isso saiu por 500 Reais!

Como eu digo sempre. O paraíso!!!

Logo pensei em pôr vidro, seria mais lógico e ficaria mais bonito, mas já gastamos uma fortuna de material de construção, não dá pra ficar fazendo gracinhas, então bolei outra solução:

Comprei três retalhos de MDF pra servir de prateleiras e outros três de compensado fino pra colocar nas laterais. Comprei também 1,5 Mt de chita e 2 Mt de plástico cristal e fui à luta pra transformar a sucata em "armáriodechurrasqueirasuperestiloso".

O 1º passo foi  planejar a coisa toda:
 Fiz alguns desenhos de como vai ser a churrasqueira e resolvi misturas cores quentes pra combinar com a cor ocre do grafiatto (cor que vamos usar nas paredes).

Pra contrastar com a cor amarelo ocre pensei em pintar o forno de pizza de cor cerâmica, colocar dois pendentes de chita de fundo azul acima da bancada de granito e o tal armário também revestido de chita pra combinar. Também vou usar o azul em três vazinhos de planta no canto do ármário de bancada e por fim, vou usar uma peça linda em ferro fundido que já tinha guardada, pintada na cor cerâmica, parafusada na parede.


O 2º passo foi lavar o porquinho com sabão e água e depois de muito esfregar ficou limpinho. Em seguida desmontei a porta, desamassei o que estava torto e lixei. Limpei com um pano seco e dei duas demãos de tinta esmalte acetinada na cor branca. Por fim deixei secar por 48 horas.

O 3º passo foi cortar o compensado no tamanho exato das laterais e revestir de chita e depois de plástico. A serra Tico Tico e a cola quente foram minhas aliadas nessa hora.

Montei o armário e não acreditei no resultado, olhem só!!!
Como prateleira usei três recortes de MDF como esse aí do chão e colei fita de PVC nas laterais pra não ficar aparecendo o fundo de MDF.

Ficou legal meu armário feito de puro improviso???

Diário de uma construção- Não compre carro de mulher

Sempre que se ouve alguém querendo vender um carro a frase vem como se fosse obrigatória: "é carro de mulher, pode comprar".

MENTIRA!!!!!!

Mulher não costuma ter dó de carro, geralmente não cuida dos aspectos... "técnicos" da coisa, muitas não sabem calibrar pneus, muito menos verificar água, ignoram barulhinhos vindos do motor e passam longe de conhecer os muitos fluidos que essa máquina de carregar compras necessita.

Eu por exemplo até conheço algumas dessas coisas, mas prefiro dar uma de "João sem braço" no posto pra deixar o frentista verificar tudo pra mim, não por preguiça, pois tenho milhões de coisas na cabeça, três ocupações laborais diferentes, marido, a casa, a obra, roupa, comida, filhos, jardim, cachorro, codornas, passarinhos, etc, etc, etc... se o frentista verifica pra mim é mais prático, quase como uma revisão, só que grátis!!!!


O sofrimento do meu carro veio nessa segunda feira na forma de 2 latas de tinta com 18 litros cada, umas coisinhas pra obra, 2 sacos de lascas de madeira (para paisagismo) e 8 barras de ferro 5.16, com 12 metros cada. Pra ninguém achar que é mentira, que não tive coragem de fazer isso com o meu "Minduim" (é o nome do meu carro), vou mostrar:



Aí estamos nós, meu carro e eu na retirada de mercadorias da Leroy Merlin tentando prender 96 metros de vergalhão no teto...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Foto do professor Girafales e Senhor Barriga para o Twitter

Acabei de achar essa foto no blog http://blogprerigo.blogspot.com, não sei até que ponto é verdadeira, mas não deixa de ser interessante né???

Rubén Aguirrre (Professor linguiça Girafales), completou 77 anos de idade. E dia 24/06, Edgar Vivar (Senhor Barriga) postou em seu twitter uma foto tirada no mesmo dia junto com Rubén Aguirre:



O Professor Girafales tá mais pra Senhor Barriga que o próprio Senhor Barriga

Top Five CQC - Vidente diz que Membro do CQC Morrerá!





Top 1
- A profecia tenebrosa. Um vidente fez uma previsão bombástica para algum integrante do CQC.

Top 2 - O telespectador sincero. Um telespectador surpreende a pequena apresentadora Maísa na hora de responder uma pergunta bem simples.

Top 3
- A moradora famosa. Um repórter vai entrevistar uma moradora de rua que está incomodando a população de Guarapari, porém o que ele não sabia é que ela não era uma moradora de rua.

Top 4
- Ativo ou Passivo?. Um impasse entre um casal homossexual quase acaba em briga.

Top 5 - Chorando Leite. No programa "Qual o seu talento?" um rapaz foi mostrar todos os seus dotes na hora de chorar.

