domingo, 12 de janeiro de 2014

Casa segura e férias tranquilas

Pauta obrigatória nessa época do ano, os cuidados com a segurança durante o período de férias deve fazer parte também das prioridades de quem quer mudar de ares no fim de ano. Para isso, algumas dicas devem ser seguidas.
No site www.guarida.com.br encontrei dicas perfeitas pra evitar dor de cabeça e acho que todo mundo que pretende pegar a estrada deveria dar uma conferida nos conselhos preciosos da página:

Vai viajar durante as férias? Confira algumas dicas de segurança para o seu imóvel
Com a chegada do verão, muitas pessoas decidem tirar férias com a família e amigos para viajar. Por isso, é importante tomar alguns cuidados em relação à segurança de sua residência para evitar alguns problemas e acontecimentos não planejados. Confira algumas dicas que a Guarida Imóveis selecionou para você aproveitar os dias de recesso com tranquilidade.

Procure não divulgar informações sobre a viagem
Procure não comentar na rua e perto de estranhos que vai viajar. Avise ao síndico e aos porteiros, para que eles tenham mais atenção com o imóvel naquele período. Usar e abusar da discrição é essencial, independente do tipo de habitação.
Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode ir parar nas mãos de assaltantes.
A discrição também vale na hora de arrumar a bagagem no carro. Procure não deixar o portão da residência aberto ao carregar o veículo para não chamar a atenção.

Escolha uma pessoa confiável para cuidar do imóvel
Nas ausências prolongadas, peça a um vizinho/parente de confiança para visitar sua casa, a fim de demonstrar a presença de pessoas e dar um movimento ao local. Peça que ele abra as janelas, regue o jardim e recolha as correspondências. Também suspenda a entrega de jornais para não levantar suspeitas.
Se a empregada doméstica for trabalhar no período, repasse as informações e cuidados e deixe a portaria informada.

Deixe seus contatos com conhecidos
Desligue ou tire o telefone do gancho, pois ladrões podem verificar a ausência de pessoas ligando para a casa.
Lembre-se de deixar um telefone de contato com os amigos, vizinhos ou a administração do condomínio. Se acontecer algo, você será avisado. Em caso de necessidade ou situação suspeita, peça que procurem a polícia imediatamente.

Cuidado com as Redes Sociais
É difícil resistir, mas evite divulgar nas redes sociais que você e sua família estão fora de casa, pois essas informações podem ser compartilhadas e chegarem a quem não deve. Desabilite o check-in automático, que envia atualizações de locais em tempo real, e permita a visualização apenas para amigos, diminuindo o risco de que estranhos sigam seus passos. Procure, ainda, postar fotos do local após retornarem das férias.

Segurança eficiente
Luzes acesas durante o dia e por vários dias seguidos se transformam em um chamariz informando que não tem ninguém no local. Deixe-as apagadas ou compre um temporizador. Eles cortam a energia durante o dia e liberam a noite, basta programá-los. Com isso o ladrão ficará na dúvida se tem ou não pessoas na residência.
Se possível, instale um sistema de monitoramento de alarme e imagens, contratando uma empresa especializada em segurança eletrônica, isso inibe a ação de ladrões.
Feche as portas e janelas com trincos e travas. Evite colocar cadeado no lado externo do portão. Isso poderá caracterizar a ausência dos moradores.

Economize energia
Desligue o gás e feche bem o registro da água. Além de economia, evita desperdícios caso haja algum vazamento. Certifique-se que os eletrodomésticos estejam todos fora da tomada ou mesmo de que a chave-geral da casa esteja desligada para evitar qualquer curto-circuito na sua ausência.

Cuidados com as plantas e animais
Se você possui algum animal de estimação e não quer deixá-lo com amigos, parentes ou mesmo em um hotel para animais, adquira alimentadores automáticos. Hoje em dia existem muitas opções no mercado: para água, comida, etc. A caixinha de areia também deve ser maior nesse período. Evite também deixar a vista o acúmulo de comida e água que irá alimentá-lo nos dias em que estiver fora.
Para as plantas, existem alguns truques para mantê-las: coloque uma garrafa de água enfiada na terra. A água irá sendo absorvida conforme a necessidade. No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.