Diário de uma construção- Bricolagem X necessidade

é um termo feio, mas o conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, com a sugestão "do it yourself" ("faça você mesmo"). Isso ocorreu devido ao encarecimento da mão de obra e se desenvolveu com a grande visão dos empresários em perceber este nicho, criando produtos fáceis de serem usados, utilizando embalagens com pouca quantidade e todos com manuais explicativos.

Segundo o Wikipédia, que foi de onde eu catei essa baboseira toda, o termo bricolagem (português brasileiro) ou bricolage/bricolagem (português europeu) têm ambas origem que vem do francês bricolage, é usado nas atividades em que você mesmo realiza para seu próprio uso ou consumo, evitando deste modo, o emprego de um serviço profissional.


Na postagem anterior onde eu mostro a construção da minha edícula e a minha churrasqueira, disse que iríamos precisar delimitar uma área pra pomar, uma vez que o terreno é muito grande e difícil de domar. Por ser tudo muito caro para um terreno de tão grandes proporções, resolvi comprar o material e literalmente me virar no assunto.

Primeiro trouxe 201 metros de pinus bruto de 5 Cm dentro do infeliz do meu carro (olha a foto onde as vigotas da pérgola também embarcaram com 4 Mt de comprimento  e isso tudo num Corsa!!!!!!)

 Esse carrinho mais velho é o responsável por levar mudas de árvores e plantas, pedras, cimento, tijolos, telhas e tudo mais que vocês possam imaginar

Olha a roda do infeliz, mais baixa do que a moral do Congresso Nacional!!!!
Levei essa loucura toda dentro do carro e mais 17Kg de serragem para fazer um canteiro de plantas. Ah e mais 2 latas de tinta e outras coisinhas pra obra...

 Coloquei meu marido pra cortar tudo... Foram só 201 metros, coisa pouca e enquanto isso fui medindo, riscando e montei a primeira peça pra servir de modelo para as outras
 Que caos meu Deus...
Vejam as peças médias que vão enterradas no chão. Depois de tudo vou envernizar ou pintar de branco e proteger as ponteiras dos cupins

A primeira cerca pronta... Ficou boa??? Acho que pra uma carpinteira eu sou uma boa jornalista...

Abraços!!!

Diário de uma construção- 2 semanas

Sumi por 2 semanas porque precisei comprar uma tonelada (na verdade várias toneladas) de material para fazer a obra lá da minha casa e fiz tudo sozinha, comprando material, pesquisando preço, marcas, negociando descontos, brigando por fretes grátis e tudo mais. Só sei dizer que vou sair dessa com uma churrasqueira nova e alguma experiência extra na bagagem.

Aí está um pouco do material da obra. 
Dividi em três categorias:
1-Materiais grossos, como areia, brita, tijolos e telhas que podem ficar ao ar livre;
2-Materiais que não podem ficar expostos ao sol e chuva, como cimento que tem uma lona pra cobrir à noite, a churrasqueira e o forno de pizza, as tintas, os armários, as caixas d'água, argamassa, telas metálicas, pisos, madeiras, etc
3-Materiais pequenos, fáceis de perder ou levar eu estou acumulando dentro de casa até chegar a hora de ser utilizados, como tubulações, material elétrico, etc

Não sei até que ponto isso está errado, mas está dando certo até agora. Eis o resumo das duas primeiras semanas de obra:

Semana 1 (o feriado atrasou um pouco)
 Dia 1, os operários começaram a fazer a marcação

 Na parte de trás vou colocar uma cerca pra delimitar o pomar, é terreno demais!

Dia 2, precisei trazer 40 Metros de madeira de pinus (30 cm) dentro do meu carro pra não atrasar mais

 Elaborei uma lista com o pedreiro, lógico que depois surgiram algumas coisinhas e essa listagem se aplica somente a minha obra. Quem estiver pensando em construir deve fazer uma estimativa de preços e quantidades de itens de acordo com a metragem e o acabamento do projeto escolhido. Assim que puder parar um pouquinho vou escanear a planta baixa do meu projeto para que vocês possam ver como bolei o negócio todo.

Semana 2
Já dá pra ver onde vai ser o quarto da edícula, dá pra ver onde vai a janela do banheiro e a churrasqueira, que vai ser aberta de dois lados.
A parte de trás e o quarto já com a janela, que depois vai ser pintada de branco

  Caramba eles são muito profissionais, nem acreditei quando cheguei e vi as paredes dessa altura!

O local onde ela vai ficar em relação à casa ficou bom e vou adorar derrubar esse troço hediondo que hoje chamamos de caixa d'água. Já pensou se fosse ficar lá atrás do terreno? seria um sufoco pra pegar algo na cozinha!
Bem, por hoje é isso aí, vou tirar mais fotos, mostrar mais detalhes e contar tudo que puder dessa loucura que inventei, um abraço a todos!!!